Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Marvel desfaz uma das HQs mais controversas do Homem-Aranha
HQs e Livros

Marvel desfaz uma das HQs mais controversas do Homem-Aranha

Saga explicou o polêmico “romance” entre Gwen Stacy e Duende Verde

Gabriel Avila
Gabriel Avila
09.set.21 às 18h11
Atualizado há mais de 3 anos
Marvel desfaz uma das HQs mais controversas do Homem-Aranha

Em 2004, a Marvel traumatizou os leitores das HQs do Homem-Aranha. Isso porque a editora publicou a saga Pecados do Passado, polêmica saga que estabeleceu que Gwen Stacy e Norman Osborn, o Duende Verde, tiveram um romance secreto. A editora parece ter finalmente corrigido esse momento vergonhoso no quadrinho atual do Teioso.

Lançada nesta semana nos EUA, a edição 73 da revista Amazing Spider-Man trouxe revelações sobre essa história, que causa arrepios em vários dos fãs do Amigão da Vizinhança. Mas antes é importante lembrar o que foi essa HQ tão polêmica.

Capa da versão mais recente de Pecados do Passado publicada no Brasil

Escrita por J. Michael Straczynski com artes do brasileiro Mike Deodato Jr., Pecados do Passado mostra Peter Parker recebendo uma antiga carta de sua falecida namorada Gwen Stacy. No texto, escrita meses antes da morte da garota, ela conta ao namorado que teve filhos gêmeos no período em que passou na Europa. Para piorar a situação, as crianças Sarah e Gabriel são filhos de ninguém mais do que Norman Osborn, o Duende Verde.

A história se desenrola não apenas com essa revelação chocante sobre o passado de Gwen, mas também com a chegada dos próprios filhos da garota. Diz a história que por conta do soro do Duende presente no corpo de Norman, a dupla cresceu rapidamente e chegou à idade adulta em poucos anos. Juntos eles decidem acabar com Peter Parker, a quem culpam pela morte da mãe.

O "romance" entre Gwen Stacy e Norman Osborn

Há anos que Pecados do Passado é citada entre as piores HQs do Homem-Aranha, e muito se fala sobre problemas nos bastidores do quadrinho. Isso porque a ideia original é que os gêmeos seriam filhos de Peter, mas para não “envelhecer” o personagem, o editor chefe Joe Quesada forçou Straczynski a tornar a dupla filhos do pior inimigo do herói. Essa confusão finalmente parece ter chegado ao fim nesta semana.

[Atenção! A partir daqui, spoilers de uma HQ inédita no Brasil]

Escrita por Nick Spencer com arte dos brasileiros Zé Carlos e Marcelo Ferreira com o espanhol Carlos Gómez, Amazing Spider-Man #73 revela que tudo não passou de um elaborado plano de Harry Osborn para torturar não apenas o Homem-Aranha, como o próprio Norman.

Muitos anos atrás, o rapaz pediu ajuda de vilões como Camaleão, Mysterio e Mendel Stromm para hipnotizar Norman Osborn e implantar a memória de um caso com Gwen. Ele fez o mesmo com Mary Jane Watson, que passou a acreditar que a amiga lhe confidenciou toda essa história absurda. Já Sarah e Gabriel foram resultado de experimentos genéticos que criaram assassinos capazes de matar Peter sem que Harry precisasse se envolver diretamente.

Capa da HQ Amazing Spider-Man #73

Essas revelações fazem parte do atual arco do Homem-Aranha nos quadrinhos, em que Harry Osborn assumiu a identidade de Condenado e quer destruir o herói de uma vez por todas. A história chegará ao fim na edição #74, que será publicada nos EUA em outubro. A HQ será não apenas a conclusão desse arco, como também da fase de Nick Spencer, que deixará a revista após três anos.

Vale lembrar que Pecados do Passado faz parte da mesma fase que uma outra HQ polêmica do Homem-Aranha. No caso, é Um dia a Mais, quando Peter Parker faz um pacto com o Mefisto para salvar a vida da Tia May. Você pode conhecer essa história e descobrir como ela inspira o filme Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa clicando aqui.

Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa, a próxima aventura do Teioso nos cinemas, estreia em 16 de dezembro no Brasil.

Veja mais sobre

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais