A noite da última segunda-feira foi conturbada para os fãs da DC Comics, com o anúncio da saída de Ben Affleck da direção do filme solo do Batman. Depois da notícia, os nerds ficaram com um questionamento em mente: se não Affleck, quem pode comandar a próxima aventura do Morcego? Por isso, o Jovem Nerd News preparou essa lista com os possíveis nomes cotados segundo a revista Forbes, falando um pouco de seus últimos trabalhos e ideias do que eles poderiam fazer no longa.
Matt Reeves
Últimos trabalhos: A trilogia mais recente de Planeta dos Macacos.
O que ele poderia fazer: Em Planeta dos Macacos, Reeves demonstrou que consegue contar histórias fechadas em si mesmo mas que ao mesmo tempo integram algo maior. Talvez essa seja a solução para um filme solo do Batman que consiga trazer um bom roteiro sem se preocupar muito em deixar ganchos para o futuro do Universo DC. Além disso, o cineasta consegue alternar de forma eficiente entre diversos núcleos narrativos (um bom exemplo disso são as linhas narrativas distintas em Planeta dos Macacos: O Confronto), então ele poderia aplicar isso para dar duas perspectivas da mesma história, uma do ponto de vista do próprio Batman e outra do Comissário Gordon e da polícia de Gotham — algo que já foi feito em Batman: Ano Um.
Denis Villeneuve
Últimos trabalhos: A Chegada; Sicario - Terra de Ninguém; Os Suspeitos
O que ele poderia fazer: Villeneuve tem se provado um diretor versátil, que consegue transitar entre gêneros diferentes com facilidade. Em Os Suspeitos, de 2013, o cineasta criou uma atmosfera de loucura e obsessão para o personagem vivido por Hugh Jackman que serviria como uma luva para uma história mais psicológica do Batman. Sem grandes sequências de ação, Villeneuve poderia mergulhar na psique do Homem-Morcego e explorar os conflitos internos do herói. O cineasta poderia adaptar a graphic novel Asilo Arkham no filme, fazendo o protagonista questionar se ele não está no mesmo patamar de loucura do que os seus grandes inimigos.
Matt Ross
Últimos trabalhos: Capitão Fantástico; 28 Hotel Rooms
O que ele poderia fazer: Em Capitão Fantástico, Ross trouxe um estudo de personagens com um tom mais leve. Num possível filme do Batman comandado por ele, poderíamos ver o Homem-Morcego atuando ao lado do Robin e criando um laço familiar com o garoto — com isso, o cineasta poderia explorar os traumas do passado de Bruce Wayne e fazer um filme mais focado no lado humano do personagem do que necessariamente em algo épico e recheado de pancadaria. O roteiro poderia trazer a dupla dinâmica realizando diversas pequenas missões dentro de Gotham e a partir disso mostrar a relação dos dois.
Gavin O'Connor
Últimos trabalhos: O Contador; Em Busca da Justiça
O que ele poderia fazer: O'Connor soube aproveitar muito bem um personagem super inteligente em O Contador, então ele poderia fazer um thriller onde o Batman teria de investigar algum crime aparentemente sem solução e usar todas as suas capacidades intelectuais para descobrir quem foi o culpado. Como as cenas de ação de O Contador são muito bem executadas, o cineasta conseguiria balancear entre um filme de ação e um suspense sem fim.
George Miller
Últimos trabalhos: Mad Max - Estrada da Fúria; Happy Feet 2
O que ele poderia fazer: Miller é uma peça rara, já que ele fez algo mega adulto como Mad Max, mas também fez os dois Happy Feet e os dois Babe - O Porquinho Atrapalhado. Então poderíamos ter algo épico e grandioso, mas também poderíamos ter um filme mais leve, provavelmente com o Robin atuando ao lado do Batman. Mas voltando para a realidade, Miller poderia aplicar a estética suja de Mad Max para mostrar o Homem-Morcego em uma missão fora de Gotham, algo que estivesse relacionado ao Universo DC como um todo.
Em tese, o filme do Batman vai chegar aos cinemas em 2018, então, devemos saber quem será o diretor muito em breve. Até lá, só nos resta especular. E você, nerd, quem você gostaria que comandasse o próximo filme do herói?