Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
8 vezes em que o mundo celebrou a obra de Akira Toriyama
Animes e Mangás

8 vezes em que o mundo celebrou a obra de Akira Toriyama

Confira o impacto de produções como Dragon Ball e Dr. Slump na cultura pop, nos esportes e até na vida real

Gabriel Avila
Gabriel Avila
01.mar.25 às 12h38
Atualizado há cerca de 2 meses
8 vezes em que o mundo celebrou a obra de Akira Toriyama
Crunchyroll/Square Enix/Toei/Pierrot/Reprodução

A partida de Akira Toriyama pegou o mundo de surpresa. O gênio conhecido por dar vida a Dragon Ball e a muitos outros universos fantásticos morreu no dia 1º de março de 2024, aos 68 anos. Ele recebeu grandes homenagens, mas, felizmente, viveu para ver vários tributos à própria obra e legado.

Para celebrar a memória e a importância de Akira Toriyama, o NerdBunker reuniu algumas das vezes em que as criações do autor foram festejadas, seja na própria cultura pop ou fora dela. Confira abaixo:

1 - Mangás

Tudo bem, a gente sabe que abrir a lista com homenagens no mundo dos mangás é moleza. Afinal de contas, o impacto de Dr. Slump e Dragon Ball foram imediatos, e suas influências foram sentidas em boa parte dos grandes títulos que o seguiram, em especial os que pertencem à demografia shounen – focada nos jovens adolescentes.

Essa influência se reflete diretamente na obra de mestres como Eiichiro Oda (One Piece), Masashi Kishimoto (Naruto), Takehiko Inoue (Slam Dunk), Naoki Urasawa (Pluto) e Tite Kubo (Bleach), mas não para por aí. Artistas da nova geração, como Yusuke Murata (One Punch Man), Tatsuya Endo (Spy x Family) e Kōhei Horikoshi (My Hero Academia) também citam a obra de Toriyama como fonte de inspiração.

Capas japonesas dos volumes iniciais dos mangás de Dragon Ball e Dr. Slump (Jump Comics/Divulgação)

2 - HQs de super-heróis

Os quadrinhos de super-heróis também citam ou recriam momentos clássicos de Dragon Ball. Tanto no universo Marvel quanto no DC, os personagens costumam usar os Saiyajins como exemplo de alguém muito poderoso. A referência já foi feita pelo Flautista para descrever um descontrole do Flash, e pelo Homem-Aranha Miles Morales ao descrever uma nova função da armadura do Homem de Ferro.

Porém, as homenagens mais legais acontecem de forma visual. Em Batman/Superman #2, Robin e Supergirl são confundidos com inimigos pelo guerreiro Kongqi, que faz a clássica pose de Goku para enfrentá-los. Já em Liga da Justiça #25, o artista Jorge Jimenez se inspirou no clássico kamehameha de Gohan contra Cell para mostrar o Superman preparando um ataque enquanto pensa no pai e no filho – ambos chamados Jonathan.

View post on Instagram
 

Vocês notaram a referência ao Goku em Batman/Superman: Os Melhores do Mundo #2?

View post on X

Quero agradecer a todos pelo apoio e pelas palavras gentis direcionadas a essas páginas. Não são só mais páginas quaisquer — toda a cena do Superman foi escrita para ela. É uma clara homenagem ao mangá que me inspirou a começar a desenhar e a lutar muito por aquilo em que acredito.

3 - Cinema

É claro que o cinema também prestou tributos à obra de Akira Toriyama. O primeiro, e mais notável, acontece em Estrelas do Kung Fu (1985), quando ninguém menos do que Jackie Chan desce a porrada em um inimigo vestindo uma fantasia de Arale, a robozinha de Dr. Slump. Uma fofa homenagem do ator, cujos filmes foram fonte de inspiração para a criação de Dragon Ball. Inclusive, a história em questão mostrou o Mestre Kame disfarçado com um lutador chamado “Jackie Chun” em determinado ponto.

Por falar em mestres, Steven Spielberg também prestou uma rápida homenagem a Dragon Ball em seu remake de Guerra dos Mundos (2005). Ele conta com bonecos do Imperador Pilaf e de um carro do Senhor Satan como parte de um cenário.

Outras referências ao mangá dos Guerreiros Z apareceram recentemente em Creed III (2023), cujas lutas foram inspiradas em Dragon Ball, e em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (2021), longa no qual o protagonista arma um golpe que é descrito pela amiga Katy (Awkwafina) como uma “bola de fogo estilo Kamehameha”.

(A gente sabe que você veio conferir se falaríamos sobre Dragon Ball Evolution, mas não vai rolar. De nada.)

