Final Fantasy XVI promete uma trama complexa, que envolve uma grande teia de personagens, relacionamentos e intrigas, então era de se esperar que a Square Enix tivesse um cuidado extra com o elenco de vozes originais da história.
Como um esquenta, o jogo teve um evento especial de pré-lançamento em Los Angeles, na última semana, em que a equipe do projeto – assim como o NerdBunker – esteve presente! Por lá, tivemos a oportunidade de participar de alguns painéis e conversar com parte do elenco.
O papo contou com Ralph Ineson (quem interpreta Cid, o Dominante de Ramuh), Nina Yndis (Benedikta, a Dominante de Garuda) e David Menkin (Barnabas, o Dominante de Odin), que soltaram várias curiosidades de bastidores.
Processo único de gravação
Final Fantasy XVI é o primeiro jogo da franquia a ter as vozes originais em inglês em vez de japonês – um detalhe aparentemente pequeno, mas que fez grande diferença para os atores. Segundo Ineson, a mudança possibilitou que todos tivessem mais liberdade na hora de atuar, podendo aprofundar melhor a relação com (e entre) os personagens.
“Isso nos deu um novo nível de liberdade para interpretar nossos personagens. Nos deixou livres para brincar com eles em vez de ficarmos presos na ‘leitura’ da interpretação japonesa. Espero que isso se reflita no jogo, porque [a história] trata muito sobre relacionamentos – e pudemos construí-los durante as gravações.”
A maneira como as gravações aconteceram também ajudou os atores a mergulharem de cabeça nos papéis.
Normalmente, as capturas de vozes são feitas com um único intérprete por vez, em uma cabine fechada, mas o elenco de FFXVI teve sessões com mais de um ator ao mesmo tempo, então eles podiam interagir diretamente entre si e não depender apenas da imaginação.
Menkin e Yndis completaram que as sessões foram dirigidas por Michael-Christopher Koji Fox, diretor de localização do game, que fazia questão de acompanhar os atores para dar orientações.
“Koji e sua equipe escreviam os diálogos e nos dirigiam, [...] tínhamos informações vindas do Japão o tempo inteiro. Houve um cuidado maior, porque estávamos fazendo as vozes originais e não dublagem. Então Koji acompanhou tudo de perto e, até quando ele não pôde aparecer presencialmente por causa da COVID-19, ainda deu um jeito de nos acompanhar online, por uma webcam terrível [risos]”, contou Menkin.

Ineson também comparou as gravações de vozes para um videogame com trabalhos anteriores na televisão e cinema, como Game of Thrones, em que interpretou Dagmer, um guerreiro das Ilhas do Ferro com lealdade à Casa Greyjoy (e longe de ser uma flor que se cheire). O ator descreveu o trabalho com games como “muito mais intenso” do que outras mídias – uma vez que todos precisam encarnar o personagem por várias horas seguidas.
“No trabalho que normalmente faço em filmes e séries, você precisa esperar que a iluminação seja reiniciada, os figurinos sejam ajustados, coisas do tipo, então as gravações são muito longas e, na verdade, você não atua na maior parte do tempo. Mas tudo é mais intenso com videogames, porque você trabalha todo minuto. Sempre são sessões de três a quatro horas seguidas, e você fica imerso no personagem.”
Por falar em Game of Thrones, o trio ainda comentou sobre o jogo ter a série como inspiração para a história, que envolve uma guerra entre tronos. Segundo Menkin, os desenvolvedores da equipe de FFXVI tiveram que assistir à produção para se prepararem para o game.

Por fim, Ineson, Menkin e Yndis afirmaram que não se consideram gamers, mas que definitivamente vão jogar Final Fantasy XVI por terem se interessado muito pela trama e personagens.
A intérprete de Benedikta ainda complementou que as mecânicas que atuam como “facilitadores” e tornam a experiência mais palatável para jogadores novatos foi o que a convenceu a dar uma chance ao jogo – e ela pareceu bem animada para isso, chegando até a nos contagiar por aqui!
Final Fantasy XVI será lançado no dia 22 de junho, sendo exclusivo temporário de PlayStation 5. Aproveite e siga o NerdBunker nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok.
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