Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Guia básico: Como e por onde começar no mundo dos board games
Games

Guia básico: Como e por onde começar no mundo dos board games

Prepare a mente (e a carteira) para se perder na jogatina de mesa

Pedro Siqueira
Pedro Siqueira
07.out.24 às 10h00
Atualizado há 6 meses
Guia básico: Como e por onde começar no mundo dos board games
(Galápagos Jogos/Reprodução)

Então você, nerd que nos acompanha, quer mergulhar no mundo mágico dos board games? Com diversas opções no mercado (e chegando ainda mais), o formato tem uma base consolidada de fãs no mundo todo, mas pode ser um pouco confuso para quem não tem ideia sequer de como começar.

Em primeiro lugar, vamos definir o que é “board game”. Em tradução literal, esses são os populares “jogos de tabuleiro”. Como o formato permite uma liberdade enorme, você encontrará board games que podem ser jogados com cartas, dados, miniaturas, ou até só papel e caneta.

A princípio, você só precisa de um jogo e a vontade de se divertir para começar por conta própria, já que alguns títulos permitem que você embarque sozinho numa aventura. Mas é claro que a diversão fica ainda melhor se você tiver companhia.

Board Games: Por onde começar

É bem possível que você já tenha experiência com board games sem nem saber. Clássicos como War, Jogo da Vida e Banco Imobiliário são bons exemplos de jogos de tabuleiro que seguem populares ao longo das décadas.

Em mais de 40 anos, War se firmou como um dos jogos mais populares no Brasil. (Grow/Reprodução)

Tais opções podem ser uma boa pedida se você quer se familiarizar com os fundamentos de base do board games, e treinar para em seguida testar alguns mais complexos.

Neste link, você encontra os 10 jogos de tabuleiro mais vendidos na Amazon, que podem ser uma boa porta de entrada para o mundo da jogatina.

Board games intermediários: O desafio aumenta

Se você se sente preparado para dar mais um passo nos board games, pode optar por algumas pedidas que exigem um pouquinho mais de trabalho (e dinheiro). O investimento é recompensado por mecânicas mais complexas e acessórios que deixam as aventuras mais imersivas, como fichas, miniaturas, dados, etc.

Games como Catan deixam a aventura mais desafiadora. (Devir/Reprodução)

Veja algumas opções de board games abaixo, com as descrições das dinâmicas:

  • Catan - Bastante popular no Brasil, o jogo transforma os participantes em exploradores que lutam para montar o povoado de maior sucesso na ilha de Catan. Os rumos das partidas são definidos pelos dados e pela coleta ou perda de diferentes materiais, que influenciam o sucesso ou fracasso da empreitada do seu grupo.
  • Ticket to Ride - A mecânica de exploração também é o mote deste jogo, mas com uma proposta bem diferente. Aqui, os jogadores devem disputar quem consegue montar as maiores rotas pelo mundo, misturando estratégia e uma boa dose de sorte e lábia.
  • Zombicide - Se a pedida é ação, este título te coloca no meio de um apocalipse zumbi, onde você deve se virar se não quiser virar comida de morto-vivo. As miniaturas de personagens, inimigos e mais deixam a experiência bastante imersiva, além do clima de tensão constante na mesa.

Zombicide põe jogadores no meio de apocalipse zumbi. (Galápagos Jogos/Reprodução)

Em linhas gerais, os board games obedecem um formato relativamente parecido de regras, considerando cada variação de tema. Os objetivos e regras específicos podem variar, mas é bem comum que as mecânicas, num nível mais básico, respeitem fatores como a rolagem de dados ou sorteio de cartas.

RPG Board Games - Vivendo a aventura

Uma opção com apelo especial ao público nerd são os board games que embarcam na mecânica de role-playing game (RPG). Como o nome indica, tais jogos permitem que você interprete personagens, com as suas decisões sendo tão importantes quanto as decisões nos dados e cartas.

O Senhor dos Anéis virou pano de fundo para um RPG board game. (Galápagos Jogos/Reprodução)

Até mesmo grandes franquias da TV, cinema e etc. inspiraram board games próprios, o que pode ser uma boa porta de entrada, caso você já tenha familiaridade com os respectivos universos.

  • O Senhor dos Anéis: Jornadas na Terra-média - A saga de J.R.R. Tolkien dispensa apresentações, não é? Com o game, você pode levar a magia do universo de Gandalf, Frodo e companhia ao tabuleiro, com o diferencial de dar um toque próprio à aventura, tudo apenas com a sua imaginação.
  • Stranger Things: Mundo Invertido - Com a mesma mecânica, o game permite que você mergulhe nas duas temporadas da série que é fenômeno na Netflix.

“Dá uma bitoca no meu board game!”

Se depois de todo esse preâmbulo, você se sente pronto para encarar uma aventura no mundo frio, sujo e distópico de cyberpunk, vai adorar saber que o universo Jovem Nerd terá um board game próprio muito em breve!

Palhaço Ozob vai do NerdCast RPG para os tabuleiros. (Reprodução)

Ozob: A Cyberpunk Board Game entra em campanha de financiamento coletivo já nesta quarta-feira (9), e promete uma aventura explosiva do nível que o replicante palhaço albino merece.

Você pode acompanhar todas as atualizações da campanha aqui pelo site, e também pelas redes sociais (clique aqui).

Siga de olho no NerdBunker para mais novidades. Aproveite e conheça todas as redes sociais da gente, entre em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast