Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Spy x Family - 1ª temporada | Crítica
Animes e Mangás

Spy x Family - 1ª temporada | Crítica

Anime se tornou um dos queridinhos de 2022 por sua atmosfera cômica, inusitadamente familiar e porradeira

Saori Almeida
Saori Almeida
26.dez.22 às 18h37
Atualizado há mais de 2 anos
Spy x Family - 1ª temporada | Crítica

O ano de 2022 trouxe vários animes interessantes para o radar do público, destacando sequências de títulos fortes e com uma boa base de fãs. No entanto, uma verdadeira novidade que conquistou o coração das pessoas rapidamente foi Spy x Family.

A adaptação da obra de Tatsuya Endo foi anunciada em 2021 e a estreia aconteceu na temporada de inverno de 2022, que categoriza os lançamentos realizados de janeiro até comecinho de abril. Nessa história, acompanhamos o espião Twilight em uma importante missão para manter a "tranquilidade" entre Ostania e Westalis, países vizinhos que vivem um cenário de guerra fria.

Sob a identidade de Loid Forger, o agente adota Anya, uma menina animada de cabelo rosa, e se casa com a funcionária pública Yor Briar. O que ele não sabe é que sua esposa é uma assassina e que sua filha consegue ler mentes.

A partir desses segredos, cria-se um grupo completamente inusitado que precisa manter as aparências de uma família comum para preservar a paz (ou não serem presos), cada um do seu jeito peculiar.

Watch on YouTube

 

Slice of life porradeiro

Mesmo com um pano de fundo político, envolto em espionagem, atentados e "caras maus", Spy x Family tem a leveza de um anime slice of life familiar. A convivência entre os protagonistas é gostosa de assistir e existe um bom equilíbrio entre comédia e momentos que apertam o coração.

A animação também se propõe a entregar um pouco de ação - e os pais da família Forger se encarregam de coreografias satisfatórias. A experiência do melhor espião e a frieza da assassina profissional deixam os personagens mais interessantes - apesar de ainda existir muito espaço para explorar o verdadeiro potencial da "Princesa dos Epinhos" Yor Briar.

Não vemos Yor Briar/Forger como a implacável "Princesa dos Espinhos" muitas vezes na 1ª temporada.

 

Anya Estelar, Waku Waku!

E, claro, temos que dar o devido crédito para a estrela do anime: Anya Forger.

O carisma da garotinha telepata demora menos de um episódio para capturar o espectador. A personagem é inocentemente esperta, engraçada e marcante - sem precisar ser mais que uma menina de 6 anos aproveitando sua empolgante família e fazendo amigos.

Além disso, Anya tem um portfólio de falas e expressões que facilmente arrancam uma risada aconchegante.

O resumo desse texto poderia ser: Anya Forger é incrível. Assista Spy x Family e você vai entender.

 

Parte 1 e Parte 2

Nessa crítica, estamos analisando a 1ª temporada de Spy x Family como um todo, incluindo os 25 episódios totais. A entrega do anime foi feita em dois blocos (12 episódios em abril e 13 episódios em outubro) e existe uma diferença na organização de cada um deles. A Parte 1 segue majoritariamente uma única missão, enquanto a Parte 2 traz várias aventuras paralelas enquanto o objetivo central não chega ao seu momento decisivo.

Para quem costuma fazer maratonas, essa quebra de ritmo narrativo pode ser sentida ao longo dos capítulos, mas a experiência continua agradável mesmo com o "pé no freio". Personagens secundários são apresentados ou aprofundados nos episódios mais tardios, o que fortalece a estrutura para a segunda temporada.

Donovan Desmond é o alvo central da missão Strix, razão pela qual a família Forger foi criada.

Por fim, o visual de Spy x Family chega a causar estranhamento para os olhos de alguém acostumado com animações de traços grossos e paleta de cores escuras. O anime exibe linhas mais finas que, junto a cores claras, entregam uma suavidade bem-vinda até para cenas noturnas.

Traços mais robustos e simplificados são, sim, usados ao longo da produção, mas se misturam bem com quadros cheios de detalhes. O resultado dessa soma são imagens mais caricatas que potencializam a atmosfera cômica.

Damian Desmond, filho mais novo de Donovan, mereceu um belo soco no episódio 6 de Spy x Family (Parte 1).

 

Uma comédia gostosa de assistir com amendoins

A primeira temporada de Spy x Family é uma novidade muito bem adaptada que 2022 trouxe para o mundo dos animes. O contexto dramático não interfere na diversão e é possível se apegar aos personagens como se fossem a família simpática que mora ao lado do seu apartamento.

É uma ótima recomendação para quem quer assistir algo leve durante o final de semana, dando boas risadas no conforto do sofá. E, claro, não esqueça do pacote de amendoins para acompanhar.

Todos os episódios de Spy x Family estão na Crunchyroll, com dublagem em português disponível. A 2ª terceira temporada e um filme com história inédita estão confirmados, com expectativa de lançamento em 2023.

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast