A indústria de games vive um momento de caos, instabilidade e agitação: centenas de demissões em massa, tendências em declínio e um futuro incerto. A quarta temporada de Mythic Quest reconhece isso desde o início, mas coloca os personagens no caminho contrário, em busca de um pouco de tranquilidade.
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O quarto ano da série de comédia da Apple TV+, iniciado com dois episódios na última quarta-feira (29), coloca o estúdio de games contra o estranho cenário dos videogames pós-pandemia, em que o “boom” do isolamento social passou. Querendo voltar a lucrar, a desenvolvedora fica dividida entre continuar apoiando o sucesso titular Mythic Quest, ou então voltar a atenção para lucrativos projetos novatos, como Playpen, uma plataforma que permite os jogadores criarem seus próprios jogos.
Por ter o conflito como base, a série poderia acabar repetindo a dinâmica da temporada anterior, que viu os personagens divididos entre dois estúdios rivais. Mas a produção opta por outro caminho ao usar a turbulência como agitador para a vida pessoal dos personagens. Os primeiros episódios giram em torno do maior desafio moderno: conciliar trabalho e vida pessoal.
Entre a dupla de protagonistas, isso significa o excêntrico Ian (Rob McElhenney) na missão de aceitar que sua parceira de design Poppy (Charlotte Nicdao) está alheia ao trabalho após começar um novo relacionamento. A chegada de Storm (Chase Yi), namorado da programadora e artista de sucesso, desperta sentimentos de inveja no game designer, que tenta respeitar os limites da colega após vários anos de turbulenta parceria — tudo isso enquanto planejam a mais grandiosa (e custosa) expansão para o game, que trará um pós-vida para os jogadores.
A mesma dinâmica se estende para o restante do elenco. O casal Dana (Imani Hakim) e Rachel (Ashly Burch) percebe que precisa traçar alguns limites, visto que uma é da equipe criativa e criadora do prestigiado Playpen, enquanto a outra é da gerência, responsável pela grana.
A série, porém, não parece conseguir dar o mesmo tratamento para todos, e o resultado é que alguns personagens se tornam mais rasos que outros. É o caso de David (David Hornsby), o chefe do estúdio, que serve como alívio cômico por aparentemente não ter vida fora do trabalho; e também de Carol (Naomi Ekperigin), Jo (Jessie Ennis) e Brad (Danny Pudi), que apenas aparecem como pivôs de outras tramas, apesar de serem bastante marcantes e carismáticos por si só. Vale torcer para que ganhem um pouco de carinho e espaço no restante da temporada.
Ainda assim, Mythic Quest parece ter atingido o equilíbrio perfeito entre as influências do mundo real e o desenvolvimento dos personagens. Há deliciosas tiradas contra as crises na indústria, como uma briga para que Dana receba uma porcentagem dos lucros por sua popular criação, enquanto David apenas quer presenteá-la com um troféu.
“Um troféu mostra que valorizamos os nossos criadores sem realmente mostrar para eles o verdadeiro valor”, diz orgulhosamente o gerente, ao mesmo tempo que surta que a indústria de games está “encolhendo” após a pandemia, apesar do lucro ter ficado na casa dos US$ 56 bilhões. Já em outro episódio, Ian e Poppy criam versões em inteligência artificial um do outro, que acaba por amplificar os trejeitos ruins de cada, ao mesmo tempo que não contribuem em nada com ideias para a ambiciosa expansão, já que a IA só sabe regurgitar coisas existentes.
A quarta temporada mostra que a série está em dia com as discussões relevantes da indústria de games, e sabe encará-las sem nunca menosprezar os trabalhadores que estão passando por maus bocados nesse cenário cheio de incertezas. Muito pelo contrário, a série faz justamente o que o público, a mídia e os executivos da área deveriam fazer: colocar os holofotes nas pessoas que criam os jogos.
Mythic Quest continua sendo uma ótima sitcom de ambiente de trabalho, com bastante momentos cômicos e bons personagens para quem não entende nada sobre videogames, e uma camada adicional de tiradas ácidas e ironia para quem acompanha os altos e baixos (e baixíssimos) do mundo dos games.
Com dois episódios já lançados, a quarta temporada de Mythic Quest é transmitida todas às quartas pela Apple TV+, que conta com as demais temporadas no catálogo. Ao final da temporada, em 26 de março, o streaming recebe o derivado Side Quest, que promete histórias sobre os jogadores mais assíduos do game fictício.
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