Se você esteve atento à Netflix nas últimas semanas, é quase impossível não ter visto ao menos uma menção a O Problema dos 3 Corpos. Também, pudera. Criada por David Benioff e D.B. Weiss, a dupla por trás do fenômeno Game of Thrones, a série é uma das maiores apostas do streaming este ano. Mas, em vez de dragões e muralhas de gelo, o perigo agora está relacionado a alienígenas e um problema que vem tirando o sono de físicos do mundo todo há séculos.
Acontece que, embora boa parte da trama gire mesmo em torno de assassinatos misteriosos, O Problema dos 3 Corpos que dá nome à série não trata de corpos humanos, mas sim de uma complexa situação astronômica para a qual nem as mentes mais brilhantes da história da humanidade têm uma explicação, e também é a fonte da corrida pela salvação da Terra na série da Netflix.
O que é um "problema de três corpos"?
Graças ao trabalho de Sir Isaac Newton, nossa ciência é capaz de calcular, com facilidade, as órbitas e trajetórias de dois corpos celestes que interagem entre si por meio da atração gravitacional.
É assim, por exemplo, que sabemos o movimento da Terra em relação ao Sol, da Lua em relação à nossa Terra, e por aí vai. O problema é que a coisa fica bem mais complicada (e caótica) quando se introduz um terceiro corpo na equação.
Mesmo que os três corpos em questão interajam sem qualquer influência externa além das próprias forças gravitacionais, é praticamente impossível prever os resultados e consequências, e olha que bastante gente tentou.
Nas animações abaixo, por exemplo, você pode comparar o movimento de dois corpos entre a Terra e o Lua, e a relação bem mais imprevisível quando se tem três corpos interagindo:


Embora soe frustrante, não estamos brincando ao dizer que realmente não há uma equação específica que defina um problema de três corpos. A física até consegue definir algumas soluções para contextos extremamente específicos, mas uma fórmula geral ainda é desconhecida pelos humanos e, ao menos na ficção, até pelos alienígenas.
[Zona de Spoilers de O Problema dos 3 Corpos]
O problema de 3 corpos e a invasão alienígena
Na série (e no livro de mesmo nome, do chinês Liu Cixin), a Terra é contactada pela raça alienígena Shan-Ti, no que, a princípio, parece um chamado à coexistência pacífica. Um grupo de cientistas, no entanto, descobre, através de um complexo jogo de realidade virtual, que os alienígenas vivem em um planeta preso num sistema de três sóis.
Justamente pela imprevisibilidade de um problema de três corpos, o planeta é constantemente assolado por apocalipses impossíveis de prever, dos quais os Shan-Ti buscam salvação.
Durante boa parte dos episódios, os cientistas são desafiados a encontrarem uma solução para prever as eras cataclísmicas do planeta alienígena. Seguindo a vida real, a trama chega à conclusão de que não há fórmula possível para os Shan-Ti, a não ser que a raça alienígena abandone o próprio planeta e conquiste a Terra.

Se tudo o que você leu agora te trouxe algumas memórias das velhas aulas de física, não se preocupe, porque nem o Bunker, nem a Netflix, esperam que você seja o próximo Neil DeGrasse Tyson para entender a série.
No fim das contas, O Problema dos 3 Corpos faz um bom trabalho em simplificar todo o caos matemático envolvido na luta contra os alienígenas. Mesmo assim, nunca faz mal saber um pouquinho mais das coisas, certo?
Todos os episódios da série estão em streaming na Netflix. Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.
Fontes: TED / Polygon / Scientific American