A inteligência artificial, com destaque para o ChatGPT, tem causado grandes discussões nos últimos tempos, mas o futuro dessa tecnologia pode guardar uma reviravolta. De acordo com um novo estudo, o ChatGPT-4 estaria ficando mais "burro" com o passar do tempo.
- NerdCast | Tecnologias do Futuro 4: AI e ChatGPT
- Linha do tempo: como o ChatGPT evoluiu até a ferramenta atual
Tal análise foi feita por pesquisadores da Universidade Stanford e da Universidade da Califórnia (UC Berkeley), com o GPT-3.5 e GPT-4. Foram investigadas, em março e junho, as capacidades das IAs para resolver problemas matemáticos, responder perguntas delicadas, gerar códigos e concluir tarefas de raciocínio visual.
O saldo final para "o modelo de linguagem (LLM) mais avançado da atualidade" foi uma queda significativa de desempenho entre os meses analisados. Do outro lado do ringue, o GPT-3.5 teve uma melhora notável.
Nas imagens abaixo, é possível ver as taxas de acerto nas respostas do ChatGPT-4 decaindo bruscamente, sejam em matemática, lógica ou perguntas sensíveis - confira:
O estudo não dá um motivo definitivo para o "emburrecimento" do ChatGPT-4. Porém, é válido lembrar que, como um modelo de inteligência artificial generativa, o aprendizado dessa tecnologia se baseia nas informações entregues pelos usuários. Teoricamente, quanto mais informações, melhor a máquina seria treinada e mais eficiente se tornaria.
- ChatGPT: como usar a AI de forma responsável
- Bard, chatbot do Google, chega ao Brasil como “rival” do ChatGPT
O ChatGPT-4 foi lançado em março de 2023, pela OpenAI, e está disponível para assinantes do ChatGPT Plus.
Fique de olho por aqui para saber mais novidades tecnológicas. Aproveite e siga o NerdBunker nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok.
Fonte: ZDNet