Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Os 10 filmes da Marvel com menor aprovação no Rotten Tomatoes
Filmes

Os 10 filmes da Marvel com menor aprovação no Rotten Tomatoes

Site calcula notas com base no percentual de análises positivas ou negativas

Gabriel Avila
Gabriel Avila
31.mar.22 às 17h55
Atualizado há cerca de 3 anos
Os 10 filmes da Marvel com menor aprovação no Rotten Tomatoes

O Rotten Tomatoes se torna notícia sempre que um grande lançamento atinge uma nota muito alta, próxima dos 100%, ou muito baixa. É o caso de Morbius, filme da Marvel que chamou atenção por sua baixa aprovação nos critérios do site.

Ao longo dos anos, o RT passou a chamar a atenção dos fãs de cinema por dar pontuações a filmes com base em análises da crítica especializada. A página faz um cálculo da porcentagem de críticas positivas indicar um consenso formado entre opiniões favoráveis - ou não.

Ainda que uma nota gerada por um punhado de críticas em um agregador não seja a verdade absoluta sobre o valor de um filme – até porque obras de arte são complexas demais para receber notas absolutas –, é fato que o rankeamento tem seu apelo e dá origem a curiosidades e debates sobre essas obras.

Aproveitando a estreia de Morbius, reunimos abaixo os 10 filmes da Marvel com a menor aprovação no agregador, das notas maiores para as menores. Para efeitos de comparação, vale dizer que os filmes abaixo pontuaram menos do que X-Men Origens: Wolverine (38%), Os Novos Mutantes (36%) ou Venom (30%). Confira:

Justiceiro (2004) e Justiceiro: Zona de Guerra (2008) - 29%

A lista começa com um empate técnico entre os dois filmes do Justiceiro. O original e a continuação, Em Zona de Guerra (2008), têm seus pontos positivos, mas não foram suficientes para cair nas graças da crítica. Vale notar que, caso a lista incluísse filmes para a TV, o personagem apareceria novamente graças a O Justiceiro (1989). Protagonizado por Dolph Lundgren, o longa conta com 24% de aprovação no site.

Quarteto Fantástico (2005) - 28%

A primeira aventura do Quarteto Fantástico tem sua base de fãs, especialmente por ter surgido no início da era de ouro do cinema de super-heróis. Ainda assim, o filme tem apenas 28% de aprovação no site, uma nota que fica bem alta se compararmos com o score do remake lançado dez anos depois.

Motoqueiro Fantasma (2007) - 26%

Nem o carisma de Nicolas Cage foi capaz de fazer com que o primeiro filme de Motoqueiro Fantasma caísse nas graças da crítica. Porém, a produção fez sucesso o bastante para garantir uma continuação, que não se saiu muito melhor (falaremos dele em breve).

Blade: Trinity (2004) - 25%

O encerramento da aclamada trilogia de Blade, o Caçador de Vampiros, nos cinemas não fez muito sucesso com a crítica especializada. Mesmo com o reforço de Ryan Reynolds (Deadpool), a despedida de Wesley Snipes do papel não decolou e é lembrada por ter uma das piores versões do Drácula nas telonas.

X-Men: Fênix Negra (2019) - 22%

Último filme da franquia principal dos mutantes nos cinemas antes da compra da Fox pela Disney, X-Men: Fênix Negra foi a segunda tentativa de adaptar uma das maiores HQs dos personagens nos cinemas – e conseguiu se sair pior do que X-Men: O Confronto Final (2006).

Motoqueiro Fantasma - Espírito de Vingança (2011) - 18%

Se o primeiro Motoqueiro Fantasma incomodou muita gente, o segundo parece ter irritado muito mais. Com uma bilheteria razoável (US$ 132 milhões mundialmente), o filme marcou a despedida de Johnny Blaze nas telonas até o momento.

Morbius (2022) - 17%

Novo lançamento do universo da Sony focado em personagens ligados ao Homem-Aranha nas HQs, Morbius não parece ter caído no gosto da crítica. Como o filme é recente esse score pode mudar, mas o fato de ter chegado perto do pódio logo de cara não é bom sinal.

Howard, o Super-Herói (1986) - 14%

Nem todo filme com notas baixas tem um final infeliz, e Howard, o Super-Herói é uma prova. Conhecido por ser tão ruim que levou o lendário Robin Williams a se demitir em três dias, o filme passou a ser revisitado com carinho por parte dos fãs.

Elektra (2005) - 11%

Derivado do mediano Demolidor - O Homem sem Medo (2003), o filme Elektra foi a realização de um sonho antigo de adaptar a aclamada HQ Elektra Assassina, de Frank Miller. Muito longe da qualidade da obra original, o longa é famoso pelo fato de que a própria estrela, Jennifer Garner, só participou por obrigações contratuais.

Quarteto Fantástico (2015) - 9%

O posto de filme da Marvel com a pior avaliação no Rotten Tomatoes vai para o reboot de Quarteto Fantástico, lançado em 2015. Resultado de uma produção conturbada marcada por diferenças criativas entre diretor e estúdio, o filme não se saiu nada bem e levou o grupo direto para a geladeira. O hiato promete chegar ao fim em breve com a apresentação do time no Universo Cinematográfico da Marvel em uma aventura comandada por Jon Watts (Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa).

Veja mais sobre

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais