É o Lisan Al-Gaib, não tem jeito. Aproveitando a empolgação do mundo inteiro com Duna, não demorou para um jogo inspirado na franquia ser anunciado — só que em um gênero um tanto curioso, com Dune: Awakening.
Colocar o mundo criado pelo escritor Frank Herbert nos moldes de um MMO ("massively multiplayer online") é, no mínimo, uma proposta ambiciosa, uma vez que é totalmente online e exige uma quantidade elevada de conteúdo e manutenção ao decorrer do tempo.
Durante a Summer Game Fest 2024, que aconteceu em Los Angeles, pudemos dar uma espiada no que está por vir em Awakening para ajustar as expectativas. E, após assistir a cerca de 30 minutos de gameplay, sentimos uma Arrakis bem impiedosa.
Não só medo pode matar
A proposta de Dune: Awakening é apresentar uma versão alternativa do mundo de Duna, uma em que Paul Atreides nunca nasceu e os Fremen desapareceram.
Isso leva a um cenário com Duke Leto ainda vivo, no qual as Casas Atreides e Harkonnen estão em conflito constante — deixando espaço para Arrakis ser um território de guerra entre muitas facções, o que é a base para o mundo aberto do MMO.

Com esse contexto, o objetivo de Awakening é colocar você para se virar em uma Arrakis que pune quem não tomar cuidado, com áreas tanto PvE (ou seja, jogadores contra ambiente) quanto PvP (jogadores lutando entre si). Então, é preciso se aliar a uma facção e usar o que estiver à disposição para sobreviver.
Ao todo, há cinco árvores de habilidades que podem ser atualizadas com habilidades poderosas e técnicas passivas — e uma delas é até mesmo inspirada nas Bene Gesserit, possibilitando o uso da Voz. Os comandos de combate consistem em ataques corpo a corpo (com espadas e facas), a longa distância (armas de fogo) e habilidades “mágicas”. Além de ser possível usar veículos terrestres e aéreos para locomoção e também para batalhas.
Mas enfrentar inimigos não é a única preocupação do jogador. Há sistemas de sobrevivência que precisam de atenção, como evitar a desidratação e o sol forte para não desmaiar (e morrer) no meio do deserto. Um dos métodos para evitar tal destino, segundo os desenvolvedores, é sempre drenar a água do sangue de outros humanos derrotados — algo obscuro, mas necessário em Arrakis!

As ambientações, de forma geral, são uma mistura de inspirações nos livros de Herbert, filmes do cineasta Denis Villeneuve e até em regiões áridas que realmente existem, uma vez que a equipe não queria que o mundo de Awakening fosse visualmente repetitivo.
Ao explorar o mundo aberto, foi possível ver muitas estruturas que podiam ser escaladas de qualquer ângulo, naves sendo destruídas pelo céu (cujos destroços derrubam espólios) e recursos a serem coletados. Algo divertido é poder fazer tudo isso com um ornitóptero (a clássica nave que parece uma libélula) para chamar de seu.
E, é claro, a Arrakis também tem uma boa quantidade de Vermes. Eles são sistemáticos e realmente aparecem toda vez que algum jogador pisar na areia. Morrer para uma das criaturas resulta na perda de todos os itens e até trajes que você tiver equipado — então é melhor correr se avistar uma montanha de areia na sua direção!
Os desenvolvedores ainda afirmam que o jogo terá opção de montar nos vermes, mas não no lançamento. A ideia está nos planos, mas eles precisam de tempo para fazer tudo funcionar, então não querem apressar. Uma previsão para a mecânica, no entanto, não foi mencionada.

Por fim, Awakening tem um sistema único de tempestade de areia que, toda semana, afeta o mundo aberto, destruindo o mapa existente para substituí-lo com outro. Os jogadores que não tomarem as devidas precauções para se proteger do fenômeno natural também vão perder tudo que estiver equipado. Isso significa que a ambientação estará em constante mudança — e não há piedade para quem não se cuidar.
Apesar de ter várias mecânicas chamativas, a exploração também transmitiu uma sensação de “vazio” em conteúdo, o que é preocupante para um MMO. Muitas áreas do deserto simplesmente não tinham nada, além de destroços de naves aqui e ali. Os desenvolvedores afirmam que há contratos de missões curtas para fazer, com objetivos como derrotar inimigos específicos ou coletar recursos, mas não pudemos ver nada na prática.
Portanto, Dune: Awakening é um projeto que empolga o coração dos fãs pelas premissas ambiciosas e levemente sombrias, mas também deixa uma pulga atrás da orelha se a escolha do gênero foi um acerto para o jogo. Só nos resta esperar para ver.
Dune: Awakening será lançado para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC, mas ainda não tem previsão de estreia.
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