O Letterboxd é uma das grandes redes sociais focadas em cinema no mundo, e uma de suas principais funções permite aos usuários avaliar os filmes assistidos com direito a nota e breve resenha. Na última segunda-feira (19), a forma de calcular as pontuações gerais dos longas mudou, o que gerou críticas por parte dos usuários.
De acordo com a plataforma, a mudança foi realizada para evitar o que ela chamou de “distorção nas avaliações”, quando a “média falha em capturar o sentimento de toda a comunidade por um filme”. O Letterboxd não citou os critérios completos e disse que agora somente uma avaliação por usuário entra para a média do filme, independente de quantas vezes o espectador tenha avaliado a produção.
Esses novos critérios causaram uma grande mudança na nota média dos filmes, o que fez muitas produções terem suas notas rebaixadas. Muitos filmes feitos fora dos EUA tiveram suas avaliações gerais diminuídas, e é claro que isso afetou também as produções do nosso país.
Os cinéfilos brasileiros perceberam que a mudança afetou diretamente produções nacionais, ao ponto de que oito dos nossos filmes deixaram a lista dos 250 títulos mais bem avaliados na plataforma. Entre eles estão clássicos como Pixote, a Lei do Mais Fraco (1980), Central do Brasil (1998) e O Auto da Compadecida (2000), que deixou a quarta posição para não figurar nem entre os 250.

Com as mudanças, usuários de diferentes partes do mundo começaram a apontar certa xenofobia nos novos critérios, que derrubaram a nota de muitos filmes produzidos fora de Hollywood:
"Como pode ser 'consenso global' apagar toda representação da América Latina e da Índia de seus pódios?"
"Com essa mudança, todos os filmes mexicanos saíram do topo. Até Sonho em Outro Idioma (2017). Que triste."
Você pode conferir a lista dos 250 filmes mais bem avaliados na plataforma clicando aqui.
Acompanhe o NerdBunker para mais informações. Aproveite e siga as nossas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok.
Fonte: Letterboxd.