E mais um personagem mutante é anunciado para Logan, o terceiro filme solo de Wolverine. Depois de X-23, Professor X e Donald Pierce, agora chegou a vez do sombrio Caliban dar as caras na nova película do herói canadense.
Rastreador, Morlock, Caçador, Mercenário... Caliban é um dos mais multifacetados representantes do Universo X e passou por diversas transformações durante a sua existência nos quadrinhos. Criado em 1981 por Chris Claremont e Dave Cockrum, na revista Uncanny X-Men #148, o mutante de aparência disforme e corpo franzino, apareceu nas páginas da Marvel com o dom de rastrear outros mutantes em um raio de 40 km, além de utilizar da adrenalina para aumentar sua massa muscular e gerar energia psiônica a partir do medo dos outros para redirecioná-la aos próprios inimigos.

Entretanto, ao longo dos anos, o atormentado homo superior passou por dolorosas e inquietantes transformações que moldaram não só a sua personalidade quanto os seus poderes e a sua forma de enxergar o mundo. Com isso, iremos contar aqui cinco fatos importantes de Caliban nas páginas das HQs.
Um mutante errante
Dos esgotos, Caliban surge pela primeira vez e se sente atraído por novos mutantes que aparecem em sua mente. São Kitty Pryde, Tempestade e a cantora Cristal, que se encontram em um luxuoso prédio para o show da superpoderosa artista. Fascinado pela beleza e bondade da jovem x-man, o misterioso invasor acaba detido pelas heroínas (em companhia da Mulher-Aranha) e mostra a sua verdadeira face, escondida anteriormente entre roupas e trapos. Nesse momento conhecemos sobre o mutante que foge dos padrões “normais” e se esconde do mundo por conta de sua aparência e o temor da sociedade.
Em uma analogia a dois personagens Shakespearianos (o escravo Caliban e o espirito Ariel, codinome de Kitty nos X-Men), Chris Claremont cria um importante capitulo para a história da franquia X e traz aos holofotes um lado obscuro sobre preconceito e rejeição. E esse é apenas o início de uma abordagem mais profunda sobre a condição dos excluídos, que ganha seu verdadeiro capítulo com o surgimento dos Morlocks.
Os Morlocks e a lealdade de Caliban
Mutantes que vivem nos esgotos por conta de suas deformidades, os Morlocks são liderados pela impiedosa Callisto e acabam enfrentando os X-Men em um conflito que resulta na contaminação de Kitty Pryde, por quem Caliban é apaixonado, pela mutante Praga. Utilizado como rastreador do grupo de renegados, Caliban muda de lado ao atender ao pedido de sua amada, em troca de ter a bela heroína como sua esposa para sempre em caso de curá-la. Ao final do embate, Tempestade vence Callisto e se torna a líder dos subterrâneos.
Os Morlocks ajudam Caliban a ter o seu casamento realizado e raptam Kitty para que cumpra a sua promessa. Entretanto, nesse ponto, o atormentado noivo demonstra outra de suas características mais marcantes: o seu bom coração. Por conta de seu amor, ele libera a jovem de seu compromisso forçado e espera que um dia consiga o coração da sua amada por livre e espontânea vontade dela.
Vivendo nos esgotos com os seus companheiros, Caliban é um dos poucos que sobrevivem ao Massacre de Mutantes orquestrado pelos Carrascos do Sr. Sinistro. Salvo pelo X-Factor, o agora refugiado jura se vingar dos seus captores e alimenta um ódio que se mistura à sua frustração por ser franzino e fraco fisicamente.
Cavaleiro do Apocalipse
Junto ao X-Factor (grupo formado pelos cinco X-Men originais), Caliban participa de algumas missões até trair a equipe e aceitar o convite de Apocalipse. Ao lado do mutante imortal, o antes franzino e limitado Morlock se transforma no astuto e vingativo Morte, um dos temidos Quatro Cavaleiros.
