Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
5 filmes e séries para conhecer Jenna Ortega, a Wandinha da Netflix
Filmes

5 filmes e séries para conhecer Jenna Ortega, a Wandinha da Netflix

De Wandinha e Pânico até A Babá, veja as obras macabras que consagram a jovem atriz

Arthur Eloi
Arthur Eloi
19.jan.23 às 16h33
Atualizado há cerca de 2 anos
5 filmes e séries para conhecer Jenna Ortega, a Wandinha da Netflix
Wandinha/Netflix/Divulgação

Após um 2022 cheio de projetos, o nome e o rosto de Jenna Ortega se tornaram sinônimo de sucesso. A jovem atriz de ascendência mexicana e porto-riquenha se envolveu com diversas produções de horror e sombrias, e já é uma queridinha de quem adora obras mórbidas.

Quer conhecer mais da carreira da atriz? Confira abaixo 5 filmes e séries estreladas por Jenna Ortega!

1 - Wandinha (2022)

Como ficará claro nessa lista, 2022 foi o ano de Jenna Ortega. Depois de muitos projetos, o que alavancou de vez seu nome ao mainstream foi Wandinha, série de TV da Família Addams comandada por Tim Burton.

Ortega vive a macabra adolescente titular no programa, se adaptando a uma escola quase tão peculiar quanto ela. Seu olhar inexpressivo e narração fúnebre a consagraram como uma queridinha cult, especialmente quando a série estourou em popularidade na Netflix, que já confirmou uma segunda temporada em desenvolvimento.

  • Onde assistir: Netflix

2 - Pânico (2022)

Meses antes de Wandinha, os fãs de horror passaram a prestar atenção em Jenna Ortega quando ela viveu Tara Carpenter em Pânico, quinto filme da saga de slasher criada nos anos 1990 por Wes Craven (A Hora do Pesadelo).

No longa, ela interpreta a primeira vítima do novo Ghostface, e já chega quebrando tradições: apesar de ser atacada na cena de abertura, sobrevive e se recupera para enfrentar o maníaco. A personagem conquista pelo carisma e sagacidade, além de ser entusiasta de horror cult, como Babadook (2014) e as obras da A24.

Por conta de todo o sucesso que teve no filme e ao longo de 2022, ela deve ter um papel ainda maior em Pânico VI, que chega aos cinemas em março de 2023.

3 - A Babá: Rainha da Morte (2020)

A atriz sempre teve um interesse pelas obras macabras. Anos antes de realmente estourar, Ortega teve um papel importante em A Babá: Rainha da Morte, continuação da comédia de horror de McG (As Panteras) na Netflix.

Aqui, ela interpreta a jovem Phoebe, par romântico de Cole (Judah Lewis) que, dois anos antes, havia sido atormentado por um culto satânico liderado por sua babá. É um papel que faz bom uso do talento da atriz, alternando entre fofa e macabra no espaço de algumas cenas.

Por mais que a sequência não seja tão boa quanto a original, é preciso ressaltar o efeito de lançar carreiras no horror: além de Jenna Ortega na continuação, o filme de 2018 foi catalisador para o sucesso de Samara Weaving, que viveu a babá titular Bee.

  • Onde assistir: Netflix

4 - X - A Marca da Morte (2022)

Se Pânico colocou Jenna Ortega no radar dos fãs de horror, foi X - A Marca da Morte que realmente a firmou como uma scream queen - como são carinhosamente chamadas as atrizes ícones do gênero.

O filme de T.I. West segue um grupo de jovens produtores de pornô na década de 1970, que alugam uma casa de fazenda no Texas como locação para seus filmes. O problema é que os donos do local - um casal de idosos - tem instintos assassinos, e coloca os jovens em sua mira.

Ainda que Mia Goth seja o verdadeiro destaque do filme, Jenna Ortega não faz feio, ao ponto de seu rosto ter sido usado nos pôsteres e divulgação do longa.

5 - A Vida Depois (2021)

Por mais que já tenha participado de comédias no passado, como Jane the Virgin e A Irmã do Meio, é visível que a atriz se atrai por projetos mais sombrios, mesmo fora do gênero de horror. Um bom exemplo disso é A Vida Depois, em que demonstra seus dotes dramáticos.

O longa acompanha a jovem Vada (Ortega) passando pelo processo de trauma e luto após sobreviver a um tiroteio escolar. É um filme pesado, e inteiramente carregado pela atuação da jovem como a protagonista, demonstrando que não é só no terror que ela se garante.

6 - Menção honrosa: Terror no Estúdio 666 (2022)

Na onda do horror que Jenna Ortega surfou em 2022, a atriz fez uma pequena ponta em Terror no Estúdio 666, que nada mais é do que o filme de terror escrito e protagonizado pelo Foo Fighters.

A atriz aparece apenas nos momentos finais e em um flashback, que mostra uma banda sendo massacrada por um demônio após mexer com uma fita maldita, mas vale a menção honrosa pelo comprometimento dela com o gênero. Além de, claro, ser muito legal o fato de que Jenna Ortega está num filme de terror do Foo Fighters.

  • Onde assistir: HBO Max

Quer mais Jenna Ortega em sua vida? Então confira nossa entrevista com a atriz, que falou sobre Wandinha e até revelou ser fã do Ronaldinho Gaúcho (sim) - veja abaixo:

Watch on YouTube

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast