A Microsoft anunciou um corte de equipe que afetará 10.000 funcionários. De acordo com a Bloomberg, o setor Xbox também foi afetado por essa mudança.
Em comunicado oficial, Satya Nadella, CEO da Microsoft, explica que tal decisão faz parte de uma estratégia para "alinhar a estrutura de custos com a receita [da empresa] e onde está a demanda dos clientes". As demissões começaram nessa quarta-feira (18) e continuarão acontecendo até o fim do terceiro trimestre fiscal de 2023.
"Vimos os clientes acelerarem seus gastos digitais durante a pandemia, e agora os vemos otimizar seus gastos digitais para fazer mais com menos. Também estamos vendo organizações em todos os setores e geografias agindo com cautela, pois algumas partes do mundo estão em recessão e outras estão prevendo uma. [...] Este é o contexto em que nós, como empresa, devemos nos esforçar para entregar resultados de forma contínua, enquanto investimos em nossas oportunidades de longo prazo."
O texto oficial não menciona os setores afetados pelo corte de trabalhadores. No entanto, fontes consultadas pela Bloomberg revelaram que desenvolvedores do Bethesda Game Studios (Starfield) e 343 Industries (Halo Infinite) também foram/serão dispensados.
Algumas dessas pessoas seriam “veteranos que estavam trabalhando com a Xbox por mais de uma década”.
- Após ausência no TGA 2022, Microsoft promete ano “empolgante” para o Xbox
- Sony quer crescer ao “diminuir o Xbox”, diz Phil Spencer
Nadella também menciona que esses 10.000 funcionários representam menos de 5% da base da Microsoft. Além disso, a organização continuará contratando pessoas para trabalhar em "áreas estratégicas".