Desenvolvido pelo estúdio brasileiro Big Moxi Games, Wardens Rising é uma mistura um tanto curiosa de ação, ‘shooter’ e ‘tower defense’ — com a proposta de competir internacionalmente com outros games desses gêneros.
O jogo brasileiro recebeu recentemente várias novidades — como um trailer de revelação e uma demo gratuita no Steam — e foi um dos destaques da primeira edição da gamescom latam, que aconteceu em São Paulo.
Durante a feira, o NerdBunker teve a oportunidade de conversar com o gerente de comunicação Rafael ‘Tyson’ e o produtor Ígor Ferreira sobre os bastidores do projeto, que teve inspiração em clássicos como Helldivers e Diablo, além de ter sido afetado diretamente pelas recentes enchentes no Rio Grande do Sul.
Mistura brasileira e ambiciosa
Com uma ambientação de ficção científica, Wardens Rising se passa num universo no qual a humanidade foi aniquilada, mas trazida de volta graças a uma forma de energia misteriosa. Essa “fonte”, no entanto, também despertou o interesse de forças interdimensionais perigosas e, agora, os humanos precisam tentar protegê-la.
Assim, a jogabilidade consiste na ideia de dar ferramentas para os jogadores customizarem torres e personagens para eliminar centenas de inimigos. É um processo de “construir e lutar”, em que diferentes possibilidades são oferecidas. Você pode, por exemplo, ser bastante estratégico — ou simplesmente focar na ação, com a boa e velha tática de “esmagar o botão” no combate.

Essa mistura resulta em um jogo de tiro com elementos de ‘tower defense’, um nível elevado de customização e uma jogabilidade frenética — algo que chamou a atenção da comunidade, que rapidamente apelidou o projeto como uma “mistura entre Helldivers e League of Legends”.
Um dos jogos citados realmente foi uma inspiração para Wardens Rising, mas existe um quê mais voltado para Diablo no aspecto visual, esclarecem os desenvolvedores.
“[League of Legends] é uma comparação interessante porque há elementos que se assemelham ao MOBA — como a câmera isométrica e o formato de poder escolher um dos cinco personagens para jogar, em que cada um tem habilidades únicas. Mas o gameplay em si realmente se assemelha ao primeiro Helldivers, principalmente pela parte frenética porque a batalha e a construção das torres é focada em centenas de inimigos.Helldivers realmente foi uma inspiração pra gente. Mas pelo aspecto de ‘tower defense’, tem Orcs Must Die e Sanctum ali também. E no próprio estilo de arte pega bastante inspiração tanto de Diablo quanto de Darksiders Genesis”, explica Ferreira.
Com tantas inspirações de peso por trás, a Big Moxi trabalha em Wardens Rising há cinco anos e, segundo ‘Tyson’, o game é tratado como o “grande tesouro da equipe”. O estúdio surgiu em 2019 com apenas cinco funcionários e, graças ao projeto, cresceu rapidamente e hoje tem pouco mais de 100 desenvolvedores — com a sede em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
Durante o papo, a dupla também comentou sobre as dificuldades do desenvolvimento neste ano, uma vez que as enchentes assolaram boa parte do estado sulista.
“Somos baseados em Porto Alegre e fomos terrivelmente atingidos. Não tivemos perdas materiais com o estúdio em si, mas o nosso time foi afetado de diversas maneiras. Teve gente que perdeu muita coisa de casa, gente que teve que sair de casa, gente que não conseguiu se deslocar até o estúdio. E temos muito esse gosto de trabalhar todos juntos presencialmente. Foi bem difícil trabalhar em maio, tivemos que nos flexibilizar bastante”, conta Ferreira.
A situação, no entanto, fez com que os membros da Big Moxi se unissem e se ajudassem, segundo ‘Tyson’: “Também queríamos garantir que todo mundo estava bem. [...] Toda essa comoção nos juntou ainda mais. Cada um se conheceu mais e nos ajudamos”, complementa.

Assim, entre dificuldades de desenvolvimento e propostas ambiciosas, Wardens Rising desponta como um jogo brasileiro com potencial para marcar os gêneros tanto de ‘shooter’ quanto de ‘tower defense’, trazendo ainda mais visibilidade para o cenário brasileiro.
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