Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
10 HQs do Homem-Aranha para você entrar no hype do filme!
Filmes

10 HQs do Homem-Aranha para você entrar no hype do filme!

A Morte de Jean DeWolff, Azul e outras!

Cesar Gaglioni
Cesar Gaglioni
05.jul.17 às 17h48
Atualizado há quase 8 anos
10 HQs do Homem-Aranha para você entrar no hype do filme!

Homem-Aranha: De Volta ao Lar está chegando aos cinemas nessa semana e, para aumentar o seu hype, separamos 10 HQs essenciais do personagem para você ler. Os títulos selecionados vão de histórias clássicas a publicações contemporâneas e vale lembrar que todas elas foram publicadas no Brasil.

Caído Entre os Mortos/Herói da Resistência

lista1

Os dois títulos formam uma única história, escrita por Mark Millar para o selo Marvel Knights, uma iniciativa com uma pegada mais adulta. Na história, alguns arqui-inimigos de Peter descobrem sua identidade secreta e decidem sequestrar a tia May, forçando o Cabeça de Teia a correr contra o tempo antes que seja tarde demais! As duas HQs foram relançadas no Brasil recentemente na Coleção de Graphic Novels do Homem-Aranha, publicada pela editora Salvat.

Homem-Aranha: Azul

lista2

Uma das minisséries mais elogiadas do Amigão da Vizinhança, que relembra as aventuras amorosas de Peter, desde os dias com Gwen Stacy até seu relacionamento com Mary Jane. O mais legal dessa HQ é que ela é mais uma história focada em Peter e em seus conflitos internos do que necessariamente no Homem-Aranha, com as cenas de ação ficando em segundo plano. Ela foi escrita por Jeph Loeb e ilustrada de maneira bem sensível por Tim Sale. Homem-Aranha: Azul foi relançada na Coleção de Graphic Novels Marvel da editora Salvat.

E Chega a Morte!

lista3

Essa é uma HQ das antigas, cuja história foi publicada originalmente entre as edições #89 e #90 da The Amazing Spider-Man. Nela, o Cabeça de Teia se mete em uma briga com o Dr. Octopus que acaba culminando na morte do Capitão Stacy, que além de ser pai de Gwen, servia como um mentor de Peter. No momento de sua morte, o policial pede que Peter cuide bem de sua filha e essa mensagem fica grudada na cabeça do herói depois disso. Dentro do cânone do Aranha, essa é uma das mortes mais importantes de sua mitologia. Essa história foi publicada no Brasil no encadernado A Morte dos Stacy, da editora Salvat.

A Morte de Gwen Stacy

lista4

Outra história que fundamenta a mitologia do Homem-Aranha e considerada uma das mais importantes HQs de todos os tempos. Nela, o Duende Verde descobriu a identidade secreta do herói e corre para sequestrar Gwen Stacy, sua namorada na época. Ele a leva para a ponte do Brooklin e a joga lá do alto. Peter corre para salvar sua amada, mas quando lança a teia, já é tarde demais.

A Morte de Gwen Stacy também trouxe uma "polêmica" para as histórias do Aranha. Metade dos fãs argumenta que a moça já estava morta quando a teia de Peter a atingiu e a outra metade diz que, pela presença de uma onomatopeia de "Snap" na cena, foi o próprio Peter que acabou a matando, já que seu pescoço foi quebrado com o repuxe da teia. A Morte de Gwen Stacy foi publicada no Brasil pela Panini Comics na Coleção Histórica Marvel: Homem-Aranha #1 e no encadernado A Morte dos Stacy, da editora Salvat.

A Saga Original do Clone

lista5

Depois da morte de Gwen Stacy em 1973, Stan Lee foi bombardeado de perguntas dos fãs que queriam saber porque a moça tinha sido morta na HQ. Lee, meio de saco cheio com tudo isso, mandou o roteirista Gerry Conway ressuscitar a menina de alguma forma. Conway, não querendo simplesmente dizer, "então, ela não morreu", optou pela solução de inserir o conceito de clones na mitologia do Aranha e trouxe de volta a paixão de Peter na Saga Original do Clone.

