Os jogos ao modelo “free-to-play” são aqueles totalmente gratuitos para jogar, que estão se tornando cada vez mais populares na indústria.
Muitos talvez nem saibam, mas há títulos de gêneros variados (tanto multiplayer quanto single-player) com essa proposta de gratuidade, oferecendo o conteúdo principal na faixa e obtendo lucro com microtransações, passes de temporada, itens customizáveis e por aí vai.
Os jogos grátis vão desde MOBAs, RPGs, MMOs e shooters até games de luta e de cartinha — sendo excelentes opções para diversos gostos que estão à procura de experiências divertidas (e sem ferir a carteira).
Pensando nisso, o NerdBunker decidiu fazer a boa e reunir 30 jogos gratuitos em um lugar só! Confira logo abaixo:
1 - League of Legends
Uma lista de jogos gratuitos para os brasileiros não estaria completa sem League of Legends (ou “LoL” para os íntimos), não é?
Lançado em 2009 pela Riot Games, o MOBA segue como um dos “free-to-play” mais populares da indústria, com mais de 160 campeões jogáveis, atualizações frequentes de conteúdo e diferentes modos. Além de estar sendo expandido com derivados e até em outras mídias, como a aclamada série animada Arcane, da Netflix.
- Plataformas: PC
2 - Valorant
Outro jogo gratuito (e aclamado) da Riot Games é Valorant, um shooter tático com foco em PvP (ou seja, player versus player), que mistura armas de fogo e personagens com habilidades especiais.
As partidas são focadas em duas equipes com cinco jogadores cada, com modos e objetivos variados, além de ter mais de 20 agentes jogáveis. Uma versão de consoles ainda está a caminho, mas ainda sem previsão de lançamento.
- Plataformas: PC
3 - Fortnite
De modos criativos até eventos como shows e exibições de filmes, Fortnite é um dos “free-to-play” mais conhecidos da atualidade, justamente por oferecer tanto conteúdo diferenciado.
O jogo é um battle royale da Epic Games, que se destaca pelos eventos especiais, crossover inusitados e modos variados, que oferecem partidas em dupla, trio e até mesmo com ou sem as construções.
- Plataformas: PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, Nintendo Switch, Android e iOS
4 - Genshin Impact
Desenvolvido pela HoYoverse, Genshin Impact é um RPG de ação em mundo aberto, que oferece um mapa imenso para exploração, missões focadas em narrativas e mais de 40 personagens jogáveis.
O game pode ser jogado sozinho ou em co-op online, e seu mundo impressiona com a quantidade de detalhes nos cenários e o visual cartunesco, que chega até a lembrar o aclamado Zelda: Breath of the Wild — o que rendeu até o apelido “breath of the waifu”.
- Plataformas: PC, PlayStation 4, PlayStation 5
5 - Honkai: Star Rail
Outro jogo gratuito da HoYoverse é Honkai: Star Rail, que chegou até a ser apelidado como um “Genshin Impact no espaço” pelas similaridades com o outro projeto do estúdio.
Star Rail também é um RPG de ação, mas apresenta uma ambientação que mistura fantasia e ficção científica, possibilitando a viagem para diversos planetas, e um combate em turnos.
- Plataformas: PC, Android e iOS
6 - Zenless Zone Zero
Completando a tríade da HoYoverse, Zenless Zone Zero é o mais novo RPG de ação do estúdio, com temática futurista e cyberpunk — e totalmente gratuito para jogar.
O jogo é descrito como uma fusão de Persona e Devil May Cry, apresentando um elenco vasto de personagens jogáveis, ambientações distópicas para exploração e desbloqueio de itens ao estilo “gacha”. Além de uma jogabilidade com combate hack’n’slash.
- Plataformas: PC e Mobile (iOS e Android)
7 - Team Fortress 2
Team Fortress 2 é um jogo de tiro multiplayer, com nove modos e nove classes para jogar ao todo, além de mapas extremamente viciantes.
A parte mais curiosa é que o lançamento aconteceu há 14 anos, mas o shooter mantém uma imensa e apaixonada base de jogadores até hoje (chegando até a alcançar mais de 151 mil usuários simultâneos em 2021) e segue sendo atualizado pelos desenvolvedores.
- Plataformas: PC, PlayStation 3 e Xbox 360
8 - SMITE
SMITE é um multiplayer de combate de arena, mas longe de ser um MOBA tradicional. Com câmera em terceira pessoa, ele oferece seis modos e mais de 100 personagens jogáveis, que são figuras de várias crenças e mitologias.
Alguns dos nomes presentes são Baco, Loki, Amaterasu, Medusa, Cérbero, Jörmungandr, Ra e Ganesha. Mas também há outros mais alternativos, como Cupido, Cthulhu e até Iemanjá! Cada um deles apresenta habilidades diferentes, o que faz ser um desafio divertido (e demorado) tentar dominar todos. Uma sequência, SMITE 2, ainda está a caminho!
- Plataformas: PC, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch
9 - Fall Guys
Febre em 2020, Fall Guys é um battle royale um tanto diferente, que coloca até 60 jogadores para competirem em partidas online com diferentes gincanas. O vencedor é quem resistir a todas as brincadeiras.
Com atualizações frequentes, os minigames são variados, indo de corridas com obstáculos até partidas de futebol e basquete, além de jogos de sorte ou de memória. Aquela experiência leve e curtinha para jogar sozinho ou com amigos.
- Plataformas: PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, Nintendo Switch
10 - Path of Exile
Inspirado em Diablo, Path of Exile é um RPG de ação online com elementos de hack ‘n’ slash, que se passa em um universo fantasioso e sombrio chamado Wraeclast.
O objetivo dos jogadores é explorar cavernas e dungeons para batalhar contra criaturas, encontrar tesouros e cumprir diversas missões dadas por NPCs. E, é claro, não poderia deixar de contar com uma boa personalização de personagens e itens. Uma sequência, Path of Exile 2, ainda está a caminho!
- Plataformas: PC, PlayStation 4 e Xbox One
11 - Warframe
Warframe é um jogo de tiro em primeira pessoa, que se passa no espaço sideral e tem uma porrada de conteúdo a oferecer — e, sim, estamos falando de centenas de horas de conteúdo.
O shooter apresenta 14 planetas diferentes para explorar, com muitas missões, atividades secundárias, inimigos a serem derrotados e espólios a serem coletados. Tudo ainda pode ser jogado sozinho, em dupla ou trio.
- Plataformas: PC, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch
12 - Overwatch 2
Ao assumir a roupagem de sequência, Overwatch se tornou um jogo “free-to-play”, com direito a Passe de Batalha, um novo sistema de itens customizáveis e até uma reestruturação para partidas 5v5.
Com mais de 40 heróis jogáveis, o multiplayer da Blizzard foi condecorado como o Jogo do Ano em 2016 — e segue com atualizações e eventos frequentes até hoje.
- Plataformas: PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e Nintendo Switch
13 - Pokémon Unite
Pokémon Unite é o MOBA da franquia Pokémon, que se foca em partidas de duas equipes com cinco jogadores, em que cada um controla um monstrinho diferente. O objetivo é destruir zonas no mapa para coletar pontos — e o time que mais pontuar, vence.
São mais de 60 Pokémon jogáveis no elenco, com diferentes habilidades, fraquezas e especialidades. Além de vários mapas temáticos da saga.
- Plataformas: Nintendo Switch
14 - MultiVersus
Com uma pegada de Smash Bros., MultiVersus é o jogo de luta da Warner Bros., que faz uma bela mistureba de franquias no elenco de personagens jogáveis.
Algumas figuras presentes são Coringa, Batman, Salsicha, Arya Stark, Taz, Steven Universo, Tom & Jerry, Pernalonga e por aí vai. É possível jogar tanto offline no modo singleplayer quanto online com o multiplayer.
- Plataformas: PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X|S
15 - Rocket League
Desde o final de 2020, Rocket League adotou o modelo “free-to-play”, passando a ser totalmente gratuito e dividido por temporadas.
O game é uma experiência caótica e maluca que mistura corridas de carros e partidas de futebol, colocando o jogador para controlar automóveis para marcar gols, fazer defesas, dribles e por aí vai.
- Plataformas: PC, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch
16 - Final Fantasy XIV
Assim que Final Fantasy XIV foi lançado, em 2010, o jogo foi considerado por muitos fãs como uma bagunça. A Square Enix, então, tomou a decisão drástica de "reiniciar" o projeto — e deu certo, gerando um dos melhores MMOs gratuitos da indústria.
