Após questões judiciais, o X (antigo Twitter) pode ser encerrado no Brasil, e os usuários já estão à procura de uma rede social alternativa para preencher esse espaço vazio.
- Alexandre de Moraes intima Elon Musk e ameaça tirar X do ar
- Brasileiros estão prontos para o (possível) fim do X com memes apocalípticos
Pensando nisso, listamos abaixo seis redes sociais que podem ser o novo lar de memes e desabafos caso o X seja suspenso. Para aqueles que não estão por dentro da situação, também reunimos uma breve explicação sobre a situação envolvendo o Supremo Tribunal Federal (STF). Confira abaixo:
Suspensão do X (antigo Twitter)?
Na última quarta-feira (28), Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), emitiu uma intimação com a exigência de que Elon Musk, chefão da rede social, determine um novo representante legal para o X no Brasil.
A decisão judicial chega após a plataforma encerrar as operações no Brasil. Segundo o X, o encerramento ocorreu após supostas ameaças de prisão contra o representante legal da plataforma, por não ter cumprido ordens do STF.
Redes sociais alternativas ao X
Com uma suspensão iminente do X, os usuários buscam outras redes sociais para preencher o espaço deixado pelo antigo Twitter. Veja algumas opções abaixo:
1. BlueSky

O Bluesky (carinhosamente chamado de Céu Azul, na tradução livre) é uma Rede Social Federada, criada por Jack Dorsey, cofundador e ex-CEO do antigo Twitter.
Em essência, a rede social possui uma interface bem parecida com a do antigo Pássaro Azul, e os membros podem compartilhar publicações com até 300 caracteres, fotos, vídeos e mais.
No início, apenas usuários com convite poderiam criar uma conta, mas a rede já liberou o acesso total para qualquer pessoa. Confira todos os detalhes sobre o BlueSky aqui!
- Aproveite e siga também o NerdBunker no Bluesky
2. Threads

Outra opção bem parecida é o Threads. A rede social é um produto da Meta, de Mark Zuckerberg, concorrente direta do X.
De forma geral, funciona como um "microblog" para atualizações em texto, fotos e vídeos. Traduzido do inglês, “threads” significa “fios”, “linhas”, remetendo às postagens dos usuários. Saiba tudo sobre o Threads aqui!
- Aproveite e siga o NerdBunker na rede social!
3. Mastodon

O Mastodon também pode ser uma boa escolha. A rede social possui semelhanças em relação ao antigo Twitter, mas com algumas diferenças técnicas.
Os usuários podem criar "toots" (similar aos "tuítes"), com vídeos, fotos, comentários e até mensagens de áudio. Contudo, assim como o Bluesky, o Mastodon é uma rede social federada — com servidores criados por usuários/organizações diferentes. Veja como criar uma conta no Mastodon!
4. Hive

O Hive também é uma rede alternativa ao X. Disponível apenas para dispositivos móveis (Android e iOS), o aplicativo oferece uma experiência que se aproxima de uma combinação entre o X e o Instagram.
Os destaques do Hive incluem a facilidade de criar uma conta (é possível usar um login do Google), um feed cronológico (para quem não quer perder nada), perfis customizados e, claro, publicações em texto, vídeo, fotos e mais. Mais detalhes estão disponíveis no site oficial!
5. cohost!

O cohost! é uma nova rede social, "construída do zero, por uma pequena equipe de desenvolvedores e designers que gostam de compartilhar conteúdos na internet".
Como a interface e o design ainda estão em construção, as funções do cohost! ainda são limitadas, mas é possível compartilhar textos, imagens e mais ideias. Além disso, a ausência de algoritmos, permite que os usuários tenham uma experiência mais "orgânica" na rede. Saiba mais na página oficial!
6. Telegram

Você pode estar se perguntando por que o Telegram está nessa lista, mas o aplicativo tem surpreendido a comunidade com funções cada vez mais inovadoras, sendo uma alternativa para quem busca algo diferente.
Recentemente, o Telegram adicionou recursos de menções e hashtags nos chats — ferramentas características do X e Instagram.
Menção honrosa: o saudoso Koo

Durante as instabilidade do antigo Twitter, os brasileiros sempre buscaram o Koo, seja pelo meme ou pela simpatia dos desenvolvedores por trás da plataforma.
Infelizmente, em julho deste ano, o Koo anunciou o encerramento das atividades no país. Na ocasião, a rede social citou um momento financeiro delicado como o principal motivo. Saiba mais!
Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.