Com o lançamento de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa, o herói da Marvel chega ao seu nono filme. A história do Amigão da Vizinhança nos cinemas já dura quase duas décadas e é cheia de aventuras que marcaram gerações.
Aproveitando a chegada de mais uma aventura do Cabeça de Teia, reunimos abaixo um ranking com todos os filmes do Aranha, incluindo o novíssimo Sem Volta Para Casa. Você confere a lista, que vai do pior ao melhor, abaixo:
- Leia a crítica de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa
- Saiba onde assistir a todos os filmes do Homem-Aranha no streaming
O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro (2014)
O posto de pior filme do Homem-Aranha infelizmente fica com O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro. Continuação de um reboot que já dividiu público e crítica, o segundo conseguiu ser ainda mais controverso ao trazer diferentes enredos e não amarrar nenhum de forma satisfatória. Pouco se salva além das cenas de ação bem executadas e da química entre Peter Parker (Andrew Garfield) e Gwen Stacy (Emma Stone).
O Espetacular Homem-Aranha (2012)
O Espetacular Homem-Aranha chegou aos cinemas envolto a muitas dúvidas e expectativas. Reboot lançado 10 anos após a estreia do primeiro filme do herói, o longa trouxe uma abordagem mais moderna que buscou elementos do universo aracnídeo da Marvel não utilizados até então – como o passado dos pais de Peter, o vilão Lagarto (Rhys Ifans) e a presença de Gwen Stacy. O resultado angariou uma nova leva de fãs, mas também foi alvo de críticas por seu roteiro pouco inspirado que parece não saber onde quer chegar.
Homem-Aranha: Longe de Casa (2019)
Homem-Aranha: Longe de Casa foi o primeiro filme da Marvel lançado após Vingadores: Ultimato (2019) e mostrou Peter Parker (Tom Holland) lidando com os eventos da aventura da equipe ao mesmo tempo em que ajudava Nick Fury (Samuel L Jackson) e Mysterio (Jake Gyllenhaal) a impedir ameaças que pareciam vir de outros universos. Com o mesmo tom descompromissado de De Volta ao Lar, a aventura empolga mas não sai da zona de conforto estabelecida pela presença no MCU.
Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017)
Segundo reboot do Teioso nos cinemas, Homem-Aranha: De Volta ao Lar foi o primeiro filme-solo de Tom Holland como Peter Parker após uma breve participação de Capitão América: Guerra Civil (2016). Pulando a etapa de contar uma origem que já havia sido mostrada duas vezes nas telonas, a trama foca no amadurecimento do herói. Contando com todo o carisma de Holland, Zendaya, Jacob Batalon e do veterano Michael Keaton como Abutre, a produção foi uma aventura divertida que trouxe uma modernização mais convincente. A forte conexão com o MCU através do Homem de Ferro (Robert Downey Jr) até dividiu os fãs, mas não ao ponto de renegar o filme, que foi bem-recebida por público e crítica.
Homem-Aranha 3 (2007)
Homem-Aranha 3 encerrou a primeira trilogia do herói nos cinemas deixando um gosto amargo na boca de muitos fãs. Além de não aproveitar o vilão Venom da forma como o público esperava, a quantidade de enredos paralelos deixou a produção inchada e menos empolgante. Ainda assim, o filme tem grandes méritos que continuam e expandem o que havia sido estabelecido nos longas anteriores. Maior bilheteria da franquia até a chegada do herói ao MCU, Homem-Aranha 3 vêm sendo redescoberto
Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (2021)
Terceiro filme solo do Homem-Aranha de Tom Holland, Sem Volta Para Casa chega aos cinemas cumprindo a difícil missão de fazer jus a toda a expectativa gerada. Com a presença do Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) e uma trama que trouxe de volta vilões dos filmes que vieram antes do MCU, o novo longa é um prato cheio para os fãs que aguardavam ansiosamente o novo capítulo na história do herói nos cinemas. Você pode ler nossa crítica completa clicando aqui.
Homem-Aranha (2002)
Lançado em 2002, o primeiro filme do Homem-Aranha chegou aos cinemas em um momento muito diferente do atual. Os estúdios tinham medo de apostar em super-heróis, o que deixou no ar uma dúvida que chegou ao fim com o exemplar trabalho do diretor Sam Raimi e do inspirado elenco composto por Tobey Maguire (Homem-Aranha), Willem Dafoe (Duende Verde), Kirsten Dunst (Mary Jane) e muitos outros. O longa contou a origem de um dos maiores heróis das HQs em uma aventura empolgante que segue marcante até os dias de hoje.
Homem-Aranha no Aranhaverso (2019)
Com um longo histórico em live-actions, o Cabeça de Teia fez bonito também nas animações. Lançado no Brasil em 2019, o filme Homem-Aranha no Aranhaverso apresentou Miles Morales, garoto que vira um herói aracnídeo após a morte do Peter Parker de seu universo. Porém, enquanto ele descobre os novos dons acaba encontrando outros Homens-Aranha vindos de diferentes universos. Com uma história poderosa e um visual impecável que aproveita muito da estética das HQs, a produção conquistou fãs e críticos, fazendo uma verdadeira limpa nas categorias de animação das premiações daquele ano.
Homem-Aranha 2 (2004)
E o posto de melhor filme do Amigão da Vizinhança fica com Homem-Aranha 2. Com a difícil tarefa de continuar um longa adorado pelo público, o diretor Sam Raimi foi além e expandiu tudo o que havia dado certo no longa anterior. Além da clássica trama de herói versus vilões, a produção propõe um verdadeiro estudo de personagem ao levar Peter Parker por uma jornada de amadurecimento em que as “grandes responsabilidades” começam a pesar mesmo para alguém com “grandes poderes”. Tudo isso enquanto também apresenta e desenvolve o Doutor Octopus (Alfred Molina), vilão que promove algumas das melhores lutas da história do Teioso nos cinemas.