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Sonic Superstars é uma tentativa de revitalização da fórmula clássica da franquia
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Sonic Superstars é uma tentativa de revitalização da fórmula clássica da franquia

Falamos com Takashi Iizuka, chefe da Sonic Team, para entender as motivações por trás do jogo nostálgico e moderno ao mesmo tempo

Tayná Garcia
Tayná Garcia
16.jun.23 às 12h51
Atualizado há cerca de 1 ano
Sonic Superstars é uma tentativa de revitalização da fórmula clássica da franquia
Sonic Superstars/SEGA/Divulgação

Com quase 32 anos de história, Sonic é uma das franquias mais renomadas do mundo dos videogames, e, durante a Summer Game Fest, tivemos o anúncio surpresa de um novo jogo que promete uma experiência nostálgica e moderna ao mesmo tempo, o Sonic Superstars.

A convite da SEGA, tivemos a oportunidade de jogar cerca de 30 minutos de Superstars no campus Play Days, em Los Angeles, e ainda bater um papo com o lendário Takashi Iizuka, chefe da Sonic Team, sobre as motivações da equipe por trás do projeto.

Revitalização do clássico

A franquia Sonic seguiu por dois caminhos distintos nas últimas décadas. Um voltado para games com ideias novas e mais ambiciosas, enquanto o outro mantinha o foco na clássica fórmula com plataforma 2D e arte pixelada, remetendo aos clássicos da década de 1990.

No entanto, com o lançamento e a recepção de Sonic Frontiers, em 2022, a Sonic Team sentiu que o segundo caminho precisava de alguma revitalização, uma vez que apenas repetir a mesma ideia diminuía sua longevidade.

Com a preocupação de que os jogadores pudessem enjoar da fórmula ou até pensar que estavam diante da mera reciclagem de jogos antigos (por causa da arte pixelada), veio a ideia de Sonic Superstars. Falando ao Nerdbunker, Iizuka diz:

"Não há futuro para nós, se ficarmos tentando fazer as mesmas coisas. Então, a essência por trás de Superstars é continuar entregando o clássico gameplay de Sonic que os fãs amam, mas apresentá-lo de uma maneira que jogadores modernos e mais novos vejam que realmente é um novo jogo e queiram jogar."

Dessa forma, o principal objetivo (e também desafio) da Sonic Team foi criar um jogo que agradasse os novos jogadores e, ao mesmo tempo, os fãs de longa data. “Queremos que eles olhem e pensem: 'Sim, este é um jogo clássico de Sonic’”, completou Iizuka. Por isso a equipe teve cuidado em manter a movimentação ágil do personagem, fases ao estilo side-scrolling e trilha sonora frenética.

O jogo teve testes com grupos de fãs mais hardcores, novatos e até famílias para conseguir alcançar todos os públicos (Imagem: Sonic Superstars/SEGA/Divulgação)

Com a base da jogabilidade pronta, os desenvolvedores pensaram em uma maneira de expandir o gameplay e encontraram duas soluções. A primeira é a opção de multiplayer para até quatro jogadores (cujos detalhes ainda serão revelados), e a segunda é os Poderes da Esmeralda, que são habilidades extras do Sonic.

A demo que jogamos tem dois poderes disponíveis: um que faz Sonic se transformar em água e escalar cachoeiras e outro que cria clones do personagem para ajudar a derrotar os inimigos da área.

Os Poderes da Esmeralda, no entanto, funcionam como mecânicas adicionais e não são obrigatórias para zerar o game. A ideia é apenas ampliar a jogabilidade para oferecer mais possibilidades, mas é possível jogar sem usá-los – na verdade, você pode até ignorá-los por completo e nem mesmo desbloquear nada, se preferir.

Além dessas novidades, Superstars brinca com os cenários 2.5D e promete lutas criativas contra chefões, que exigem uma movimentação esperta do jogador.

Desde o início, os jogadores podem escolher se querem jogar com Sonic ou um de seus companheiros: Tails, Knuckles ou Amy (Imagem: Sonic Superstars/SEGA/Divulgação)

Sonic Superstars também apresenta um visual repaginado com gráficos mais modernos e… fofinhos! Com isso, a Sonic Team queria misturar dois aspectos que tornaram a aparência de Sonic tão icônica nos últimos 30 anos: fofo e estiloso.

"As pessoas gostam do Sonic há anos, porque ele é um personagem fofo, mas com atitude. As ações dele o deixavam com um ar descolado. Então queríamos misturar o que fez ele se destacar e se tornar esse personagem tão icônico", explicou.

Por fim, Iizuka revelou que sua parte favorita do desenvolvimento de Superstars foi trabalhar novamente com Naoto Oshima, cocriador de Sonic, que não se envolvia em nenhum jogo da franquia desde 1998. Agora, após mais de 20 anos, Oshima viu algo especial em Superstars – o que nos animou bastante por aqui!


Sonic Superstars será lançado ainda em 2023 para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, Nintendo Switch e PC.

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