Por conta do experimento que o transforma, Caliban adquire força, agilidade e resistência sobre-humana, transformando-se em uma máquina de matar. Enfrenta neste período o Arcanjo (o reformulado Anjo, ex-assecla de Apocalipse), o carrasco Dentes de Sabre, Cable e o Sr. Sinistro.
Diferentemente de sua antiga personalidade, agora temos um predador temido e movido pelo ódio, tornando-se um dos mais perigosos adversários no período. Aos poucos, longe do domínio de seu mestre, Caliban vai perdendo a sua inteligência adquirida pela influência de Apocalipse e acaba com a sua vida transformada mais uma vez.
Super-Herói
Mesmo separado da influência de Apocalipse, Caliban manteve o seu senso de vingança e tentou se aproximar de Dentes de Sabre, que estava cativo no Instituto X. Para isso, sequestrou Jubileu e forçou que Kitty Pryde levasse o ex-carniceiro aos túneis subterrâneos. Depois de uma batalha em que lhe causou uma grave lesão no rosto, o confuso mutante fugiu e viveu escondido nos esgotos. Alvo de asseclas de seu antigo mestre, o morlock foi salvo por Cable e convocado para a X-Force, onde se tornou um membro regular da equipe.
A cada dia, Caliban retornava a sua personalidade original e sentiu na equipe um novo refugio para o seu coração solitário. Em companhia de Apache, Shatterstar, Syrin, Dinamite e Mancha Solar, o mutante protagonizou diversas missões com a equipe e teve no mutante indígena o seu principal amigo no período.
Vale recordar que, mesmo se tornando cada vez mais dócil e pacifista, Caliban permanecia com grande força e apresentava rompantes de violência em ocasiões especificas. Um desses casos aconteceu ao lado do Sr. Sinistro, quando o mutante perdeu a total consciência e se tornava uma máquina de matar por conta de um “gatilho genético” colocado por Apocalipse.
Decadência, Morte e Ressurreição
A sorte nunca sorriu para Caliban. Por conta de sua transformação em um dos Quatro Cavaleiros, o mutante passou a sofrer efeitos colaterais em seu corpo e convulsões que quase o levaram a morte. Nesse período, retornou para as mãos de Apocalipse e sofreu novas modificações que o transformaram em outro assecla do vilão, Peste, com o dom de propagar doenças através de seus dons mentais.
Depois de enfrentar novamente os X-Men e se desvincular novamente de En Sabah Nur, Caliban seguiu com a gradativa redução de sua inteligência e se tornou cada vez mais uma vítima dos acontecimentos. No Dia-M (causado pela Feiticeira Escarlate na saga Dinastia M), o mutante foi um dos poucos que seguiu com poderes e incorporou o grupo de refugiados de nome Os 198. Logo depois, retornou aos esgotos e teve a sua massa corporal reduzida aos padrões originais, tornando-se o franzino rastreador de outrora.
Por conta do nascimento da mutante Esperança, foi convocado por Ciclope para integrar uma nova formação da X-Force – ao lado de Wolverine, X-23, Madame Hepzibah, Lupina e Apache – e cumpriu a missão de achar Cable, que havia raptado a bebê. Entretanto, para proteger o próprio Apache, acabou sendo alvejado e morreu nos braços do seu amigo em uma dolorosa cena de adeus.
Meses mais tarde, nos evento que culminaram na saga Necrosha, Caliban é ressuscitado graças ao uso do vírus tecnorgânico e passa a ser um escravo de Selene, bruxa imortal que digeria energias vitais dos poderosos mutantes, até ser sacrificado pela própria vilã.

Com tantas passagens e reencarnações no universo mutante, Caliban tem diversas interpretações que podem ser a base para essa nova proposta nos cinemas. Vale recordar que o personagem já foi incorporado na franquia cinematográfica dos super-heróis da Fox, quando apareceu em X-Men: Apocalypse como um traficante do mercado negro na Alemanha dividida.
Qual das diversas faces Caliban terá no filme Logan?!