Posteriormente, na década de 90, o conceito dos clones foi retomado dando origem à terrível Saga do Clone, onde o Homem-Aranha descobriu que um clone seu, o Aranha Escarlate, estava se pendurando pelos prédios de Nova York combatendo o crime. A Saga Original do Clone foi relançada recentemente no Brasil na Coleção de Graphic Novels do Homem-Aranha da editora Salvat.

A Morte de Jean DeWolff

lista6

Considerada icônica dentro da mitologia do Homem-Aranha, A Morte de Jean DeWolff traz a capitã de política que dá título à história sendo assassinada pelo Devorador de Pecados. Depois disso, a HQ segue com diversas discussões acerca da natureza humana e do próprio caráter dos super-heróis, que acabam descobrindo um outro lado de seus atos. Essa história foi publicada no Brasil em 2013 pela Panini Comics e será relançada pela Salvat na Coleção de Graphic Novels do Homem-Aranha.

Homem-Aranha: Nunca Mais!

lista7

Publicada originalmente em 1967, Homem-Aranha: Nunca Mais! foi uma das principais fontes de inspiração para Homem-Aranha 2, de Sam Raimi. Nessa história, Peter quer abandonar sua vida como herói e tentar correr atrás de seus sonhos como "civil". Mas, grandes poderes trazem grandes responsabilidades, né? E nessa Peter descobre que apesar de não querer assumir o manto do Amigão da Vizinhança, sua presença por lá é necessária.

É uma HQ muito bem escrita por Stan Lee e magistralmente desenhada por John Romita, Homem-Aranha: Nunca Mais! traz também a clássica cena do uniforme do Teioso no lixo, que foi recriada por Raimi no segundo filme de sua trilogia. A editora Salvat publicou essa história na Coleção de Graphic Novels Marvel.

A Última Caçada de Kraven

lista8

Outra história icônica do Teioso — nessa trama, o caçador Kraven sequestra Peter, dá ele como morto e assume o uniforme negro do Homem-Aranha para si, se tornando um vigilante brutal que ataca com violência os criminosos de Manhattan. A HQ foi publicada originalmente em 1987 e é considerada um clássico do Aranha. A Panini e a editora Salvat publicaram essa história em volumes encadernados por aqui.

A Morte do Homem-Aranha

lista9

No começo dos anos 2000, decidida a ganhar novos leitores, a Marvel criou o selo Ultimate, que reiniciava boa parte das cronologias de seus heróis. A versão do Homem-Aranha nesse selo foi um sucesso instantâneo e em 2011, a editora decidiu que era a hora do Peter Parker desse universo morrer. Em um último combate com o Duende Verde, Peter encontra seu fim dando espaço a Miles Morales assumir o manto do Teioso.

Apesar de não ser uma grande história, A Morte do Homem-Aranha é legal para mostrar aos leitores que os valores do herói são mais fortes do que quem usa o uniforme, além de ser um bom desfecho para uma fase e um bom ponto de partida pra quem quer começar a ler.  A editora Salvat publicou o volume encadernado recentemente.

Homem-Aranha: De Volta ao Lar

lista10

Apesar do título em português ser o mesmo do que o novo filme, De Volta ao Lar não tem muita relação com a trama que veremos nas telonas. Aqui, Peter conhece um homem chamado Ezekiel, que possui alguns poderes similares ao dele e sabe de sua identidade secreta. Então, os dois começam uma longa e filosófica conversa que analisa alguns elementos fundamentais da formação do Homem-Aranha. A editora Salvat publicou o volume encadernado por aqui.

O Aranha possui várias histórias icônicas e ficaram de fora títulos como Se Esse é o Meu Destino, Percepções, Ascensão e Queda do Rei do Crime, Revelações, O Duende Vive, que valem ser mencionadas por aqui.

Homem-Aranha: De Volta ao Lar chega aos cinemas amanhã (6) — confira nossa crítica.

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais