Após vários adiamentos, o filme solo da Viúva Negra chegou ao Brasil tanto nos cinemas, quanto no Premier Access do Disney+. O filme que marca o retorno de Scarlett Johansson ao papel de Natasha Romanoff segue a tradição do MCU e traz uma empolgante cena pós-créditos.
O trecho planta sementes interessantes para o futuro, então abaixo você confere como Viúva Negra impacta os próximos passos do Universo Cinematográfico da Marvel.
[Atenção! A partir de agora, spoilers de Viúva Negra]
Viúva Negra é ambientado no passado da heroína, focando especialmente no período em que ela fugiu das autoridades após os eventos de Capitão América: Guerra Civil. Já a cena pós-créditos volta aos dias atuais e mostra Yelena Belova se despedindo de Natasha, sua “irmã mais velha”.
A personagem de Florence Pugh visita o túmulo da Viúva Negra, falecida durante a missão dos Vingadores em Ultimato. O momento tocante é interrompido pela Condessa Valentina Allegra de Fontaine, misteriosa personagem de Julia Louis-Dreyfus. Afirmando que só estava ali para “prestar homenagem” à Vingadora, ela propõe um trabalho para a espiã.
Quando Yelena pede um aumento, indicando que elas trabalham juntas para uma agência de espionagem, Valentina responde que ela vai conseguir graças ao próximo alvo. Alegando que quis fazer a oferta pessoalmente, Fontaine questiona se a jovem não quer a oportunidade de caçar o “homem responsável pela morte de sua irmã” e entrega uma foto do Gavião Arqueiro.

Em primeiro lugar, a cena confirma a participação de Yelena na série do Gavião Arqueiro e ainda indica que a jovem será uma das antagonistas da produção. É difícil cravar que ela vai aceitar caçar Clint Barton, especialmente porque em Viúva Negra ela ouve histórias sobre a parceria do herói com sua irmã. Não seria de se estranhar se ela fosse sim atrás de Barton, mas para avisá-lo que sua vida está em risco.
Por outro lado, esse momento também confirma que a Condessa Valentina Allegra de Fontaine terá um papel fundamental no desdobramento das próximas Fases do MCU. Ela retorna após fazer uma aparição enigmática em Falcão e o Soldado Invernal, quando recrutou John Walker e o rebatizou como Agente Americano.
Considerando que ela trabalha para uma organização ainda misteriosa, é possível que a personagem seja responsável pela formação dos Thunderbolts no MCU. Nos quadrinhos, o grupo é formado por supervilões que se passam por heróis — e em determinadas encarnações realmente chegam a fazer o bem. Originalmente, eles são uma criação do Barão Zemo, que já foi apresentado em live-action.
Outra possibilidade, é que ela acabe formando os Vingadores Sombrios. Nas HQs, essa equipe foi reunida por Norman Osborn, que se tornou chefe do M.A.R.T.E.L.O. — organização que substituiu a S.H.I.E.L.D. após sua queda. Ele monta uma equipe de Vingadores “oficiais” a serviço do governo, com vilões assumindo o manto de alguns heróis. Foi assim que ele se tornou o Patriota de Ferro (uma mistura entre Homem de Ferro e Capitão América), o Venom se passou por Homem-Aranha, o Mercenário vestiu o uniforme do Gavião Arqueiro, e por aí vai.

Considerando que Val já tem um “Capitão América do mal” nas mãos, é possível que ela esteja promovendo uma versão alternativa dos Vingadores. Especialmente porque não se sabe se a equipe ainda existe após os eventos de Vingadores: Ultimato.
Resta esperar para descobrir como esse enredo vai se desenrolar na série do Gavião Arqueiro, que tem estreia marcada para o final de 2021.
Para os fãs do filme, selecionamos duas HQs e alguns itens da Nerdstore que estão com desconto até o dia 18 de julho! Clique aqui para acessar a nossa lojinha e ver os itens da Viúva Negra e de outros personagens da Marvel.