O roteirista e diretor James Gunn se tornou um dos grandes nomes do cinema de super-heróis. Diretor de Guardiões da Galáxia vol. 3 na Marvel e novo chefão da DC nas telonas, ele revelou quais são seus cinco filmes favoritos entre as várias adaptações de HQs e mangás.
- Leia a crítica de Guardiões da Galáxia Vol. 3
- Tudo sobre as cenas pós-créditos de Guardiões da Galáxia Vol. 3
- O que Guardiões da Galáxia Vol. 3 indica para o futuro da Marvel
O cineasta foi convidado pela revista GQ a listar cinco baseados em histórias em quadrinhos que mais gosta. Ele citou alguns que mudaram sua vida na infância e ainda revelou que alguns deles influenciaram diretamente em Guardiões da Galáxia Vol. 3. Você pode conferir o vídeo acima e ler a lista abaixo:
1- Homem-Aranha no Aranhaverso

“Esse filme funciona do começo ao fim. Não tem uma escolha ruim nele. A ação, a emoção e a dublagem são incríveis. É bem dirigido, bem escrito e simplesmente não acho que exista um filme de super-herói melhor do que Aranhaverso. Acho que ele é o primeiro filme baseado em HQ sobre multiverso, e fizeram de uma forma tão balanceada e verdadeira que não há furos de roteiro como há em muitos desses filmes de multiverso.”
2- Superman - O Filme

“Para o número dois preciso escolher um filme que mudou minha vida, e esse seria o Superman de Richard Donner. Esse é importante historicamente, é um grande filme, mas também foi um filme que vi quando criança e afetou muito da minha vida. (...) Lembro que quando era criança assisti a Star Wars e foi um grande momento mágico e esse foi o próximo grande filme mágico.”
James Gunn revelou que a Fortaleza da Solidão de Superman - O Filme inspirou a construção de cenários reais de Guardiões da Galáxia Vol. 3.
3- Marcas da Violência

“Fui muito influenciado por Marcas da Violência e pela forma que não se desenrola como um filme de ação. Você não olha para ele e diz ‘ah, é um filme de ação’, mas se você assistir à forma como [David] Cronenberg filma as cenas de ação nesse filme, é realmente espetacular e habilidoso. Acho que Cronenberg tem uma forma de distorcer o mundo levemente para mostrar algo realmente feio de uma forma bela – se é que isso faz algum sentido.”
4- Oldboy

“É um filme que reinventou a ação e deu início a uma nova era no cinema coreano que continua até hoje. Eles ainda fazem os melhores filmes de ação no mundo. Mas enquanto filme, é incrivelmente cinemático, colorido, muito nojento e ao mesmo tempo bonito, e chocante no fim. Tem uma grande reviravolta no fim, então funciona em todos os níveis.”
James Gunn revelou que a cena do corredor em Oldboy inspirou a cena do corredor em Guardiões Vol. 3.
5- Deadpool

“Acho que é a adaptação perfeita dos quadrinhos, porque as HQs têm uma comédia sarcástica com muitas quebras na quarta parede para falar com o público. E acho que o filme faz isso muito bem, mas de alguma forma o mantém mais pé no chão e tem mais coração que as revistas.”
Bônus: Menções honrosas

O diretor também citou filmes que quase chegaram à lista, mas que acabaram de fora do top 5:
- Deadpool 2
- Homem de Ferro
- V de Vingança
- Homem-Aranha: De Volta ao Lar
Guardiões da Galáxia Vol. 3 marca despedida de James Gunn do MCU e acompanha o grupo de Senhor das Estrelas (Chris Pratt), Gamora (Zoe Saldana), Drax (Dave Bautista), Rocky (Bradley Cooper), Cosmo (Maria Bakalova) e Groot (Vin Diesel) em uma nova e perigosa aventura espacial.
- Como a música deu ritmo e coração aos Guardiões da Galáxia
- Por que Adam Warlock de Guardiões da Galáxia Vol. 3 decepciona
- Confira os easter eggs e referências de Guardiões da Galáxia 3
Fonte: GQ.