Você certamente já passou por isso: começou uma série, se encantou pelos personagens, maratonou todos os episódios e, quando ficou na ânsia por mais capítulos, levou a bigorna do cancelamento na cara.
A mais recente foi 1899, produção do casal alemão Baran Bo Odar e Jantje Friese. Os criadores de Dark (2017-2020) não repetiram a fórmula do sucesso. Mesmo com três temporadas planejadas, a série sobre um navio misterioso cheio de imigrantes não decolou nas métricas do streaming.
Se você é do tipo mais calmo, que consegue não jogar o controle remoto da TV na parede, pode relembrar com o Nerdbunker 10 produções da Netflix que levaram corte após apenas uma temporada - mesmo com finais nem um pouco conclusivos. Confira abaixo:
1 - The Get Down
Nem o nome do cineasta Baz Luhrmann (Moulin Rouge, Elvis) na criação salvou uma das produções mais ambiciosas da Netflix. The Get Down foi exibida em duas partes em 2016, e abordava a efervescência da música negra na Nova York dos anos 1970. As alucinantes sequências musicais (marcas registradas do cineasta) eram inventivas, mas a altíssima etiqueta de preço da série acabou custando a própria renovação. Até hoje, a série é uma das mais lembradas com saudosismo nas redes sociais.
2 - Cowboy Bebop
A série ficou conhecida por adaptar um dos animes mais celebrados ao redor do mundo. Parecia meio de campo livre sem nem goleiro na barra. Mas o Cowboy Bebop da Netflix naufragou com apenas uma temporada no ar.
John Cho (Star Trek) deu vida ao malandro Spike Spiegel, em elenco que tinha ainda Mustafa Shakir e Daniella Pineda. A trama segue o caçador de recompensas em aventuras pelo espaço, e acabou cancelada meses após a estreia, em novembro de 2021. A série e o anime original seguem em streaming.
3 - Resident Evil: A Série
Os monstros radioativos de Racoon City chegaram ao streaming com uma nova adaptação de Resident Evil. Desta vez, os produtores até inovaram trazendo uma história situada em duas linhas temporais, explorando tanto os segredos da perigosa Umbrella Corporation antes da queda da civilização, quanto décadas no futuro. A série estreou em julho de 2022 e foi cancelada apenas um mês depois.
4 - Departamento de Conspirações (Inside Job)
Mesmo com um elenco estelar de vozes, incluindo Lizzy Caplan, Christian Slater e Adam Scott, a animação chegou ao fim com o anúncio do cancelamento, em janeiro deste ano. A situação complica um pouquinho porque a Netflix tinha confirmado a produção de mais episódios em julho passado, aparentemente voltando atrás.
A animação aborda as trapalhadas de um grupo super secreto responsável por acobertar as principais teorias da conspiração do mundo.
5 - Cursed: A Lenda do Lago
Baseada na obra de Frank Miller, a série estreou em 2020, trazendo Katherine Langford (13 Reasons Why) como uma jovem guerreira em busca de provar seu valor em mundo mágico. Tida pelo próprio povo como amaldiçoada (daí o título da série), Nimue parte para encontrar o mago Merlin e uma espada lendária que pode decidir o destino da humanidade.
6 - I Am Not Okay with This
Vida de adolescente é dureza, ainda mais quando você nem ganha uma segunda temporada para desenvolver seus dramas. Foi o que aconteceu com Sophia Lillis e Wyatt Olef (ambos de It - A Coisa) em I Am Not Okay with This.
Lillis vive Syd, uma jovem que precisa conciliar uma paixão não correspondida e as situações da vida com um pequeno detalhe: ela possui superpoderes. A série é mais uma que teve uma segunda temporada anunciada, mas acabou cortada com apenas 7 episódios.
7 - Everything Sucks!
Fomos longe, hein. Lançada no comecinho de 2018, Everything Sucks! foi mais uma comédia adolescente, abordando as relações entre os jovens da cidade de Boring, nos EUA. Como curiosidade, a série tem uma jovem Sydney Sweeney em um dos primeiros papéis de destaque, antes da consagração com produções como Euphoria e The White Lotus.
8 - Blockbuster
Sim, a vida é uma grande ironia, porque a Netflix fez uma série sobre as videolocadoras Blockbuster e depois a cancelou. Se você não faz ideia do que essa primeira frase se refere, videolocadoras eram lugares onde nós, anciões, íamos fisicamente atrás do entretenimento audiovisual para os fins de semana.
A comédia tinha Randall Park e Melissa Fumero como os funcionários da última Blockbuster ainda em atividade. Infelizmente, a moral da dupla no mundo da comédia não salvou a produção, que naufragou assim como a empresa real.