Não é preciso muito para colocar fogo no parquinho da cultura pop. Ainda mais quando se trata da Marvel, que escolheu a atriz Julia Garner (Ozark) para ser a Surfista Prateada no filme do Quarteto Fantástico. Essa escalação deu início a intermináveis discussões e uma série de dúvidas a respeito do projeto.
- Quarteto Fantástico traz Surfista Prateada em primeiro trailer
- Veja todas as datas dos próximos filmes e séries da Marvel (MCU)
Com o filme cada vez mais próximo do lançamento, resta a nós procurar respostas nas HQs, onde foram criadas as histórias que inspiram o cinema agora. Nos acompanhe em um mergulho nas páginas para entender o Surfista Prateado, seu papel no universo Marvel e, quem foram as mulheres que assumiram esse papel originalmente.
Quem é o Surfista Prateado?
O primeiro passo para a nossa jornada é conhecer o próprio Surfista Prateado. O personagem foi criado por Stan Lee e Jack Kirby em 1966, na famosa “Trilogia de Galactus” que aconteceu nas HQs do Quarteto Fantástico. Na história, ele considera a Terra nutritiva o suficiente para Galactus e chama a criatura, que se alimenta de planetas.
O personagem chega ao nosso mundo completamente insensível e alheio ao sofrimento causado por seu mestre. Uma perspectiva que muda completamente ao conhecer Alicia Masters, artesã cega e amada do Coisa. Graças a ela, o Surfista Prateado adquire consciência sobre os males que causa e, pela primeira vez, se volta contra Galactus e implora para o mestre deixar o planeta sem consumi-lo.

Os dois lutam por tempo o suficiente para o Quarteto Fantástico trazer o Nulificador Total, uma arma poderosa o suficiente para assustar Galactus, que decide deixar a Terra em troca do item. Na saída, ele remove os poderes espaço-temporais do Surfista Prateado, que deixa de ser seu arauto. Preso ao planeta que quase destruiu, o personagem sobe na prancha e vai embora para explorar seu novo lar.
A partir daí, o Surfista Prateado se tornou um personagem recorrente nas histórias da equipe até ganhar uma HQ própria em 1968. Escrito por Stan Lee com artes de John Buscema, o primeiro número contou a origem do careca e apresentou uma personagem importante para a discussão a respeito do filme do Quarteto Fantástico: Shalla-Bal.
Quem é Shalla-Bal?
A HQ Silver Surfer revela que, antes de ser o Surfista Prateado, o careca era Norrin Radd, habitante do planeta Zenn-La. Por lá, um de seus hábitos era se queixar pela falta de espírito aventureiro do próprio povo à amada, Shalla Bal. Ela tenta argumentar que o mundo em que vivem é cheio de tesouros e maravilhas, mas ele não se convence.
As discussões entre os dois aconteciam de forma recorrente até Galactus invadir o planeta, passando facilmente por suas defesas e iniciando o processo para consumi-lo. Um ato interrompido por Norrin, que sugere ao ser cósmico que ele se alimente apenas de planetas sem vida inteligente e se oferece para procurar locais como esses. Assim, ele se torna o Surfista Prateado e passa a agir como arauto do vilão.
O último ato de Norrin Radd antes de partir foi se despedir de Shalla Bal, para quem explica que nunca mais poderão se ver por conta do eterno dever que assumiu para manter o planeta vivo. Em resposta, ela pede para ir junto, mas é deixada para trás porque ele deve cumprir esse fardo sozinho. Essa separação define o relacionamento, ainda que eles tenham breves encontros, especialmente em situações de crise.

Essa personagem, em específico, é citada pelo fato de que os rumores apontam que Julia Garner será Shalla Bal no filme do Quarteto Fantástico. Essa informação pode ter deixado muita gente confusa, já que a personagem nunca assumiu o manto no universo principal da Marvel. Porém, a gente está na era da exploração do multiverso, e lá encontraremos respostas.
Shalla Bal como Surfista Prateada
Em 1999, a Marvel publicou a HQ Terra X, situada em um futuro pós-apocalíptico da editora. A história apresentou um novo Galactus, que transformou Shalla Bal em Surfista Prateada para que ela finalmente pudesse se reunir a Norrin Radd como sua arauta. Um evento que colocou fim à separação do casal, instituída ainda em 1968.