4 - Séries de TV

Ainda no mundo audiovisual, as obras de Toriyama também chegaram às séries de TV. Inicialmente, vamos falar sobre as animações, que encontraram formas variadas de prestar tributos. A primeira delas foi mostrar personagens assistindo a paródias de Dragon Ball Z, o que acontece em Padrinhos Mágicos e Irmão do Jorel. Esse último ainda fez uma mistura com Cavaleiros do Zodíaco e micro-ondas (pois é).

Outra forma foi dar o visual dos Guerreiros Z para personagens. Em Jovens Titãs em Ação!, o Robin já usou um cabelo arrepiado ao estilo Goku, enquanto O Incrível Mundo de Gumball mostrou o protagonista transformado em Super Saiyajin e ganhando a cabeleira loira de Gohan.

Watch on YouTube

Os live-actions também se lembram de Dragon Ball. Na segunda temporada de Two and A Half Men, Jake (Angus T. Jones) pede um jogo de videogame da franquia para aceitar visitar a avó. Na terceira temporada de The Flash, da CW, o velocista perde a memória e precisa ser lembrado por Iris West (Candice Patton) que amava o anime na época em que estavam na escola.

Por fim, o diretor de Ms. Marvel revelou que as cenas de luta do episódio final da primeira temporada foram diretamente inspiradas nas batalhas de Goku e companhia. “Estávamos explorando o que poderíamos fazer com os poderes dela para ter esse momento de se agigantar. Essa imagem é muito mangá, quase como uma influência de Dragon Ball Z”, disse Bilall Fallah.

A referência a Dragon Ball em Two and a Half Men acontece no episódio "Squab, Squab, Squab, Squab, Squab", de 2005 (Max/Reprodução)

5 - Games

Além dos mangás, Akira Toriyama também trabalhou ativamente em videogames como Dragon Quest, título cujo impacto também foi sentido pela indústria dos games. Desenvolvedor de Final Fantasy, Hironobu Sakaguchi disse que era fã do mangaká e que na época do primeiro game, considerava “um sonho fora de alcance” ter um time de design composto por mentes brilhantes como a do mestre.

Essa inspiração parece ter chegado ao artista Yuji Ishihara. Ele afirmou que os designs de personagem de Mega Man 11 (2018) foram diretamente inspirados pelo tom “confortável e caloroso” dos mangás de Toriyama.

O produtor Katsuhiro Harada diz que Tekken foi fortemente inspirado pela forma como Dragon Ball representava visualmente energias como o ki. Já em Mortal Kombat: Armageddon (2006), o modo de criação de personagem oferece diretamente o cabelo de Goku e o traje de Gohan. 

Por fim, diferentes jogos prestam homenagem à famosa frase “é de mais de oito mil”, dita por Vegeta. Títulos como World of Warcraft, Ratchet & Clank: Size Matters, inFamous 2Scribblenauts e Devil May Cry 2, citam a fala, normalmente como títulos de conquistas.

É possível criar o visual clássico de Goku em Mortal Kombat: Armageddon (Fairly Frequent FG Facts/X/Reprodução)

6 - Futebol

Os esportes são mais uma fonte de homenagens à obra de Akira Toriyama. Porém, estando no Brasil, a modalidade que chama mais a atenção nesse quesito é o futebol, que não decepciona. São vários os tributos a Dragon Ball, sejam em mosaicos feitos pela torcida ou em comemorações de gols.

No país, uma das mais lembradas é a “fusão” executada por Bruno Henrique e Gabriel Barbosa, do Flamengo.

View post on X

7 - Quadrinhos brasileiros

Não foram só os mangás e os super-heróis que foram impactados por Dragon Ball. Aqui em território nacional, o DNA porradeiro e bem-humorado da obra foi fonte de inspiração para diferentes títulos, como HQ de Briga (Silva João), Kung Fu Ganja (Davi Calil) e Juquinha (Max Andrade).

Capas de HQ de Briga, Kung Fu Ganja e Juquinha (Draco/Dead Hamster/Catarse/Reprodução)

8 - Vida cotidiana

Por fim, tendo em vista o enorme impacto de Akira Toriyama em diferentes aspectos, nada mais justo do que citar também algumas questões da vida real. Em primeiro lugar, Dragon Ball inspirou a criação do Dia do Goku, comemorado anualmente em 9 de maio.

Um balão do Saiyajin favorito da cultura pop aparece anualmente no desfile de Dia de Ação de Graças da Macy’s, nos Estados Unidos.

E a obra também inspira nomes de bebezinhos em todo o mundo. Só aqui no Brasil, a gente tem um Gohan nascido na Paraíba e um Kakaroto, filho de Fabrício, ex-jogador de futebol do Clube do Remo.

Akira Toriyama foi responsável por diversas histórias clássicas da cultura japonesa, fazendo-se marcante para milhares de pessoas pelo mundo. O mestre pode não estar mais presente em vida , mas seu legado permanecerá nos corações e nas memórias de muitos.

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais