A greve dos roteiristas de filmes e séries de Hollywood oficialmente vai acontecer em maio. A paralisação foi concedida por unanimidade e começa hoje (2).
De acordo com o sindicato Writers Guild of America, algumas das principais reinvindicações são melhores condições de trabalho, o aumento do salário mínimo, remuneração igualitária entre produções direto para streaming comparada com plataformas como TV e cinema, além de uma nova fórmula para tornar os “valores residuais” (pagamentos pelo uso de obras após seu lançamento) mais justos.
Os roteiristas citam que a era do streaming trouxe uma grande discrepância entre o volume de trabalho e a compensação aos profissionais.
"O Conselho da Costa Oeste e Conselho da Costa Leste do Writers Guild of America [sindicato dos roteiristas], agindo de acordo com a autoridade concedida a eles por seus membros, votaram unanimemente para convocar uma greve, a partir das 00:01, terça-feira, 2 de maio."
A previsão é que os primeiros afetados sejam os talk-shows e programas de variedades. Filmes e séries roteirizados não devem ser afetados inicialmente - mas isso pode mudar dependendo da extensão da greve.
Em situação semelhante que ocorreu em 2007 e durou 100 dias, produções como The Big Bang Theory, 24 Horas, Breaking Bad e mais tiveram que adaptar número de episódios ou até mesmo adiar temporadas.
Acompanhe o NerdBunker para saber as principais novidades da indústria da TV e do cinema.
Fonte: