Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Universal terá que indenizar surfista brasileiro por cena de Jurassic World
Filmes

Universal terá que indenizar surfista brasileiro por cena de Jurassic World

Estúdio não tinha autorização para usar imagem de Felipe Cesarano em Reino Ameaçado (2018)

Saori Almeida
Saori Almeida
28.dez.23 às 10h50
Atualizado há mais de 1 ano
Universal terá que indenizar surfista brasileiro por cena de Jurassic World
Universal Pictures/Divulgação

A Universal Pictures Brasil terá que indenizar o surfista Felipe Cesarano por uma cena de Jurassic World: Reino Ameaçado (2018). O estúdio de cinema não tinha autorização para usar a imagem do atleta no filme.

A sentença foi definida pela Justiça de São Paulo. De acordo com o UOL, que divulgou as informações na última quarta-feira (27), os valores devidos a Cesarano são de R$ 25 mil e mais a soma de juros e correção monetária desde o lançamento de Jurassic World: Reino Ameaçado por aqui — o que aconteceu em 21 de junho de 2018.

No longa, aparece uma gravação do surfista brasileiro na praia de Jaws, no Havaí, feita em 2016. Felipe Cesarano é especialista em ondas grandes, que podem chegar a 21 metros de atura, e o vídeo foi modificado para sugerir que um dinossauro estava por trás de uma dessas ondulações.

Confira o breve momento no trailer abaixo, a partir de 1:53min:

Watch on YouTube

A Universal Pictures Brasil argumentou que a cena tem apenas quatro segundos e que não carrega relevância para Jurassic World: Reino Ameaçado. Além disso, a distância e as alterações realizadas na gravação supostamente impediriam as pessoas de identificarem Cesarano com clareza. O nome do surfista também não foi usado de forma comercial na divulgação da produção.

Apesar de tudo isso, o juiz Guilherme Santini Teodoro declarou que o direito de imagem do atleta foi violado. A Universal Pictures Brasil ainda pode recorrer do resultado.

Por fim, vale explicar que a imagem de Felipe Cesarano foi utilizada pela Universal Studios, mas é a Universal Pictures Brasil que responde pela veiculação e divulgação do filme em território nacional.

Jurassic World: Reino Ameaçado está disponível em plataformas de streaming como Prime Video e Netflix.

Fique de olho por aqui para mais notícias. Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais – acesse e confira.

Fonte: UOL, Diário do Nordente

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast