Em novos documentos relativos à aquisição da Activision Blizzard, a Microsoft admitiu que a Sony tem "vários jogos exclusivos de melhor qualidade" do que os seus.
Em resposta à CMA (Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido), a Microsoft argumenta que a aquisição da Activision Blizzard não é anticompetitiva, já que "aumenta a concorrência em um mercado há muito dominado pela Sony". Confira trecho do documento oficial:
"Além de ser o provedor de [jogos de] console dominante, a Sony também é uma poderosa publisher de jogos. A Sony é aproximadamente equivalente em tamanho à Activision e tem quase o dobro do tamanho do negócio de publicação de jogos da Microsoft. A Sony publica franquias próprias icônicas, como God of War, The Last of Us, Marvel's SpiderMan, Uncharted, Ghost of Tsushima, Horizon Zero Dawn e Days Gone, bem como o recém-adquirido Destiny 2, e tem participações minoritárias na Epic Games, publisher de Fortnite, e From Software, publisher de Elden Ring. Havia mais de 280 títulos originais e de terceiros exclusivos no PlayStation em 2021, quase cinco vezes mais do que no Xbox.[...]
A Sony tem mais jogos exclusivos que a Microsoft, muitos dos quais são melhores em qualidade."
A empresa também argumenta que os jogos exclusivos de console representam uma porcentagem maior das vendas globais para o PlayStation do que para o Xbox. Porém, números específicos não fora citados.
E, tratando-se de Call of Duty, um dos principais pontos sensíveis de toda essa negociação, foi dito que:
"É implausível que a Sony, empresa líder em console com uma vantagem de mais de 2 para 1, seja destruída por não ter acesso a uma única franquia."
A Microsoft ainda está presa na bola de neve que se tornou a compra da Activision Blizzard e tem respondido a vários órgãos reguladores de diferentes países e regiões. No entanto, a empresa espera finalizar a aquisição até o fim do ano fiscal de 2023 (outubro de 2022 – setembro de 2023).