Partilhando dos mesmos poderes do amado, a participação de Shalla Bal na história é curta, já que ela morre em batalha para defender Galactus. Porém, o amado se junta a ela na morte ao se sacrificar para fornecer o poder necessário para que os heróis derrotem a Morte.
A outra Surfista Prateada
Pelo multiverso, há ainda outra Surfista Prateada. Na minissérie Hercules: Twilight of a God, o semideus Hércules se sacrifica para proteger a galáxia e acaba salvando Galactus. Tal sacrifício inspira a neta Juno, que decide honrar a morte do avô e garantir que o ser vilão não vai destruir outro mundo civilizado exigindo ocupar o papel de arauta.

A Nova arauta de Galactus
Acima há dois exemplos de Surfistas Prateadas com participações curtas e que acontecem em outros universos da Marvel. Porém, o Galactus já teve uma mulher como arauta, o que aconteceu na famosa fase das HQs escrita e desenhada por John Byrne, tida por muitos um dos grandes clássicos do Quarteto Fantástico.
Em Fantastic Four #244, Galactus volta à Terra e acaba derrotado e pelos heróis, que o salvam da morte por não considerar maligna sua natureza destrutiva. Porém, ele volta à vida cansado demais para conferir se o planeta mais próximo está desabitado para poder comer, deixando a questão: ou ele se alimenta do nosso planeta, ou morre de fome.
Esse impasse chega ao fim graças a Frankie Raye. Personagem coadjuvante das aventuras do Quarteto Fantástico, a jovem surgiu como uma namorada do Tocha Humana que, curiosamente, tinha fobia de fogo. Depois, é revelado que essa tal fobia foi implantada na própria pelo pai, que queria evitar que ela utilizasse os poderes de manusear fogo com os quais tinha nascido.
Com o tempo, ela descobriu a verdade e passou a controlar esses dons, que permitiram até que ela desse uma mão para o Quarteto de vez em quando. Uma dinâmica que chega ao fim quando ela se oferece para ser a nova arauta de Galactus e conferir se o tal planeta mais próximo está realmente desabitado. Com isso, ela recebe Poderes Cósmicos e se torna Nova – não confundir com a Tropa Nova, eles são outra coisa.

No momento em que se oferece como arauto, a jovem diz que está fazendo a mesma coisa que Norrin Radd: se oferecendo como tributo para salvar o próprio planeta. A clara inspiração no Surfista Prateado não foi a toa e acompanhou a personagem, que se tornou cada vez mais apática à destruição dos mundos consumidos por Galactus.
Ao perceber que a Nova estava se tornando fria e indiferente, como ele era até a vinda à Terra, o próprio Surfista intervêm e faz com que ela volte a enxergar o valor da vida. E o faz justamente no nosso planeta, o que a torna um ser empático e que, por conta disso, é descartada e substituída por Galactus dez anos após assumir o posto.
Como fica a Surfista Prateada nos cinemas?

Depois dessa investigação sobre a trajetória do Surfista Prateado e dos arautos de Galactus nas HQs, há diferentes formas de fazer uma Surfista Prateada funcionar no filme do Quarteto Fantástico.
A primeira delas é inverter os papéis de Norrin Radd e Shalla Bal, fazendo com que seja ela a que se sacrifica por seu povo, deixando o amado para trás. A segunda, é seguir a trajetória de Frankie Raye, que foi de aliada do Quarteto a arauta, mas dando a ela uma prancha ao invés de cabelos de fogo. Por fim, é possível até mesmo seguir a Terra X e ter o casal prateado servindo a Galactus.
O mais importante, na verdade, é que a inclusão de uma Surfista Prateada no novo Quarteto Fantástico tem um bom embasamento nos quadrinhos. Além disso, nada impede que o MCU, pegue um pouco de cada versão e crie a própria, como já fez antes. Basta lembrar as mudanças que personagens como Thanos e Hela tiveram nas telas, além das mudanças no arco Guerra Civil.
De qualquer forma, o que nos resta é aguardar o lançamento do filme e torcer para que Julia Garner faça um bom trabalho nas telas. Material para isso não falta.
- Pedro Pascal diz que convite para Quarteto Fantástico é "inacreditável"
- 3 detalhes revelados no cartaz do novo Quarteto Fantástico
Com direção de Matt Shakman, o filme Quarteto Fantástico: Primeiros Passos terá Pedro Pascal como Senhor Fantástico, Vanessa Kirby como Mulher Invisível, Joseph Quinn como Tocha Humana e Ebon Moss Bachrach como Coisa. A produção estreia em 24 de julho.
Siga de olho no NerdBunker para mais novidades. Aproveite e conheça todas as redes sociais da gente, entre em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.