Hideo Kojima é conhecido por ser um dos desenvolvedores mais empolgados e emocionados da indústria, fazendo questão de ficar encarregado de todas as etapas de produção de seus jogos.
O fundador da Kojima Productions gosta de participar ativamente da elaboração de divulgações, edição de trailers, montagem de pôsteres e até planejamento de jogadas de marketing – o que rendeu anúncios curiosos ao decorrer de sua carreira, que vão desde a “criação” de um estúdio falso até QR Code no chão de evento.
Pensando nisso, decidimos relembrar cinco vezes que Kojima se empolgou até demais nas ideias e causou buzz na indústria.
Trailer de Metal Gear Solid 2
Essa é a prova de que, quando se trata de Kojima, não podemos confiar nem mesmo em um trailer aparentemente inocente. Após o sucesso do primeiro Metal Gear Solid no PS1 em 1998, os jogadores estavam ansiosos para as novidades da sequência, Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty. E, durante a E3 2000, o jogo recebeu o primeiro trailer, que mexeu com a comunidade.
O vídeo tinha nove minutos e apresentou sequências de gameplay no PlayStation 2, sendo uma amostra da potência do novo console da Sony na época – além de mostrar o tão amado Solid Snake em ação novamente. No entanto, nem tudo ali era real… o que os fãs só descobriram no lançamento. A verdade é que Snake não era o protagonista, mas sim um personagem inédito chamado Raiden.
No trailer, Raiden foi substituído por Snake nas cenas em que aparece de corpo inteiro e há muitos momentos em que seu rosto fica escondido. Ainda é possível reparar que, nas cenas com mira focada, a mão enluvada realmente é de Raiden — então haviam pistas o tempo inteiro, mas ninguém percebeu até o jogo ser lançado.
Veja o trailer logo abaixo:
A ideia de editar e até remover certos elementos de trailers ainda inspirou outros estúdios nas décadas seguintes. Um dos exemplos mais recentes é The Last of Us Part II, em que vários vídeos promocionais adicionaram Joel em cenas falsas.
Criação de estúdio falso
Durante a VGA 2013, um jogo chamado The Phantom Pain foi anunciado com um trailer pela Moby Dick Studio, uma desenvolvedora estreante da Suécia. No entanto, tudo não passava de uma mentira bem elaborada.
O game, na verdade, era Metal Gear Solid V, sendo apresentado em um anúncio codificado. A Moby Dick não existia, e o trailer exibia várias pistas para os fãs teorizarem e descobrirem a verdade.
Assista ao trailer logo abaixo:
Em pouco tempo, a comunidade percebeu que o vídeo tinha semelhanças entre personagens e detalhes da franquia de Metal Gear, como o protagonista ter a mesma cicatriz e os inimigos usarem equipamentos parecidos.
Além disso, a logo de “The Phantom Pain” ainda contava com linhas misteriosas que, quando traçadas de certa maneira, formavam a frase “Metal Gear Solid V”.
Entrevista com CEO de Moby Dick
O mistério de The Phantom Pain ainda foi prolongado com mais uma jogada curiosa de Kojima, que contratou um ator para se passar como o CEO da Moby Dick Studios em uma entrevista com Geoff Keighley, o apresentador do The Game Awards.
Na conversa, o desenvolvedor apareceu com o rosto vendado e não respondeu diretamente às perguntas para manter um clima misterioso, mas cometeu o “deslize” de mostrar artes conceituais com a logo da Fox Engine, o motor gráfico usado em Metal Gear.
A outra dica dada pela entrevista também foi o nome do CEO, que era Joakim Mogren – uma vez que “Joakim” é um anagrama para “Kojima”. Confira o papo logo abaixo:
No fim, a verdadeira revelação de Metal Gear Solid V: The Phantom Pain aconteceu durante a GDC 2013 com um trailer arrepiante.
Toda a repercussão da Moby Dick Studio ainda teve impacto em um caso recente, em que muitos fãs teorizaram que o misterioso Abandoned era um novo jogo do Kojima, já que o nome do diretor (Hasan Kahraman) tem as mesmas iniciais. No entanto, já foi esclarecido que não se passava de uma coincidência.
P.T. e Silent Hills
Apesar de ter sido cancelado e nem mesmo lançado, Silent Hills fez história. Não apenas por ser uma das experiências de terror mais marcantes da indústria, mas também por ter sido anunciado por um teaser jogável.
A demo se chamava P.T. (sigla para “playable teaser”) e ninguém sabia do que se tratava. Kojima até inventou outro estúdio, desta vez chamado 7780s Studio, para lançá-lo e manter o mistério. Então, era preciso literalmente jogar para descobrir.
O teaser era uma espécie de looping, no qual o jogador precisava atravessar o mesmo corredor sombrio várias vezes enquanto ouvia no rádio uma história sobre o assassinato brutal de uma família. Chegar até o fim, no entanto, não era fácil, uma vez que era preciso resolver puzzles que envolviam o choro de um bebê e o toque de um telefone – enquanto uma fantasma aterrorizante assombra o local.
Aqueles que conseguiam superar os desafios eram recompensados com o verdadeiro teaser. Ele revelava que, na verdade, era um novo jogo da franquia Silent Hill sob comando de Hideo Kojima, além de contar com o cineasta Guillermo Del Toro e o ator Norman Reedus.
O projeto, no entanto, acabou sendo cancelado e engavetado, sendo lembrado por muitos jogadores como uma das experiências mais aterrorizantes dos videogames até hoje.
QR Code
O truque de marketing mais recente de Kojima foi realizado na PAX Australia 2022, em Melbourne, na Austrália.
Em publicações no Twitter, o desenvolvedor japonês já estava compartilhando imagens misteriosas que apontavam para o anúncio de um novo jogo em breve – o que foi confirmado por meio de QR Code na feira australiana.
Havia placas com códigos que, ao serem escaneados, direcionavam o usuário para o site da Kojima Productions com o primeiro pôster do projeto, apresentando a atriz Ellen Fanning e as frases “quem sou eu?” e “um jogo de Hideo Kojima”.

Montar trailers e estúdios falsos é uma tarefa mais complicada de funcionar hoje em dia, então a tentativa de Kojima com o QR Code para fazer um anúncio mais diferente foi curiosa e bem-vinda — o que só deixou os fãs ainda mais empolgados para o anúncio verdadeiro do jogo, que deve acontecer em breve. Mas ainda não sabemos como! Só nos resta esperar para ver.