Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Como Pantera Negra: Wakanda para Sempre prepara o futuro da Marvel
Filmes

Como Pantera Negra: Wakanda para Sempre prepara o futuro da Marvel

Filme introduz pontos importantes e novos personagens que serão explorados nos filmes e séries da Fase 5 do estúdio

Arthur Eloi
Arthur Eloi
14.nov.22 às 10h00
Atualizado há mais de 2 anos
Como Pantera Negra: Wakanda para Sempre prepara o futuro da Marvel
Pantera Negra: Wakanda Para Sempre/Marvel Studios/Reprodução

Pantera Negra: Wakanda para Sempre tem a árdua tarefa de honrar o imenso legado de Chadwick Boseman, intérprete de T’Challa que faleceu em agosto de 2020, por conta de um câncer. Porém, ainda que mantenha o tom de homenagem, o novo filme não perde a oportunidade de estabelecer rostos e situações para produções futuras da Marvel Studios.

E, claro, para poder discutir tudo que o longa estabelece para o futuro do Universo Cinematográfico da Marvel, é preciso entrar no território de spoilers, portanto se considere avisado, ok?

Quem é o novo Pantera Negra?

A pergunta que se tornou recorrente durante toda a divulgação do longa é quem assumiria o manto de T’Challa e se tornaria o novo protetor de Wakanda. Pelo histórico das HQs, Shuri (Letitia Wright) era a escolha mais óbvia - e o filme abraça isso sem medo.

Ao ritmo que a jovem cientista entende melhor seu luto pela morte do irmão, ela vê a responsabilidade de continuar seu legado como Pantera Negra, ainda que também tenha influências de outro membro da família: Killmonger (Michael B. Jordan), seu primo e vilão do primeiro filme. Entre a honra e a vingança, ela parte em busca de tirar sangue de Namor (Tenoch Huerta), mas as influências de T’Challa acabam pesando mais, fazendo-a demonstrar piedade no fim das contas.

Como a nova Pantera Negra, Shuri com certeza se misturará com os demais heróis do MCU, da mesma forma que seu antecessor fazia. Só que, dessa vez, os colegas podem acabar batendo cabeças com ela pela atitude mais agressiva da heroína e por sua mente brilhante.

O retorno da Pantera Negra é garantido ao final do filme, ainda que nenhum projeto em desenvolvimento tenha oficializado sua participação. Ainda assim, é difícil imaginar os próximos filmes dos Vingadores sem a ajuda de Shuri na luta contra Kang (Jonathan Majors).

A introdução da Coração de Ferro

Shuri não é a única mente brilhante de Wakanda para Sempre. Quando os governantes de Wakanda descobrem que os Estados Unidos montou uma máquina capaz de detectar Vibranium, decidem ir atrás da cientista responsável… que é uma jovem universitária de 19 anos, chamada Riri Williams (Dominique Thorne).

O nome é familiar para os fãs das HQs, e o filme não demora muito para oficializá-la como a Coração de Ferro, uma heroína com uma armadura inspirada no traje hi-tech de Tony Stark. Não vemos exatamente a sua origem - a jovem apenas diz que vem trabalhando na primeira versão da armadura há alguns anos -, mas vemos Riri usando sua criação em combate várias vezes.

Na reta final, ela ganha acesso aos laboratórios e recursos de Wakanda para construir uma versão melhorada do traje, e o estrela na batalha contra Namor.

De todas as novidades do longa, Riri Williams talvez seja a mais importante. A jovem já tem uma série oficializada no Disney+, chamada apenas de Ironheart, e também está confirmada para aparecer em Armor Wars - filme do Máquina de Combate (Don Cheadle) que começou como projeto de série de TV.

Namor

Uma das melhores partes de Wakanda Para Sempre, Namor com certeza retornará no futuro do Universo Cinematográfico da Marvel. O personagem é um dos nomes mais importantes das HQs da casa, sendo um dos primeiros personagens da editora, e deve se reunir nas telonas com outros personagens mais antigos dos quadrinhos: o Quarteto Fantástico.

Nos quadrinhos, Namor já foi vilão da Primeira Família da Marvel, depois ocupou um posto de anti-herói, amigo e até mesmo chegou a se envolver romanticamente com Sue Storm, a Mulher Invisível. Assim, é certo que o Príncipe Submarino dará as caras em mais projetos da Marvel Studios.

