Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Os 10 melhores jogos de 2023 até agora, segundo a crítica
Games

Os 10 melhores jogos de 2023 até agora, segundo a crítica

Baldur's Gate 3, Zelda: Tears of the Kingdom, Super Mario Bros. Wonder e mais!

Tayná Garcia
Tayná Garcia
19.out.23 às 14h20
Atualizado há mais de 1 ano
Os 10 melhores jogos de 2023 até agora, segundo a crítica
Baldur's Gate 3/Larian Studios/Divulgação

Com a chegada de muitos jogos aguardados, é indiscutível que 2023 está sendo excelente para quem ama videogame -— apesar de não ter dó das nossas carteiras.

Como o ano está caminhando para reta final -— e sabemos que todo mundo adora um ranking -—, decidimos listar os 10 games mais bem avaliados de 2023 até agora, com base no Metacritic, site que agrega avaliações da crítica especializada e do público.

Para a montagem da lista, consideramos a plataforma com a maior nota para cada jogo (independente do número de análises) e, em casos de médias iguais, usamos a avaliação do público como critério de desempate.

Além disso, fica o aviso de que expansões e relançamentos ficaram de fora da lista, justamente por não serem um novo game.

Com as considerações explicadas, bora para o ranking! Confira abaixo:

1. Baldur's Gate 3

(Imagem: Larian Studios/Divulgação)

Após seis anos em desenvolvimento, Baldur’s Gate 3 chegou para aquecer o coração dos amantes de RPG em 2023 -— e o topo do ranking.

Em menos de 24 horas após o lançamento no PC, o jogo alcançou 500 mil jogadores simultâneos e arrancou elogios da crítica e comunidade. Não à toa, formou uma nota alta de 96 no Metacritic nas semanas seguintes, desbancando até o novo Zelda.

  • Nota no Metacritic: 96

2. The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom

(Imagem: Nintendo/Divulgação)

Com uma nota tão poderosa quanto uma Master Sword, The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom aparece na segunda posição com uma média alta de 96.

O jogo é sequência direta de Breath of the Wild e foi aclamado pela crítica por ampliar os conceitos de liberdade do antecessor, principalmente com as mecânicas de fusão de itens, armas e afins.

  • Nota no Metacritic: 96

3. Metroid Prime Remastered

(Imagem: Nintendo/Divulgação)

Um dos lançamentos surpresas do ano, Metroid Prime Remastered aparece em terceiro lugar, com a média de nota de 94.

O jogo é uma remasterização para Nintendo Switch do clássico de GameCube, originalmente lançado em 2002, que apresenta melhorias principalmente visuais que deram um novo ar à primeira aventura 3D de Samus.

  • Nota no Metacritic: 94

4. The Case of the Golden Idol

(Imagem: Playstack/Divulgação)

Provavelmente a maior surpresa do ranking. The Case of the Golden Idol é um jogo de investigação que coloca você na pele de um detetive do século XVIII, para lidar com vários casos diferentes.

Sendo um point 'n' click com pegada retrô, o título foi aclamado pela crítica e comunidade indie pela complexidade dos quebra-cabeças que precisam ser investigados.

  • Nota no Metacritic: 93 (na versão de Switch)

5. Super Mario Bros. Wonder

(Imagem: Nintendo/Divulgação)

Retomando o legado dos amados jogos 2D de Mario, Super Mario Bros. Wonder conquistou a quinta posição com uma média de 93 -— e também é o terceiro título da Nintendo na lista.

A crítica elogiou principalmente a expansão de mecânicas e cenários da fórmula clássica da franquia, com muitos personagens jogáveis, modo cooperativo e habilidades especiais.

  • Nota no Metacritic: 93

6. Resident Evil 4

(Imagem: Capcom/Divulgação)

O remake de Resident Evil 4 era um dos jogos mais aguardados de 2023 — e não decepcionou a crítica e os fãs, provando que a Capcom ouviu a comunidade após o tropeço com Resident Evil 3.

A nova versão foi aclamada por manter uma fidelidade alta ao original e entregar uma experiência moderna da missão de Leon Kennedy no resgate da filha do presidente, conquistando a média de 93.

  • Nota no Metacritic: 93 (na versão de PS5)

7. Cocoon

(Imagem: Annapurna/Divulgação)

Outro jogo indie do ranking é o simpático Cocoon, que coloca o jogador para controlar um pequeno inseto em uma ambientação alienígena (pois é) -— e aparece com uma nota alta de 92.

O game é focado em quebra-cabeças e enigmas de ambiente, sendo aclamado pela inventividade da jogabilidade e cenários envolventes.

  • Nota no Metacritic: 92 (na versão de PS5)

8. Street Fighter 6

(Imagem: Street Fighter 6/Capcom/Divulgação)

Dobradinha de Capcom na lista, Street Fighter 6 defende a oitava colocação com socos e chutes afiados, além de uma média de 92.

O jogo foi aclamado por apresentar um conteúdo parrudo, opções de acessibilidade e elenco de peso de lutadores, que elevam tudo o que a franquia construiu até hoje.

  • Nota no Metacritic: 92 (nas versões de PS5 e PC)

9. Sea of Stars

(Imagem: Sabotage Studio/Divulgação)

Inspirado em JRPGs clássicos -— principalmente Chrono Trigger -—, Sea of Stars que foi elogiado principalmente pelo visual retrô e pixelado, personagens cativantes e jogabilidade divertida com combate em turnos.

Não à toa, o jogo aparece com uma média alta de nota de 91 no Metacritic.

  • Nota no Metacritic: 91 (na versão de Switch)

10. Turbo Overkill

(Imagem: Apogee Software/Divulgação)

Para fechar o ranking, temos outra surpresa. Turbo Overkill, um shooter indie com temática cyberpunk, que foi lançado em agosto -— após um período em acesso antecipado (early access).

O FPS conquistou boa parte da crítica e da comunidade com uma jogabilidade frenética, cenários caóticos e muita pancadaria.

  • Nota no Metacritic: 91

Acompanhe o NerdBunker também no TwitterInstagram e TikTok, e entre no nosso grupo no Telegram.

Fonte: Metacritic

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast