Os anos 1980 são um tema bastante explorado na cultura pop e um tipo de história recorrente ambientada nesse período envolve grupos de amigos que passam as tardes se aventurando juntos. Kingdom Eighties, novo jogo da Raw Fury e Fury Studios, traz essa narrativa para a franquia de micro-estratégia Kingdom, ao mesmo tempo que entrega características consolidadas pelos títulos anteriores.
Em Kingdom Eighties, o jogador assume o papel de Líder, um guia de acampamento que precisa proteger a cidade dos ataques da Ganância (Greed, em inglês). Com o avanço do enredo, o grupo de protagonistas aumenta e busca descobrir os mistérios por trás da entidade misteriosa que almeja a Coroa da Criação.
Vale comentar também que esse é o primeiro game da franquia situado em locações urbanas modernas, saindo do mundo rural e medieval que os fãs de Kingdom já conhecem.

O jogo oferece controles simples que se resumem a andar de um lado para o outro, coletar/jogar moedas e acelerar bicicletas. No entanto, tal simplicidade não se torna imediatamente maçante, pois é compensada por uma dinâmica gostosa que mantém o jogador se mexendo e melhorando recursos. O gerenciamento/fortalecimento de soldados, barreiras e do forte principal são contínuos e é preciso prestar atenção à chegada dos inimigos - já que eles podem finalizar a fase e destruir o longo progresso conquistado.
Nesta preview, conseguimos jogar apenas uma das quatro fases do game, então não é possível dizer com certeza se ele se torna repetitivo ou menos desafiante eu algum momento. Porém, não há dúvida que a duração de cada fase depende unicamente do player. É possível ser rápido e fazer o mínimo para alcançar os objetivos, ou passar vários minutos a mais fortificando seu exército de crianças. O nível de dificuldade das ameaças também aumenta gradativamente, demandando pensamento e ações mais rápidas.

É divertido observar como o ambiente muda durante o dia ou à noite, em frente ao colégio ou em áreas infestadas pela Ganância, e o game realmente aflora a nostalgia daqueles que gostam de jogos de fliperama no estilo dos anos 1980. A trilha sonora também faz qualquer um se sentir dentro da série Stranger Things, dando um "sabor a mais" para a atmosfera.
O lado negativo é que a música se torna irritante se o jogador fica parado por muito tempo no mesmo lugar, devido à repetição.

Tratando-se de ferramentas e recursos fora da jogabilidade, Kingdom Eighties possui legendas em português brasileiro (não há vozes que necessitem de dublagem). No momento em que esta análise é escrita, a tradução integral do game ainda não foi finalizada, mas já está prometida para o lançamento.
Não há ferramentas adicionais de acessibilidade e não é possível alterar as configurações de controles - pelo menos no PC, que foi a plataforma em que testamos o jogo.
- Decarnation é um mergulho na complexidade da mente humana | Review
- Bramble: The Mountain King assusta pouco e pelos motivos errados | Review
Kingdom Eighties é um novo título caprichado e bastante agradável para quem curte uma jogatina casual baseada em estratégia e gerenciamento de defesas com complexidade baixa/mediana. A gameplay pode ser bem aproveitada tanto por quem está conhecendo a franquia pela primeira vez quanto por aqueles que já estão familiarizados com a série de jogos da Raw Fury.
Por fim, o game parece bastante interessante para aqueles que gostariam de ser heróis em um mistério sobrenatural protagonizado por amigos que adoram andar de bicicleta.
Kingdom Eighties será lançado para PC em 26 de junho e para PlayStation 5, Xbox Series X|S e Nintendo Switch ainda em 2023. Uma demo gratuita do jogo estará disponível durante a Steam Next Fest, que acontece de 19 a 26 de junho.
Essa preview foi feita com uma chave para PC da Build Beta r21204, cedida pela Raw Fury.