Com cinco expansões ao todo, o game oferece milhares de horas de conteúdo, com direito a muitas classes, raids, dungeons, montarias e missões espalhadas pelo mundo aberto.
- Plataformas: PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox Series X|S
17 - Marvel Snap
Com alto risco de vício (estamos avisando!), Marvel Snap é um jogo de cartinhas que se inspira no universo de heróis da Marvel — tanto dos cinemas quanto dos quadrinhos.
As partidas são divididas em seis turnos e demoram uma média de três minutos, sendo uma experiência rápida, divertida e focada no desbloqueio de novos cards.
- Plataformas: PC, Android e iOS
18 - Call of Duty: Warzone
Warzone é o battle royale gratuito de Call of Duty, focado em partidas com até 150 jogadores, nas quais as equipes podem ser divididas de uma a três pessoas.
Com atualizações e crossover inusitados, o título oferece modos diferentes, que vão do tradicional estilo de restar apenas um sobrevivente até o Saque, em que o foco é juntar a maior quantidade de dinheiro.
- Plataformas: PC, PlayStation 4 e Xbox One
19 - Free Fire
Com foco em mobile, Free Fire é o battle royale da Garena, que mistura elementos de jogos de tiro com sobrevivência.
As partidas duram cerca de 10 minutos ao todo e colocam até 50 jogadores em uma ilha deserta. O objetivo é se virar para encontrar equipamentos e sobreviver, enquanto toma cuidado para não ser eliminado pelos outros. Vence o único que não for derrotado.
- Plataformas: Android e iOS
20 - Counter Strike 2
De surpresa, o bom e velho CS:GO teve uma atualização para se tornar uma sequência, Counter-Strike 2, em 2023 — e recebeu melhorias visuais e físicas, mapas reformulados, novidades na jogabilidade e até efeitos sonoros refeitos.
- Plataformas: PC
21 - Dota 2
Inspirado em um mod antigo de Warcraft 3, Dota 2 é o MOBA da Valve, que coloca os jogadores para se enfrentarem em arenas e defenderem suas bases.
Assim como LoL, o título é muito popular entre os brasileiros, oferecendo partidas compostas por duas equipes de cinco pessoas e mais de 120 personagens jogáveis.
- Plataformas: PC
22 - Brawlhalla
Brawlhalla é um simpático jogo de luta em plataforma com visual cartunesco, que suporta até oito jogadores, seja online ou local.
O título oferece modos casuais e competitivos, além de mais de 40 personagens jogáveis para lutar. Cada um deles tem habilidades, armas e características únicas, o que deixa as partidas dinâmicas, imprevisíveis e malucas!
- Plataformas: PC, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch
23 - The Lord of the Rings Online
The Lord of the Rings Online é um MMORPG que foi originalmente lançado em 2007, mas continua sendo considerado por muitos fãs da franquia como o jogo que mais capturou a essência do universo de O Senhor dos Anéis.
Com uma comunidade ativa até hoje, o game continua sendo atualizado e conta com histórias e expansões ambientadas na Terceira Era, além de oferecer 25 regiões para explorar e muita liberdade de criação de personagens.
Plataformas: PC
24 - STAR WARS: The Old Republic
Como o próprio título indica, STAR WARS: The Old Republic é um MMO inspirado no universo de Star Wars, que foi originalmente lançado em 2011 e adotou o modelo “free-to-play” um ano depois.
Nele, é possível criar seu próprio personagem (que pode ser um Jedi, um Sith ou até um mercenário) e explorar galáxias muito, muito distantes em uma época antes dos acontecimentos dos filmes clássicos.
Plataformas: PC
25 - Destiny 2
Desde 2019, a Bungie passou a oferecer uma versão “free-to-play” de Destiny 2, que foi apelidada de New Light.
Essa versão conta basicamente com o jogo base e as primeiras expansões, que foram lançadas antes do DLC Forsaken. Ou seja, inclui a campanha principal, a exploração de todos planetas e as partidas PvP, o que rende boas horas de jogatina e ainda é uma excelente maneira de conhecer a franquia sem gastar nada.
Plataformas: PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X|S
Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.