Uma das cenas mais icônicas da animação Mulan, de 1998, é a que a personagem principal corta os seus cabelos para poder ir no lugar de seu pai para a guerra. É um momento forte e impactante do desenho clássico da Disney, mas ele estará de fora do live-action que estreará este ano.
Em entrevista ao Slash Film, o produtor Jason Reed explicou o porquê da atriz Liu Yifei aparecer com os cabelos longos em todos os trailers divulgados até o momento e, portanto, no filme também. Para ele, as madeixas compridas fazem mais sentido historicamente.
Na animação da Disney, a cena em que ela está cortando o cabelo, na verdade é um anacronismo. Então, guerreiros chineses, guerreiros homens, usavam cabelos compridos. Os chineses usavam cabelos compridos. Para ela, cortar o cabelo, a faria parecer mais uma mulher do que menos uma mulher na realidade. Como estamos fazendo a versão live-action, porque estamos olhando para o mercado mundial, pensamos que deveríamos trazer esse nível de precisão cultural para ela.
Ele revelou também que há uma diferença entre o cabelo de Mulan no começo do filme e no final.
Quando a vemos pela primeira vez no filme, como uma simples garota de um vilarejo, o seu cabelo está para trás, mas caído (preso em um rabo de cavalo). Ela é muito tradicional. Quando ela entra no exército, ela tem que usar os cabelos em um coque, como todos os homens, para que ela se misture e se pareça eles. E então, antes de entrar nessa cena, ela percebe que, para ajudar os seus colegas e cumprir seu dever, ela também precisa ser fiel a si mesma e, em parte, é como nós a vemos, seus cabelos caem, está voando ao vento, ela está arrasando. E é assim que tentamos imitar visualmente a temática da história também.
- Vídeo dos bastidores mostra trechos das cenas de ação
- Novos pôsteres vão trazer honra para o live-action
- Assista ao trailer definitivo do novo filme
Niki Caro dirige o filme, enquanto Rick Jaffa e Amanda Silver, de Planeta dos Macacos: A Origem, assinam o roteiro. A atriz chinesa Liu Yifei viverá a protagonista.
A narrativa se passa na China da Dinastia Han. Após o país ser invadido pelos Xiongnu, o imperador decreta que pelo menos um homem de cada família precisa integrar o exército que protegerá a nação. Para poupar seu pai adoentado de ter de partir para o campo de batalha, a jovem Mulan se passa por homem e decide que lutará até o fim pela liberdade chinesa. O longa não seguirá fielmente o roteiro da animação, se aproximando mais da antiga lenda que baseou o filme original.
Mulan estreia em 26 de março de 2020 no Brasil.