Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
O que é e como funciona a Bluesky, rede social concorrente do X
Ciência e Tecnologia

O que é e como funciona a Bluesky, rede social concorrente do X

Serviço descentralizado é uma criação de Jack Dorsey, cofundador e ex-CEO do passarinho azul

Pedro Siqueira
Pedro Siqueira
06.set.24 às 12h50
Atualizado há 7 meses
O que é e como funciona a Bluesky, rede social concorrente do X
Bluesky/Divulgação

Com as mudanças e polêmicas do X (finado Twitter), o interesse por plataformas concorrentes ao ex-passarinho azul está cada vez maior. Curiosamente, um dos próprios fundadores do antigo Twitter embarcou novamente no universo das redes sociais, com o Bluesky.

A novidade foi lançada em fevereiro de 2023 e, ao longo dos meses, virou um dos refúgios dos usuários saudosos pelas antigas funcionalidades do Twitter. Concebido inicialmente como uma rede mais privada, dependente de convites para novas contas, o Bluesky teve um boom de popularidade ao liberar o cadastro para todos os usuários.

Aqui no Brasil, a rede ganhou uma migração em massa de novos usuários, justamente devido às constantes polêmicas (e até suspensão) do X. Para situar os nerds na nova plataforma, reunimos abaixo tudo o que você precisa saber para aproveitar o Bluesky ao máximo:

O que é Bluesky?

Bluesky é uma rede criada por Jack Dorsey, cofundador e ex-CEO do Twitter. O projeto começou a ser desenvolvido antes mesmo da compra do passarinho azul por Elon Musk, mas se tornou uma empresa independente em 2021 — quando Dorsey rompeu definitivamente seu vínculo com a organização que ajudou a erguer.

A ideia é que a plataforma se torne um ecossistema de mídias sociais totalmente descentralizado e que opere em código aberto — ou seja, não sendo propriedade de uma única empresa.

A base do projeto é o AT Protocol (Protocolo de Transferência Autenticado, em tradução livre) — tecnologia que promete portabilidade entre contas, possibilidade de escolher os algoritmos que pretende utilizar e a interoperabilidade entre diferentes redes sociais.

Como funciona o Bluesky?

Para criar sua conta, você deve fornecer um e-mail e senha para cadastro, além, claro, de escolher o seu nome de usuário. A página inicial da plataforma é bastante semelhante ao Twitter, com o feed no centro e o menu principal da rede social à esquerda. A coluna da direita mostra o campo de pesquisa e opções para que você possa descobrir novas contas e publicações.

  • Página inicial

Na parte superior da interface, também são mostradas três opções de linhas de publicação (timelines, em inglês): uma exclusiva para posts de pessoas que o usuário segue; uma que engloba os tópicos mais populares dentro da rede social; e uma lista de conteúdos populares entre as pessoas seguidas. Você pode também definir listas próprias, com contas que deseja acompanhar para diferentes propósitos:

Print screen da página inicial do Bluesky Página inicial do Bluesky. (Captura de tela)

Na hora de fazer a primeira publicação, o funcionamento é praticamente igual ao Twitter — em sua versão mais básica. Existe um limite de 300 caracteres por texto, possibilidade de inserir imagens e definir em que idiomas você pretende escrever.

(Captura de tela)

  • Configurações

Com relação às configurações, a plataforma possui modo claro e escuro, além de algumas opções de personalização de feed. Por exemplo, o usuário pode filtrar quantas curtidas uma publicação-resposta precisa ter para aparecer em sua lista e até a possibilidade de esconder todos os posts conhecidos como Citações (aqueles que republicam o conteúdo com uma mensagem a mais).

(Bluesky/Captura de tela)

  • Trending Topics

Uma das funcionalidades mais queridas do Twitter, os trending topics, que permitem acompanhar os assuntos em alta na rede social, por enquanto, não está disponível para o Bluesky. No entanto, parece que teremos que aguardar só mais um pouco, pois, em entrevista à Folha de S. Paulo (leia aqui), a cofundadora da rede, Rose Wang, prometeu a atualização para os próximos meses.

  • Feeds

Na página Feeds, no menu da esquerda, é possível centralizar publicações sobre temas específicos ou filtrados por idioma. Além do What's Hot (que funciona como uma espécie de Trending Topics, mostrando os feeds em alta entre os usuários), você pode entrar em feeds sobre exercícios físicos, arte, fotos de gatinhos, entre outros.

(Captura de tela)

Para isso, basta usar a barra de Discover New Feeds e ir atrás das opções que mais atendem o seu perfil. Lá, por exemplo, é possível acompanhar feeds sobre animes, MCU, DCU, games e tudo que todo jovem nerd adora.

(Captura de tela)

  • Moderação

Outra aba interessante dentro da Bluesky é a "Moderation" (Moderação, em português). Nela, é possível ver listas e contas que foram silenciadas/bloqueadas, mas o destaque está no Filtro de Conteúdo. Nesse menu, o usuário decide se certos tipos de conteúdo delicado devem ser mostrados com um aviso de gatilho, escondidos por completo ou mostrados normalmente.

(Bluesky/Captura de tela)

  • Starter Packs

Se você acabou de chegar no Bluesky e não faz ideia de quem ou o que seguir primeiro, os starter packs (pacotes para iniciantes) são uma boa pedida para se situar. A função agrega feeds e contas que são relevantes para um determinado tipo de público ou seguidor.

No Starter Pack do NerdBunker, por exemplo, você consegue seguir todos os nossos maravilhosos redatores, focados em trazer para você o melhor conteúdo e bobajada nerd:

(Captura de tela)

Vale lembrar que qualquer usuário pode criar os próprios starter packs, para os mais variados motivos. Você pode juntar, por exemplo, todos os creators que você adora em um único feed, ou juntar as contas de todos os seus amigos para facilitar a vida daquele outro colega novato na rede social.

  • GraySky e clientes alternativos

Assim como o Twitter, você pode acessar o Bluesky por meio de plataformas terceiras que apresentam algumas funcionalidades a mais (como o antigo Tweetdeck). A rigor, a experiência da rede social não muda, já que as opções são baseadas no código-fonte do próprio Bluesky, e funcionam mais como alternativas para quem busca algumas funcionalidades a mais.

No GraySky (acesse aqui), você tem acesso a traduções nos posts, GIFs, hashtags, um design mais sóbrio, focado nos feeds, e até os trending topics, que podem ser uma opção enquanto a versão oficial não chega.

Outras opções incluem o Klearsky (acesse aqui), e o Tokimeki (acesse aqui), que permite um suporte melhor para múltiplas contas.

Vídeos e outros recursos no Bluesky

Como frisamos acima, o Bluesky é uma rede ainda em aprimoramento, então muitas das funcionalidades que esperamos estão em fase de desenvolvimento. A boa notícia é que, especialmente com a onda de brasileiros chegando ao céu azul, os desenvolvedores parecem empenhados em trazer logo funções bem interessantes para a plataforma.

Entre as promessas para o futuro estão a reprodução de vídeos, os trending topics, e até a possibilidade de perfis privados, que, por enquanto, ainda não são uma realidade no Bluesky.

Enquanto isso, Siga de olho no NerdBunker para mais novidades. Aproveite e conheça todas as redes sociais da gente, entre em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.

Veja mais sobre

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais