Logo do Jovem Nerd
PodcastsVídeos
Cota de tela para filmes brasileiros nos cinemas é aprovada pelo Senado
Filmes

Cota de tela para filmes brasileiros nos cinemas é aprovada pelo Senado

Projeto revive lei que expirou em 2021 e segue para sanção presidencial

Saori Almeida
Saori Almeida
20.dez.23 às 11h31
Atualizado há mais de 1 ano
Cota de tela para filmes brasileiros nos cinemas é aprovada pelo Senado
Medida Provisória/Reprodução

O Senado Federal aprovou, na última terça-feira (19), o projeto que revive a "cota de tela" para filmes nacionais nos cinemas do Brasil. A versão mais recente de tal lei foi implementada em 2001, mas deixou de valer em 2021, quando a Medida Provisória (MP) com prazo de 20 anos expirou e não houve substituição.

A "cota de tela" define que os cinemas do país são obrigados a exibirem filmes brasileiros por um período fixo e proporcional de dias durante o ano, com atenção ao número mínimo para sessões e à diversidade de longas. Os requisitos obrigatórios da lei serão atualizados por decreto do Poder Executivo também anualmente.

Empresas que não cumprirem a determinação poderão receber multas correspondentes a "5% da receita bruta média diária do complexo cinematográfico, multiplicada pelo número de sessões [de longas-metragens brasileiros] que não foram realizadas".

Assim que implementada, a nova lei terá validade até dezembro de 2033. A fiscalização, por sua vez, será responsabilidade da Agência Nacional do Cinema (Ancine).

"O objetivo [da cota de tela] é promover a autossustentabilidade da indústria cinematográfica nacional e do parque exibidor; a liberdade de programação, valorizando a cultura nacional; a universalização do acesso; e a participação dessas obras no circuito exibidor."

O novo projeto de "cota de tela" para filmes nacionais é de autoria do deputado Marcelo Calero e já havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados em outubro.

No momento em que essa matéria é escrita, o texto segue para sanção presidencial.

Fique de olho por aqui para mais novidades. Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais – acesse e confira.

Fonte: Agência Senado, G1, Folha de S. Paulo

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Este site utiliza o Google Analytics para entender como os visitantes interagem com o conteúdo. O Google Analytics coleta dados como localização aproximada, páginas visitadas e duração da visita, de forma anonimizada.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais