Ainda Estou Aqui levou o Brasil de volta ao Oscar, mas você sabia que a premiação já havia indicado outro filme nacional com Fernanda Torres, Selton Mello e Fernanda Montenegro no elenco?
- Ainda Estou Aqui é indicado ao Oscar 2025; confira a lista
- Relembre 12 indicações brasileiras ao Oscar
O Brasil disputou o Oscar de 1998 com O Que É Isso, Companheiro?. O filme é uma dramatização da história real do sequestro de Charles Burke Elbrick, embaixador dos Estados Unidos no nosso país. Ocorrido em setembro de 1969, uma ação em protesto à ditadura militar que governava o país desde 1964.
Com direção de Bruno Barreto (Dona Flor e Seus Dois Maridos), o longa é uma adaptação, ainda que com diversas licenças, do livro homônimo de Fernando Gabeira, jornalista que ajudou a planejar o sequestro, executado pelo Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8) e pela Ação de Libertação Nacional (ALN).
Em O Que É Isso, Companheiro?, Fernanda Torres interpretou a militante Maria Augusta Carneiro, enquanto Selton Mello foi Vladimir Palmeira, líder estudantil e futuro deputado federal carioca. Ambos foram libertados pela ditadura em troca do embaixador.
Por fim, Fernanda Montenegro foi “Dona Margarida”, personagem inspirada em Elba Souto Maior, esposa de um militar que chamou a polícia ao perceber uma movimentação estranha durante o sequestro.
O outro filme com Fernanda Torres a disputar o Oscar
O Que É Isso, Companheiro? foi indicado à categoria de Melhor Filme Estrangeiro (atualmente chamada de Melhor Filme Internacional) no Oscar de 1998. Na ocasião, a produção perdeu para o belga-holandês Caráter.
O filme bateu na trave, é verdade, mas merece ser celebrado. Especialmente agora, que troféus podem vir para outra produção brasileira, que traz Fernanda Torres, Fernanda Montenegro e Selton Mello em uma adaptação de um livro que conta uma história real situada na ditadura. Vai que é tua, Ainda Estou Aqui!
Assista a O Que É Isso, Companheiro? de graça
Quer uma boa notícia? O Que É Isso, Companheiro? pode ser assistido gratuitamente na internet. O filme foi disponibilizado pela Europa Filmes e pode ser visto agora. Aproveite:
- Todos os prêmios de Ainda Estou Aqui (até agora)
- Ainda Estou Aqui: conheça o livro que inspirou o filme
Adaptação do livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, Ainda Estou Aqui concorre a Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, com Fernanda Torres, no Oscar 2025. O longa de Walter Salles (Central do Brasil) está em cartaz nos cinemas do Brasil.
Fique de olho no NerdBunker para mais novidades. Siga nossas redes sociais e entre em nosso grupo no Telegram para não perder nada – acesse e confira.