Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Relembre os jogos mais marcantes de Star Wars
Games

Relembre os jogos mais marcantes de Star Wars

Knights of the Old Republic, Battlefront II, Jedi: Survivor e mais

Tayná Garcia
Tayná Garcia
04.mai.24 às 14h00
Atualizado há 11 meses
Relembre os jogos mais marcantes de Star Wars
(Star Wars: KOTOR/Aspyr Media/Reprodução)

Apelidada pelos fãs como "May the 4th", a data de 4 de maio é perfeita para lembrar os motivos que tornaram Star Wars em uma franquia tão conhecida e amada no mundo nerd.

A saga teve início nos cinemas na década de 1970, mas o sucesso foi tão imenso que não demorou para a galáxia muito, muito distante também aparecer nos videogames.

Então, para celebrar essa data tão especial para os fãs, que tal relembrar os jogos mais marcantes de Star Wars? Que a Força esteja com você – e vamos lá!

1 - Star Wars: Knights of the Old Republic

Knights of the Old Republic tira o jogador dos filmes, mas mantém essência da franquia (Imagem: KOTOR/Reprodução)

Desenvolvido pela Bioware, Knights of the Old Republic foi lançado em 2003, mas é considerado até hoje como um dos jogos que mais capturaram a essência de Star Wars, oferecendo muita liberdade dentro do universo da franquia.

O jogo é um RPG que se passa milhares de anos antes dos acontecimentos dos filmes e coloca o jogador para explorar a galáxia, presenciar histórias originais com reviravoltas, pilotar naves, conhecer personagens excêntricos e fazer suas próprias escolhas entre bem e mal. Além disso, um remake está a caminho.

  • Plataformas: Xbox One e Series X|S (via retrocompatibilidade), Switch, PC e mobile (Android e iOS)

2 - Star Wars: Battlefront II

Jogar com nomes conhecidos de Star Wars fez Battlefront II ser um sucesso (Imagem: Battlefront II/Reprodução)

Lançado em 2005, Battlefront II é aquele tipo de sequência que soube aproveitar os pontos fortes do antecessor e aplicar ideias novas em cima disso, entregando uma experiência ainda melhor do que os fãs esperavam.

O jogo de tiro mantém o aclamado modo multiplayer de Battlefront I, de 2004, com personagens icônicos jogáveis, como Darth Vader e jovem Obi-Wan. Além de adicionar uma campanha single-player, em que o jogador controla um soldado clone, dublado por Temuera Morrison, o Boba Fett da série solo do mercenário.

Vale lembrar que os dois Battlefront receberam recentemente uma coletânea, a STAR WARS: Battlefront Classic Collection, que levaram os clássicos a consoles atuais.

  • Plataformas: PlayStation 2, PlayStation 4, PlayStation 5, PSP, Xbox One, Xbox Series X|S, Nintendo Switch e PC

3 - Star Wars: The Old Republic

Diferencial de The Old Republic é ter um personagem novo com um caminho único (Imagem: The Old Republic/Reprodução)

The Old Republic é um jogo que coloca o universo de Star Wars em um MMORPG, oferecendo liberdade de escolha e sendo gratuito para jogar.

A história é ambientada mais de três mil anos antes dos filmes, e o jogador deve criar um personagem – que pode ser Jedi, Sith, mercenário, contrabandista ou até um Trooper – para traçar seu próprio caminho. O título é desenvolvido pela Bioware, mesmo estúdio de Knights of the Old Republic, e segue vivo até hoje!

  • Plataformas: PC

4 - Star Wars: Dark Forces

Não poderia faltar um jogo de tiro de Star Wars, né? (Imagem: Dark Forces/Reprodução)

Com forte inspiração no clássico Doom, Dark Forces é um jogo de tiro em primeira pessoa protagonizado por Kyle Katarn, personagem inédito que acabou entrando para o cânone da franquia – e até aparecendo em games e obras posteriores.

A história é ambientada na mesma época do Episódio IV, Uma Nova Esperança, mas o título se foca mais em gameplay do que narrativa. Muitas fases se passam em locais conhecidos da saga, como dentro da nave do Jabba e no planeta Coruscant.

O jogo teve uma remasterização no início de 2024 que, além de dar um tapa nos gráficos e na jogabilidade, o tornou disponível em consoles atuais.

  • Plataformas: PlayStation 1, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, Nintendo Switch e PC

5 - Star Wars Jedi Knight II: Jedi Outcast

Missões e uso da Força? Jedi Outcast é perfeito para os fãs de longa data da franquia! (Imagem: Jedi Outcast/Reprodução)

Jedi Knight II: Jedi Outcast é um jogo de ação que também apresenta Kyle Katarn como protagonista, e é considerado até hoje pelos fãs como a experiência que melhor transmite a sensação de como é ser um Jedi.

O jogador precisa enfrentar as forças do Império e tem a ajuda de mecânicas de combate inspiradíssimas para isso. É possível cortar os membros de Stormtroopers com golpes de sabre de luz (algo terrível, mas divertido, eu sei) e até empurrar e enforcar os inimigos com a Força. Além de ter missões com personagens icônicos, como Luke Skywalker e Lando Calrissian.

  • Plataformas: PlayStation 4, Xbox One (e Series X|S, via retrocompatibilidade), GameCube e PC

6 - Star Wars: Empire at War

Vai dizer que comandar exércitos com AT-AT não é empolgante até hoje? (Imagem: Empire at War/Reprodução)

Considerado por muitos fãs como um dos melhores RTS de todos os tempos, Empire at War é um jogo de estratégia que coloca você para liderar exércitos e facções (com personagens e figuras conhecidas da franquia) em batalhas de escalas massivas.

Ambientado entre A Vingança dos Sith e Uma Nova Esperança, o título, originalmente lançado em 2006, conquistou uma imensa comunidade com lutas divertidas e desafiadoras, que chegam até a acontecer no espaço.

  • Plataformas: PC

7 - Star Wars Jedi: Fallen Order

Fallen Order tornou Cal Kestis um dos personagens queridinhos da franquia (Imagem: Jedi: Fallen Order/Reprodução)

Desenvolvido pela Respawn, estúdio de Titanfall e Apex Legends, Jedi: Fallen Order é um jogo de aventura em terceira pessoa, que coloca o jogador na pele de mais um personagem inédito: o padawan Cal Kestis, interpretado pelo ator Cameron Monaghan (Gotham).

A história se passa cinco anos após a Ordem 66 do Episódio III, A Vingança dos Sith, quando os Jedi estão sendo caçados e eliminados de forma brutal. Com foco em single-player, a campanha apresenta um combate levemente inspirado em Soulsborne com sabres de luz, além de mundos semiabertos.

Plataformas: PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X|S e PC

8 - Star Wars Jedi: Survivor

Cal Kestis já é um guerreiro experiente no novo jogo. Sorte a nossa! (Imagem: Jedi: Survivor/Reprodução)

Como o próprio título indica, Jedi: Survivor é a sequência direta de Fallen Order e dá continuidade à jornada de Cal Kestis para se tornar um Jedi — e, é claro, dificultar a vida do Império.

O jogo apresenta um protagonista mais maduro, o que reflete na jogabilidade com várias novidades e mobilidade aprimorada, transmitindo todo o sentimento de ser um Jedi de verdade. Além de ter algumas reviravoltas que cutucam pontos interessantes do universo de Star Wars.

  • Plataformas: PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC

9 - Star Wars: Republic Commando

Para quem busca uma experiência diferente, Republic Commando é a indicação (Imagem: Republic Commando/Reprodução)

Lançado em 2005, Republic Commando é um shooter em terceira pessoa, que se foca em um elemento que não foi tão aproveitado em outros jogos da franquia: os soldados das Guerras Clônicas.

A campanha single-player coloca o jogador para controlar o líder de um esquadrão de clones, que pode usar comandos para direcionar os soldados aliados durante o combate. A história mostra uma faceta diferente do universo de Star Wars, e o combate que mescla muito “pew pew” e gerenciamento é um grande acerto.

  • Plataformas: PlayStation 4, Xbox One e Series X|S (via retrocompatibilidade), Nintendo Switch e PC

10 - Star Wars: The Force Unleashed

The Force Unleashed é bem ousado na proposta (Imagem: The Force Unleashed/Reprodução)

The Force Unleashed não é um dos jogos de Star Wars mais aclamados por aí, mas certamente é um das premissas mais inusitadas, que entrega uma experiência… diferente.

Com uma história que se passa após o Episódio III, A Vingança dos Sith, e antes do Episódio IV, Uma Nova Esperança, o jogador controla um aprendiz do Darth Vader em missões para exterminar os Jedi sobreviventes pela galáxia. Mas, é claro, que algumas reviravoltas acontecem na jornada.

Plataformas: PlayStation 3, Nintendo DS, Nintendo Wii e Xbox 360 (One e Series X|S via retrocompatibilidade) e PC

11 - Star Wars: X-Wing

X-Wing é um ótimo exemplo de clássico inesquecível (Imagem: X-Wing/Reprodução)

O primeiro jogo de X-Wing foi originalmente lançado em 1993 e fez tanto sucesso entre os fãs, que acabou se tornando uma das séries mais icônicas de Star Wars nos videogames.

O título é um simulador de voo e combate no espaço, protagonizado por um piloto de caças da Aliança Rebelde que precisa enfrentar as forças do Império. Posteriormente, X-Wing rendeu continuações e serviu como inspiração para outras IPs do mesmo gênero, como o também aclamado Tie Fighter.

  • Plataformas: PC

12 - Star Wars Rogue Squadron II: Rogue Leader

Também tem indicação para os apaixonados por "jogos de navinha" (Imagem: Rogue Squadron II: Rogue Leader/Reprodução)

Com estilo inspirado em arcades, Rogue Squadron II: Rogue Leader também é focado em voo e combate no espaço, mas aposta em uma jogabilidade mais frenética e conteúdo mais parrudo.

O jogo oferece muitas (muitas mesmo!) naves diferentes para pilotar, indo desde a clássica Millennium Falcon, até uma caça estelar Naboo N-1. Várias fases ainda recriam cenas icônicas dos filmes, passando pela Estrela da Morte, Hoth, Endor e outros locais.

  • Plataformas: GameCube

13 - Star Wars: Squadrons

A experiência mais moderna com pilotos, naves e combate aéreo da franquia é Squadrons (Imagem: Squadrons/Reprodução)

Em território mais moderno, Star Wars: Squadrons, lançado em 2020, é uma carta de amor aos jogos antigos de voo da franquia que foram mencionados na lista.

O título é focado no combate frenético de caças estelares, equilibrando os aspectos de arcade e simulação. Além de oferecer uma campanha com história, personalização de naves e jogabilidade com muita adrenalina.

  • Plataformas: PlayStation 4, Xbox One e PC

Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais – acesse e confira.

Veja mais sobre

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast