Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Programador torna Doom jogável até em GIF
Games

Programador torna Doom jogável até em GIF

Não, você não leu o título errado

Tayná Garcia
Tayná Garcia
24.mai.21 às 17h39
Atualizado há quase 4 anos
Programador torna Doom jogável até em GIF

Depois de rodar em um teste de gravidez e uma calculadora movida a batatas podres, parece que Doom continua aparecendo em plataformas inusitadas.

O engenheiro de software Andrew Sillers anunciou que conseguiu fazer com que o título da Bethesda seja jogável em formato de GIF (é sério!).

O projeto acontece por meio do site Archive of Our Own, apelidado de "AO3", que atua como um repositório de código aberto para conteúdo criado por usuários. Sillers explorou a maneira como as imagens que compõem um GIF são carregadas no site para adicionar novos frames no final dos "loops", tornando possível transmitir um jogo nesse formato.

Só que tem um detalhe. A página do AO3 é compartilhada, o que significa que todas as pessoas que estão visualizando a página estão interagindo com o GIF ao mesmo tempo — algo parecido com a Twitch Plays, em que os espectadores jogam o game dando comandos no chat.

O resultado é um Doom que está rodando em GIF, mas difícil de ser realmente jogado por ter muitas pessoas dando comandos ao mesmo tempo. Seja como for, rodar um jogo nesse formato não deixa de ser um feito impressionante!

É possível conferir o GIF jogável clicando aqui.

Vale ressaltar que a imagem pode corromper porque a página está recebendo muitos acessos. Caso aconteça, basta recarregar e tentar novamente.

Captura de tela do GIF jogável de Doom

Mais informações de como o projeto se tornou possível estão disponíveis em um vídeo de uma apresentação feita por Sillers na BangBangCon, onde explicou com mais detalhes.

Doom foi originalmente lançado em 1993.

Veja mais sobre

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais