Ontem, a Oculus VR anunciou o preço do Oculus Rift com o início das vendas do produto. Ele sai por US$ 600 nos Estados Unidos, o que, pelas reações na internet, está longe de ser considerado barato. Uma pessoa que discorda com isso? Palmer Luckey.
Luckey foi ao Twitter para esclarecer que Oculus "não está fazendo dinheiro com o hardware do Rift" e que "realidade virtual de ponta é caro, mas o Rift é obscenamente barato pelo que ele é." Ele também se desculpou por ter levado algumas pessoas a esperarem algo mais barato quanto mencionou antes que o preço poderia por volta dos US$ 350. Ele disse ter "gerenciado a mensagem de maneira ruim."
"Mais cedo neste ano, nós começamos a informar oficialmente que o Rift + PC recomendado custaria aproximadamente US$ 1.500," ele disse numa AMA no Reddit. "Foi nesse momento que fizemos o compromisso com o caminho de priorizar qualidade acima do custo, tentando fazer o melhor headset VR possível com a tecnologia atual."
"Em uma entrevista em setembro, durante a conferência de desenvolvedores Oculus Connect, eu fiz a infame declaração 'em torno de US$ 350, mas vai custar mais do que isso'. Como uma explicação, não uma desculpa: durante aquele período, muitos sites estavam repetindo a frase 'o Rift é US$1.500!' e eu estava frustrado com a quantidade de pessoas que achou que aquele era o preço do headset mesmo," admitiu Luckey.
Essa não é a única frase antiga de Luckey que voltou para o assombrar depois do anúncio do preço. Numa entrevista com o AllThingsD em 2013, ele disse que "se algo é US$ 600, não importa o quão bom ele é, o quão ótima a experiência é - se eles não podem comprar, é mais fácil que não exista."
Obviamente os tempos mudaram, e conforme os meses andaram o preço de uma experiência VR foi ficando mais claro. É improvável que Luckey soubesse o quanto o Rift final ia custar lá trás em 2013, mas o que foi dito, foi dito.