O filme do Quarteto Fantástico, que segue sem elenco e trama revelados até o momento, está previsto para fevereiro de 2025. O longa será dirigido por Matt Shakman, diretor de WandaVision.

Mutantes por todo lado

Um detalhe importante que pode passar meio batido é o fato de que, enquanto conta sua origem, Namor orgulhosamente se define para Shuri como um mutante. A fala é rápida, e inserida no meio de uma história maior, mas sinaliza um fenômeno recorrente no MCU.

Após a Disney ter comprado a Fox, a Marvel Studios ensaia como introduzir os X-Men ao universo de seus demais heróis. A Fase 4 ainda não apresentou uma solução, mas gradualmente está normalizando o conceito de mutantes. Antes de Namor se assumir como um, Kamala Khan (Iman Vellani) também havia descoberto ter genes mutantes durante o final de Ms. Marvel.

Além dos dois, há ainda o Senhor Imortal em Mulher-Hulk e, claro, o próprio professor Xavier em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. Isso ainda sem nem citar o vindouro retorno do Wolverine de Hugh Jackman nas telas de Deadpool 3, sendo que o próprio Mercenário Tagarela também é um mutante.

Dessa forma, a atenção que Namor recebe em Pantera Negra 2 é mais um passo na direção de garantir que a eventual chegada dos X-Men não seja tão estranha para o público-geral.

O caminho para os Thunderbolts

Além da jornada de Shuri e da história de Namor, o filme também dá bastante espaço para Everett K. Ross (Martin Freeman), que ajuda as guerreiras de Wakanda com informações sensíveis do governo dos EUA. Acontece, porém, que há alguém em sua cola durante esse tempo todo: Valentina Allegra de Fontaine (Julia Louis Dreyfuss).

Uma das personagens mais enigmáticas do MCU até agora, a condessa é figura recorrente na Fase 4, tendo dado as caras em O Falcão e o Soldado Invernal e Viúva Negra. Aqui, ela ganha um pouco mais de tempo de tela, e a ideia é garantir que seu rosto se torne conhecido para o público, já que será uma das figuras principais dos Thunderbolts.

Fontaine deve reunir uma equipe paralela de heróis e anti-heróis, que servem em operações especiais de formas não tão nobres quanto os Vingadores. Um filme da equipe já foi anunciado, e chega aos cinemas em 2024, marcando o fim da Fase 5. Assim, há pouco tempo para estabelecer todos antes da chegada do longa.

Além disso, Wakanda para Sempre também revela que Everett K. Ross era casado com Valentina Allegra de Fontaine, o que pode indicar que veremos o personagem dando as caras em Thunderbolts ao lado da ex-esposa.

O filho de T’Challa

Para pegar bem nos sentimentos do público, a única cena pós-créditos de Wakanda para Sempre apresenta o filho de T’Challa com Nakia (Lupita Nyong’o), um garoto chamado Toussaint. A mãe e o rei de Wakanda decidiram criar o garoto no Haiti após toda a confusão com Thanos em Vingadores: Ultimato (2019), para garantir que ele pudesse ter uma vida um pouco mais comum e tranquila.

Ainda assim, é revelado que o menino também se chama T’Challa, e que é o sucessor ao trono de Wakanda. Por sua idade, é difícil imaginar que ele vá clamar esse título tão cedo assim, e mesmo sua utilização no MCU não deve ser algo imediato.

Não seria algo realmente inédito, visto que T’Challa de fato tem um filho nas HQs da Marvel. Nos quadrinhos, porém, o rapaz se chama Azari T’Challa, e é filho do Pantera Negra com a Tempestade. Por conta desses genes abençoados, ele tem os poderes de agilidade e força do pai, combinados com a habilidade de manipular raios da mãe.

Em Wakanda para Sempre, vemos apenas uma criança. Talvez em alguns anos, caso tudo dê certo, possamos vê-lo representando o pai em alguma formação dos Jovens Vingadores, equipe que se torna cada vez mais possível ao ritmo que surgem mais heróis jovens.

Pantera Negra: Wakanda para Sempre já está em cartaz nos cinemas.

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast