A comunidade de fãs de anime é bem grande no Brasil e sempre há aquela pessoa que sofre para convencer um amigo ou familiar a assistir algo nesse estilo.
Muitas obras podem, sim, causar estranheza à primeira vista, então é importante pensar bem no que indicar a um recém chegado na indústria de animações japonesas.
Sabendo que existem opções para todos os gostos, compilamos uma lista de animes "para não otakus", ou seja, iniciantes que planejam dar uma chance a essas produções.
Confira abaixo nossas indicações:
1 - Studio Ghibli

As obras de Hayao Miyazaki são uma ótima forma de começar essa lista. Filmes clássicos como A Viagem de Chihiro, O Castelo Animado e O Serviço de Entregas da Kiki (entre muitos outros) contam histórias diversas, intensas e com belas mensagens.
O visual característico e os personagens carismáticos do Studio Ghibli também garantem uma experiência prazerosa para muitas pessoas que querem entrar no mundo dos animes.
- Onde assistir: As produções do Studio Ghibli estão disponíveis no streaming pela Netflix.
2 - Your Name

O popular longa-metragem Your Name (Kimi No Na Wa, em japonês) acompanha Taki e Mitsuha, estudantes que vivem em cidades diferentes e começam a trocar de corpo por algum motivo.
Para que a vida de ambos não se torne um completo caos, eles passam a deixar bilhetes um para o outro e uma amizade se forma. No entanto, Taki descobre algo terrível com o decorrer da história e parte numa jornada para encontrar Mitsuha.
- Onde assistir: A criação de Makoto Shinkai pode ser assistida no HBO Max.
3 - A Voz do Silêncio

Já A Voz do Silêncio: Koe no Katachi oferece uma trama que gira em torno de bullying, inclusão, amadurecimento e empatia.
Shoya Ishida era o principal valentão que atormentava Shoko Nishimiya, uma garota com deficiência auditiva, na escola. Anos depois, o bully tenta reencontrar Shoko para pedir desculpas pelos erros do passado.
- Onde assistir: O filme adapta o mangá de Yoshitoki Oima e está disponível no catálogo da Netflix.
4 - Kimi ni Todoke

Para quem gosta de romance e quer uma história que aquece o coração, Kimi ni Todoke (Que Chegue a Você, em português) é uma ótima indicação.
Na trama, Sawako é uma colegial extremamente tímida e sozinha que, pela sua aparência, vive sendo chamada de Sadako (personagem do filme Ringu, no qual O Chamado foi baseado). Certo dia, Shouta Kazehaya, um garoto muito popular no colégio, conversa com ela sem medo, ganhando o coração da protagonista.
Enquanto sua relação com Shouta vai se estreitando, amizades e sentimentos mais fortes vão florescendo na vida de Sawako.
- Onde assistir: Kimi ni Todoke tem duas temporadas de 25 e 13 episódios, respectivamente. O anime completo está na Netflix e também existe um filme live-action.
5 - Toradora

Os adeptos da comédia romântica, por sua vez, podem ser fisgados por Toradora. Esse anime coloca os holofotes Ryuji Takasu e Taiga Aisaka. Enquanto o primeiro é visto como um delinquente por ter um olhar intimidador, a outra é uma "nanica raivosa".
A história começa a se desenvolver a partir do momento em que esses protagonistas descobrem que estão apaixonados pelos melhores amigos um do outro. Enquanto tentam se ajudar a conquistar seus respectivos alvos, uma relação cada vez mais próxima se desenvolve.
- Onde assistir: Toradora tem uma temporada de 25 episódios e está no catálogo da Netflix.
6 - Fullmetal Alchemist: Brotherhood

Fullmetal Alchemist: Brotherhood é considerado um dos melhores e mais fiéis animes já feitos - e não só pelos amantes de fantasia científica e comédia dramática.
A produção do estúdio Bones retrata a jornada dos irmãos Edward e Alphonse Elric, que sofreram graves consequências ao tentarem usar alquimia para trazer sua mãe de volta à vida. A alma de Alphonse fica presa a uma grande armadura, enquanto Elric perde alguns membros.
Enquanto trabalham para restaurar seus corpos, os irmãos encontram desafios além do esperado.
- Onde Assistir: Fullmetal Alchemist: Brotherhood é uma aventura mais longa para iniciantes. O anime tem 64 episódios disponíveis na Crunchyroll, além de quatro OVAs ( histórias fora do roteiro principal).
7 - Death Note
Outro clássico que pode ser indicado para "otakus de primeira viagem" é Death Note.
Na trama, Light Yagami, um dos melhores estudantes do Japão, acaba encontrando um caderno preto que pode matar qualquer pessoa. Basta escrever o nome e ter um rosto em mente. Se a causa da morte não for especificada, o alvo tem uma parada cardíaca em 40 segundos.
Enquanto o protagonista brinca de "Deus do novo mundo", o espectador acompanha uma história de investigação policial cheia de suspense e inteligência.
- Onde assistir: Death Note tem 37 capítulos e está disponível na Netflix, HBO Max e Crunchyroll.
8 - Violet Evergarden
Se o anime que procura precisa ter drama, um visual belíssimo e muitas aberturas para chorar, Violet Evergarden é uma ótima porta de entrada.
Violet é uma jovem treinada para ser uma arma. Depois de sobreviver à Primeira Guerra Mundial na Europa, com graves sequelas, ela se torna uma Boneca Autômata de Automemórias, que escreve cartas para outras pessoas.
A partir desse trabalho, a protagonista redescobre o que são os sentimentos e o sentido de sua vida pós-guerra. Ela também busca entender o significado de uma frase específica.
- Onde assistir: Violet Evergarden é um anime de 13 episódios. Existem ainda um capítulo extra e dois filmes. Todo o conteúdo está disponível na Netflix.
9 - Junji Ito
Os amantes de terror não foram deixados de fora dessa lista, apesar de já termos um conteúdo especial sobre animes desse gênero no Nerdbunker. A indicação que vamos citar aqui é a Junji Ito Collection.
Esse é um anime antológico que adapta várias histórias do famoso mangaká de horror Junji Ito. Alguns exemplos são Tomie, Souichi, Casa das Marionetes, O Circo Chega à Cidade e Garota Lesma.
- Onde assistir: Junji Ito Collection tem 13 episódios e está disponível na Crunchyroll. Uma nova adaptação, chamada Junji Ito: Histórias Macabras do Japão, será lançada pela Netflix em 19 de janeiro.
10 - Perfect Blue

Por fim, temos um suspense psicológico que acerta em deixar o espectador confuso intencionalmente e lembra outros longas como Cisne Negro, que vieram depois.
Perfect Blue conta a história de Mima, integrante de um grupo de música pop japonesa, que decide se jogar no mercado da atuação. Ao mesmo tempo que sua nova carreira demanda muita saúde mental, a garota tem que lidar com as reações e fofocas dos fãs, opiniões de sua empresária e até assassinatos estranhos.
A questão é que, com o passar do tempo, o observador não sabe mais o que é vida real e o que é interpretação.
- Onde assistir: O filme não está disponível via streaming, mas pode ser encontrado na íntegra em plataformas online.
- Como funcionam as temporadas de animes no Japão?
Qual será a produção que irá te trazer para o mundo dos animes? Fique liga no Nerdbunker para mais indicações nesse estilo e muito mais.