Os melhores aplicativos e sites para acompanhar séries, filmes, livros, animes e games

Todas as dicas têm opções gratuitas, versões desktop, Android e iOS

Pedro Duarte Publicado por Pedro Duarte
Os melhores aplicativos e sites para acompanhar séries, filmes, livros, animes e games

Se você assiste a muitas séries ao mesmo tempo, lê mais de um livro simultaneamente ou simplesmente quer catalogar os filmes que já assistiu, temos algumas soluções.

Cada aplicativo ou site listado abaixo vai te ajudar na organização do entretenimento nosso de cada dia: é muita coisa para pouco tempo livre (ou talvez você esteja escolhendo errado, mas isso é outro papo).

Alguns deles podem ser considerados também redes sociais: com interação entre usuários, comentários públicos e opções para conversas. O que torna a experiência bem legal.

Ah, vale ressaltar que minha experiência é como usuário Android (porém, coloco as dicas e links para iOS também). Confira:

TV Time (séries e animes)

Uso o TV Time (antigo TVShow Time) há muitos anos. O aplicativo é sempre atualizado, tem uma interface muito boa, intuitiva e simples. Você pode pesquisar a série que já começou ou pretende assistir, adiciona à sua lista e é só.

Para séries com muitos episódios lançados, o TV Time exibe a lista com os nomes de cada um, separa-os por temporada e ainda exibe as notas dos usuários. Há também uma comunidade própria do aplicativo, que comenta cada episódio, geralmente ilustrando com imagens que destacam o que de melhor aconteceu, um print daquela cena marcante, etc. Você vai encontrar comentários em vários idiomas, de pessoas do mundo todo, inclusive de brasileiros, claro. É bem bacana e expande a experiência com a série.

Acho um pouco pesado de carregar, não uso a opção “calendário”, a qual te oferece as datas dos lançamentos da sua lista (quantos dias falta para sair tal episódio, etc). Não faço isso porque assisto no meu tempo. Mas é útil para quem gosta de assistir no dia do lançamento.

No TV Time eu concentro séries e animes. Tem a opção de incluir filmes também, mas eu uso outro aplicativo para isso (vamos chegar lá).

Para séries brasileiras, às vezes você tem que procurar os títulos em inglês. Irmão do Jorel, por exemplo, só pude adicionar quando procurei por Jorel’s Brother… Fora isso e o “peso” do app, não tenho ressalvas.

Você pode baixar o aplicativo aqui, para Android. E aqui, para iOS. Ou se preferir, pode usar somente o site. Site e aplicativo são integrados, o que é uma boa também!

Letterboxd (filmes)

O Letterboxd é ideal para filmes. Você pode usar o aplicativo ou o site. Um tempo atrás, o app era bem ruim (pelo menos em minha experiência), o que já foi corrigido.

Além de catalogar os filmes que você já viu ou pretender assistir, você pode avaliar os longas (de zero a cinco estrelas) e deixar uma resenha. A comunidade também é bem bacana, gerando listas de filmes por gênero, lançamento, humor, etc.

O ponto negativo é que está tudo em inglês, até mesmo os títulos dos filmes. Por exemplo, se você colocar Velozes & Furiosos na busca, vai encontrar listas feitas por usuários que compilam todos os filmes da franquia. Até encontra um filme específico, mas ele transfere automaticamente para o título em inglês (isso se encontrá-lo). Abaixo, por exemplo, procurei por Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio:

Aqui procurei por Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio. Você encontra o título, mas sempre em inglês.

Você pode acessar o site aqui. E baixar o aplicativo aqui. E está tudo integrado.

Skoob (livros e HQs)

Uso o Skoob para organizar a leitura de livros e HQs, tanto o site quanto o aplicativo. Aqui, acho que vale começar dizendo que a versão anterior do app não era boa. Ponto. Nada intuitiva, entre outros defeitos. Mas houve uma grande atualização, baixei de novo e fui surpreendido positivamente.

Organizo o que leio em duas “estantes”: uma de livros e outra de HQs. Eu não coloco histórico de leitura nem interajo muito por lá, mas há essas opções e a comunidade é bem engajada e ativa.

Vez ou outra, apareciam livros com cadastros repetidos ou com preços errados — mas isso tem ficado cada vez menos comum. Outro ponto positivo, é que o Skoob é uma plataforma brasileira, totalmente em português, e antenada com o mercado nacional de livros.

O site tem um pop-up irritante que meio que exige que você faça um registro, mesmo se só quiser dar uma olhadinha. Se cair na pegadinha de clicar em “outro”, ainda assim é redirecionado a uma opção para criar um login.

Ao entrar em qualquer livro, aperte esc ou clique em qualquer lugar fora da telinha.

 

Clicando aqui, você acessa o site. E aqui o aplicativo Android, e aqui para iOS.

MyAnimeList

Como disse acima, uso o TV Time para organizar os animes. Mas, quando falamos dos desenhos japoneses, o MyAnimeList é praticamente o site padrão. É um dos maiores e mais completos quando o assunto é catalogar as dezenas de títulos que saem a cada temporada. Além de dar ao usuário a possibilidade de marcar o que está vendo (o que já viu, o que ia ver mas desistiu e o que pretende ver, se tiver um tempinho sobrando), o site também conta com um fórum embutido no qual os fãs podem se reunir para discutir episódios, teorias malucas e tudo mais.

Além de animes e mangás, o site também conta com uma lista e perfis simples dos atores de voz japoneses, chamados de seiyuu, o que pode ser muito interessante, caso você queira descobrir algum novo título com base em uma atuação que gostouo. E também útil: descobri que a voz original de Vegeta, de Dragon Ball, é a mesma do Shun, de Cavaleiros do Zodíaco.

Animes com as melhores notas no site

O MAL, como é popularmente chamado, até tem um aplicativo, mas só está disponível para quem contribui financeiramente com o site.

O ponto negativo geral é que todo o conteúdo está em inglês.

Video Game Collection Tracker

O Video Game Collection Tracker, ou apenas GG, é um site que cataloga praticamente todos os jogos existentes — ou quase isso, já que é relativamente novo e ainda está sendo atualizado. Com ele, você pode cadastrar os games que já jogou ou ainda quer jogar, especificando ainda aqueles que você está jogando no momento, já zerou, completou 100% e até os que não gostou e abandou antes de terminar.

O GG tem uma interface muito bacana e muito potencial para crescer

Disponível apenas em inglês, o GG também é uma ótima maneira de publicar seus próprios reviews, criar listas temáticas, debater com outros jogadores e encontrar jogos que ainda não conhece, já que a página de cada título tem as principais informações sobre ele, como trailer, sinopse e plataformas disponíveis. Acesse o site aqui.

Outras opções

Há diversas outras opções, é claro, e as que citei acima são as que considero as ideais. Mas se você quiser experimentar outras alternativas e concluir por contra própria o que é melhor para você, cito abaixo mais algumas:

Para organizar a leitura, impossível não citar o Goodreads, que está cada vez mais popular entre os brasileiros. Ele tem uma grande variedade de títulos, incluindo muitos internacionais, diferentes edições e a opção de marcar e-books. O maior problema é que é todo em inglês, embora mantenha os títulos no idioma original. O aplicativo informa que há a opção de escanear um livro e já catalogá-lo de forma automática. Você confere a versão Android aqui; e iOS aqui.

O Filmow é a opção nacional para catalogar filmes e séries. O site tem uma base de usuários ativa e se define como uma rede social, acima de tudo. Cheguei a usar no início, mas como não interajo muito, acabou se tornando dispensável. Então, se você procura uma experiência mais social, brasileira, para catalogar seus filmes e séries, pode ser o lugar mais indicado.

O IMDB é a principal fonte quando precisamos saber a biografia, a história de algum artista. É uma enciclopédia com dados sobre as carreiras de nomes do mundo inteiro que fazem parte da indústria do audiovisual, da música e dos games. Na Internet Movie Database (IMDB) que agora pertence a Amazon, você também pode catalogar os seus filmes, séries e também os jogos — que aliás, é o grande diferencial até agora em relação aos outros sites e aplicativos citados.

Em resumo, o IMDB serve para tudo de uma vez só. Com as opções de sempre: marcar o que pretende assistir, o que já viu, já jogou, dar nota, etc. Você confere a versão Android aqui e a iOS aqui.

O Banco de Séries é uma rede social para catalogar exclusivamente séries. O site é bem simples, com seção de comentários e avaliações das séries. Ele mostra o ranking dos títulos mais populares segundo os usuários do site. O aplicativo ainda está em desenvolvimento. Talvez seja uma opção se você deseja ter uma interação social mais ativa e quiser apoiar uma iniciativa brasileira. Mas não há nenhum outro grande diferencial.

Por fim, reúno aqui dois aplicativos (para Android) que são bem similares: o Series Addict (você pode baixar aqui) e o Series Guide (aqui). Ambos são bons para catalogar as séries, marcar episódios já vistos, etc. Mas não há nenhum diferencial positivo em relação ao TV Time, que citei no início do post — que é gratuito e bem mais completo.