Jovem Nerd - Notícias sobre filmes, séries, HQs, games, animes, ciência, tecnologia e humor, porque rir não faz mal a ninguém!

Viúva Negra: confira os easter eggs e referências do novo filme da Marvel

Filme estrelado por Scarlett Johansson já chegou aos cinemas e ao Disney+

Gabriel Avila Publicado por Gabriel Avila
Viúva Negra: confira os easter eggs e referências do novo filme da Marvel

O aguardado filme da Viúva Negra finalmente está entre nós. Esperado desde a apresentação da personagem nos cinemas em 2010, o longa teve sua estreia adiada várias vezes até chegar aos cinemas e Primer Access do Disney+ nesta semana.

Mantendo a tradição do MCU, o longa está recheado de referências e easter eggs que vão de HQs a clássicos do cinema, passando pelo próprio Universo Cinematográfico da Marvel. Confira abaixo as principais homenagens de Viúva Negra.

[Atenção! A partir de agora, spoilers de Viúva Negra]

Guerra Civil

Após o prólogo que apresenta a infância de Natasha, o filme mostra a Viúva Negra após os eventos de Capitão América: Guerra Civil. No longa de 2016, a espiã ajuda o Capitão América a escapar do Homem de Ferro junto com o Soldado Invernal. Com isso, ela passa a ser procurada pelo governo dos EUA por agir contra o Tratado de Sokóvia que havia assinado.

Em Viúva Negra, esses eventos são citados pelo general Ross. Liderando um time que tem o objetivo de prender a heroína, ele relembra que ela “agrediu o príncipe de Wakanda”, em referência ao fato de que ela impediu o Pantera Negra de capturar Steve e Bucky.

007 contra o Foguete da Morte

Após fugir de Ross e seus agentes, a Viúva Negra se esconde em um local isolado. Para passar o tempo, ela assiste a 007 contra o Foguete da Morte, filme de 1979 protagonizado por Roger Moore.

O longa — que Natasha conhece de cor — acompanha James Bond em uma aventura espacial para impedir a extinção da raça humana. Na trama, o agente 007 chega a passar pelo Brasil, mais especificamente no Rio de Janeiro e na Amazônia.

Rick Mason

Viúva Negra tem uma rápida participação de Rick Mason. Interpretado por O-T Fagbenle, o personagem existe nas HQs e é conhecido como “O Agente”, um mercenário especializado em combater super-humanos que apareceu nas revistas da Ms. Marvel e do Luke Cage.

Nos quadrinhos, ele é filho do Consertador, vilão conhecido por criar dispositivos tecnológicos para cometer crimes. Ele já apareceu no MCU como capanga do Abutre em Homem-Aranha: De Volta ao Lar.

Budapeste

Em Os Vingadores, é revelado que a Viúva Negra e o Gavião Arqueiro têm um passado juntos. Ela explica que virou um alvo da S.H.I.E.L.D. durante seus dias na Sala Vermelha, e o colega foi enviado para matá-la. Porém, Clint Barton mas optou por outra alternativa e a recrutou para a organização. Todo esse enredo aconteceu em Budapeste, onde a dupla realizou uma missão secreta que marcou a passagem de Natasha para o lado da agência de Nick Fury.

Viúva Negra não mostra flashbacks dessa missão, mas dá à heroína a oportunidade de explicar o que aconteceu. Além de mostrar marcas de flecha na parede de seu esconderijo — referência ao fato de que o Gavião tentou matá-la –, ela explica que a dupla se uniu para explodir o quartel de Dreykov para assim acabar com a Sala Vermelha. A dupla chegou a passar dias em um tubo de ventilação no metrô só para escapar das autoridades.

A filha de Dreykov

A missão de matar Dreykov só foi revelada em Viúva Negra, mas ela já havia sido citada muito antes no MCU. Novamente em Os Vingadores, a heroína utiliza suas técnicas de interrogatório com Loki, fingindo se abrir para que ele entregue detalhes de seu plano.

Na conversa, ela revela ao vilão que pretende “limpar sua ficha”, suja por seu passado sangrento. Ele então começa a citar alguns crimes de Natasha, e o principal deles é “a filha de Dreykov”. Em Viúva Negra é revelado que a garota estava presente no momento da explosão, o que fez com que a heroína acreditasse que matou uma criança inocente para atingir seu objetivo. Na verdade, a garota sobreviveu à explosão e foi manipulada para se tornar Treinador, o vilão do filme.

A pose da Viúva Negra

Viúva Negra é um filme cheio de momentos cômicos, e uma das melhores piadas do filme é também uma referência. Após escaparem das novas agentes da Sala Vermelha, Natasha e Yelena conversam sobre a vida quando a irmã mais nova questiona por que a Vingadora faz poses escandalosas enquanto luta.

Com direito a uma imitação escrachada por parte da personagem de Florence Pugh, o momento é um divertido aceno aos famosos “pousos de super-herói” executados pela Viúva Negra desde sua introdução no MCU em Homem de Ferro 2.

Ursa Maior

Após cumprir uma missão para Dreykov, Alexei Shostakov é preso e fica na cadeia até ser resgatado por Natasha e Yelena. Antes de ser solto, o ex-Guardião Vermelho aparece em um campeonato de queda de braço na prisão. Um de seus oponentes o acusa de mentir sobre lutar contra o capitão América, o que faz Alexei quebrar seu punho e zombar: “olhe para o grande urso”.

Considerando que momentos antes o Guardião havia chamado o presidiário de “Ursa”, é possível que Viúva Negra tenha apresentado Ursa Maior, um mutante transmorfo que faz parte da Guarda Invernal, superequipe composta por heróis russos.

Dínamo Escarlate

E por falar em heróis russos, Viúva Negra também presta homenagem a outro vigilante do país. Durante uma briga com Alexei, Yelena acusa seu antigo pai de ser egocêntrico ao ponto de amar mais seus dias como “Dínamo Escarlate” do que as próprias filhas. Ele a corrige, afirmando que é o Guardião Vermelho, e acaba expulso.

A “confusão” cita indiretamente Dínamo Escarlate, um herói que nas HQs foi enviado pela União Soviética para matar o Homem de Ferro. Ao falhar, ele deserta para os EUA e passa a trabalhar junto a Tony Stark. Vale notar que o álter-ego do personagem é Anton Vanko, personagem que já apareceu no MCU. Ele é pai de Ivan Vanko, vilão de Homem de Ferro 2 interpretado por Mickey Rourke.

O colete maneiro

Em Vingadores: Guerra Infinita, a Viúva Negra aparece com um visual quase completamente diferente graças aos cabelos loiros e um colete verde. Em seu filme solo descobrimos a origem dos dois visuais.

Quando isolada, Natasha chega a manusear uma tinta para pintar seus cabelos de loiro. Já o colete foi um presente de Yelena, que havia comprado a peça para celebrar o fato de que havia recuperado seu livre arbítrio após se libertar do controle mental da Sala Vermelha. Afirmando que a peça é maneira e muito útil por seus vários bolsos, ela o veste durante o filme todo para entregar à Natasha como uma lembrança no fim.

Agora que o filme já estreou, você pode conferir uma seleção de itens da Viúva Negra e de outros personagens da Marvel com desconto na lojinha do Jovem Nerd no Magazine Você. Clique aqui para ver as ofertas!

Mais notícias