A franquia Alien vai ganhar uma série comandada por Noah Hawley (Fargo). Com detalhes da produção mantidos em segredo, o cineasta revelou pela primeira vez o que esperar do seriado.
Em entrevista à VanityFair, ele afirmou que a série não será focada em Ellen Ripley, heroína da saga interpretada por Sigourney Weaver nos filmes:
“Não é uma história da Ripley. Ela é uma das maiores personagens de todos os tempos e acho que sua jornada foi contada perfeitamente e não quero mexer com isso. É uma história que também se passa na Terra. As histórias de Alien sempre são sobre estar preso… Em uma prisão, em uma espaçonave. Pensei que seria interessante abrir um pouco para que os desafios de ‘o que acontecerá se não conseguirmos conte-lôs?’ sejam mais imediatos”.
Se a série de Alien não será sobre Ripley, então sobre o que se trata? De acordo com Hawley, a produção vai abordar desigualdade, tema que em sua opinião se faz presente desde o primeiro filme. Citando que os primeiros filmes são sobre “a história de pessoas enviadas para fazer o trabalho sujo”, ele promete que o seriado vai mostrar o outro lado dessa dinâmica:
“Na minha, você verá quem são as pessoas que estão dando as ordens. Então você verá o que acontece quando a desigualdade com a qual lutamos agora não forem resolvidas. Se, como sociedade, não conseguirmos descobrir como apoiar uns aos outros e espalhar a riqueza, então o que vai acontecer conosco? Há aquela incrível fala de Sigourney Weaver para Paul Reiser que diz ‘não sei qual espécie é a pior. Ao menos eles não f*dem uns aos outros por lucro.”
O criador revelou também que outra inspiração retirada dos filmes originais está na posição desfavorável da raça humana entre as maravilhas tecnológicas e a violência primitiva:
“Eles são grandes filmes de monstros, mas não são apenas isso. São sobre a humanidade estar presa entre nosso passado parasítico e primordial e nosso futuro de inteligências artificiais — e ambos tentando nos matar. Você tem seres humanos que não conseguem avançar e nem recuar. Então acho isso muito interessante.”
Questionado sobre qual é a etapa atual do projeto, Noah Hawley revelou que já escreveu o roteiro dos dois primeiros episódios. Citando os desafios de efeitos visuais, ele afirma que atualmente estão preparando para iniciar as filmagens. O importante, no momento, é ter calma:
“A indústria cinematográfica pausou por um ano e agora estão tentando espremer dois anos de produção em um só. Então é muito difícil olhar para o planeta Terra e ver onde você consegue filmar algo nos próximos seis meses. Todo mundo está correndo para compensar o tempo perdido. Então, acho que é melhor deixar essa bolha estourar um pouco e faremos direito.”
Ainda não há previsão de estreia, elenco ou informações sobre a trama da série de Alien.