A Guerrilla Games, desenvolvedora da série Killzone, comentou com o site GamesRadar como vai funcionar o mundo do seu jogo "pós-pós-apocalíptico", Horizon: Zero Dawn, apresentado para PS4 na E3 deste ano.
"Toda montanha é acessível, você pode atravessar qualquer rio, qualquer vale, e essa demo [mostrada na E3] é basicamente um de vários vales,". explicou a Guerrilla. Na demo, vemos a protagonista do jogo, uma mulher chamada Aloy, caçando animais robôs, alguns dos quais se parecem com dinossauros. De acordo com a desenvolvedora, o mundo terá um ciclo de dia e noite, e será composto por florestas, montanhas e as "ruínas de uma civilização".
Quando perguntada sobre multiplayer, a Guerrilla explicou que o foco do jogo é uma experiência single-player, mas que pretende inserir recursos sociais. Deixando claro que algo como um multiplayer tradicional de PvP ou coop não deve estar presente no produto final.
A Guerrilla também aproveitou para comentar sobre elementos de RPG presentes em Horizon. "Tem sempre maneiras de customizar a sua personagem e colocá-la mais de acordo com seu estilo de jogar, ou desenvolver todos os estilos e transformá-la num 'coringa'," explicou Jan Bart Van Beek, diretor de arte do estúdio. "O sistema de XP é primeiramente conectado ao sistema de habilidades, para que você desenvolva e escolha o foco da sua personagem."
Por fim, a desenvolvedora falou um pouco do combate do jogo. Ele é dividido em três estilos; um foca em gameplay furtivo, o outro dá ao jogador muitas armas para usar em ataques, e o último, o que parece ser mais interessante, gira em torno de armar armadilhas, como um caçador faria.
Horizon: Zero Dawn é exclusivo de PlayStation 4 e será lançado em 2016.