Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Octavia Spencer e muitos outros estão ajudando crianças carentes a verem Pantera Negra
Filmes

Octavia Spencer e muitos outros estão ajudando crianças carentes a verem Pantera Negra

Um desafio uniu o mundo para ajudar na representatividade de crianças negras

João Abbade
João Abbade
01.fev.18 às 16h39
Atualizado há cerca de 7 anos
Octavia Spencer e muitos outros estão ajudando crianças carentes a verem Pantera Negra

Pantera Negra vai ficar marcado na história como o primeiro filme de super-herói da Marvel a ter um protagonista negro. A representatividade da comunidade negra foi uma das coisas mais destacadas nas impressões do filme e, por conta disso, muitos famosos ao redor do mundo vem se unindo para criar sessões que exibirão o filme para crianças carentes.

Tudo começou com uma campanha criada no site de financiamento coletivo GoFundMe que tentava arrecadar fundos para centenas de crianças do coletivo "Boys & Girls Club of Harlem" assistirem Pantera Negra. A comunidade que receberia o dinheiro atua em Nova York há muitos anos e oferece atividades extracurriculares no Harlem, bairro tradicional pela cultura negra. A ideia é que a organização ajude crianças a consumirem conteúdos de qualidade para desenvolverem pensamento crítico e conseguirem criar suas próprias histórias no futuro.

A campanha iniciada pelo nova iorquino Frederick Joseph foi um sucesso estrondoso desde o início e arrecadou mais de US$ 44 mil — o que por si só possibilitaria que inúmeras crianças assistissem ao filme onde elas estão sendo representadas como um herói.

No entanto, com a propagação da campanha, Joseph foi até o programa de Ellen DeGeneres e por lá a apresentadora e humorista anunciou que vai bancar todas as sessões de cinema que seriam financiadas pelos apoiadores do GoFundMe. Com isso, aqueles US$ 44,6 mil serão doados para o programa de contadores de histórias da "Boys & Girls Club of Harlem". A subdivisão da organização busca apoiar jovens do Harlem a se tornarem contadores de histórias, desenvolverem habilidades diversas e se expressarem através de várias formas de cultura na arte. Entre as atividades ensinadas gratuitamente pela BGCHarlem estão cinematografia, escrita criativa, produção de teatro e produção de música.

Após toda essa repercussão positiva, o criador da campanha falou sobre as oportunidades criadas pelo financiamento coletivo:

Quando tudo isso começou, eu queria oferecer uma oportunidade para os jovens se verem em uma história, mas agora temos a oportunidade de dar acesso a esses jovens para contarem suas próprias histórias no futuro.

O sucesso de Joseph levou a iniciativa para diversas outras comunidades nos Estados Unidos de forma indireta. Com isso, várias cidades se juntaram para criar o #BlackPantherChallenge (Desafio do Pantera Negra em tradução livre) — uma campanha importante que busca levar crianças afro-americanas pobres ao cinema para ver o filme.

Mais de 130 campanhas para comprar sessões de cinema foram criadas — e várias delas bateram suas metas rapidamente. Até mesmo Chelsea Clinton, J.J. Abrams, Snopp Dogg e Jamele Hill integraram o grupo de doadores desta iniciativa que já junta mais de 5000 pessoas entre as várias cidades.

Uma das comunidades que buscou financiamento através da internet é do distrito de Emlen, na Philadelphia. A professora Tina Fields decidiu se juntar ao desafio e criou uma campanha para levar 40 dos seus alunos a uma exibição de Pantera Negra. Após nove dias, e com a ajuda de doações de todo o mundo, a professora conseguiu mais do que o dobro dos fundos necessários e conseguirá levar todos seus estudantes para o cinema. A descrição da campanha de Fields indica exatamente por que o Desafio do Pantera Negra é importante:

Pela primeira vez na vida, as crianças afro-americanas terão a oportunidade de ver um herói na tela que se parece com elas. Em termos de representatividade, este filme é um passo enorme dentro e fora das telas. O elenco é quase inteiramente afro-americano, assim como o diretor e roteiristas do filme. O filme quebrou recordes de bilheteria e é o segundo longa mais esperado de 2018. Aqui em Emlen [Distrito da Philadelphia], os alunos que estudam conosco são predominantemente afro-americanos e vivem na ou abaixo da linha de pobreza. Nosso objetivo é enviar pelo menos 40 alunos da 3ª a 5ª série para ver o filme. Com um filme tão importante como esse, não queremos que a carência financeira dos nossos estudantes impeça que eles experimentem esse momento da história da Comunidade Negra.

A vencedora de Oscar por Estrelas Além do Tempo, Octavia Spencer também vai ajudar crianças carentes (mas por fora do desafio). A atriz anunciou que vai bancar várias sessões de cinema para que crianças do Mississippi assistam ao filme no próximo dia 15. Ela diz que vai tirar dinheiro do seu bolso para realizar o desejo de que estes jovens carentes se vejam representados por um super-herói negro nos cinemas.

View post on Instagram
 

"Eu vou estar no Misssisipi quando o filme estrear. Eu acho que vou comprar uma sala de cinema para ter certeza que todas as crianças negras podem ver elas mesmas como um super-herói. Eu vou contar mais sobre quando e onde, Mississippi. Fiquem Ligados!"


O filme dirigido por Ryan Coogler (Creed) tem Chadwick Boseman como T’Challa, além de Michael B. Jordan (Erik Killmonger), Danai Gurira (Okoye), Lupita Nyong’o (Nakia), Letitia Wright (Shuri), Martin Freeman e Forest Whitaker.

Pantera Negra estreia em 15 de fevereiro de 2018.

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast