Os brasileiros apareceram em peso novamente, tanto como vencedores quanto em indicados, na nona edição do Silent Manga Audition 9, premiação dos melhores mangás sem falas.
Foram três temas neste ano: "justiça", "trabalho em equipe" e "respeito" — em homenagem ao Jogos Paralímpicos de Verão de 2020, que acontecerá em Tóquio.
O brasileiro joao eddie quase conquistou o Grand Prix, ficando entre os runner ups com o mangá Fisherman Tales.
Além disso, Daniel Bretas com ROAR, Heitor Amatsu com TrapRoom e Kaji Pato com Heart is on fire saíram como vencedores na premiação de excelência. A dupla Roberto Silver e Ricardo Mango com o mangá The Veteran foram runner up na mesma categoria.
Oito obras brasileiras ganharam o prêmio de escolha do editor da SMAC!: We Can Help (Camille Bittencourt), Together (Fabiano Ferreira e Rafael Machado Motta), Respect a Braveheart (Jefferson Lima), Hearts of the True Friends (Juloyola), Brother In Arms (João Eddie e Marcel Ibaldo), Tangled in Paws (Renata Rinaldi), True Hero (roundOne) e Quebra-queixo (ViWa).
Você pode conferir a lista completa de vencedores e indicados da premiação no site oficial. Também é possível ler todas as obras inscritas.
Os temas da Silent Manga Audition 10 já foram revelados: "amizade", "esforço" e "vitória" — que são os três pilares da revista japonês Weekly Shonen JUMP. Para mais informações, acesse o site oficial da competição.