O ator Michael Gambon faleceu nesta quinta-feira (28), aos 82 anos. O artista era reconhecido, principalmente, por interpretar a 2ª versão de Albus Dumbledore nos filmes da saga Harry Potter.
De acordo com comunicado oficial, publicado pela publicitária Clair Dobbs, Gambom "morreu no hospital, em paz, com sua esposa e seu filho ao lado de sua cama". Ele recentemente havia sofrido um ataque de pneumonia.
Gambom substituiu Richard Harris como Dumbledore em Harry Potter, após o falecimento do primeiro intérprete, em 2002. Além da saga, o ator também participou de longas e programas como Paddington, Crimes de um Detetive, Rei dos Ladrões, O Discurso do Rei, Pacto de Justiça, entre vários outros.
No entanto, o início de sua carreira artística foi nos palcos de teatro, no início dos anos 1960. Uma de suas performances de destaque foi como Galileu, em 1980, na peça Life of Galileo.
Sobre premiações, o ator conquistou três prêmios Olivier e dois Screen Actors Guild Awards com o passar dos anos.
Michael Gambom nasceu em Dublin, na Irlanda, em 19 de outubro de 1940. Ele se aposentou como ator de palco em 2015, por ter dificuldades relacionadas à memória de longo prazo, mas continuou atuando em outras mídias até 2019.
Fonte: The Guardian