Novo lançamento da Marvel nos cinemas, Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa chamou a atenção do público ao trazer de volta grandes vilões de filmes anteriores do Cabeça de Teia.
A reunião de tantos inimigos icônicos do Cabeça de Teia certamente foi o suficiente para deixar muitos fãs contentes. Porém, a forma como um deles se comporta pode gerar dúvidas. Porém, a resposta pode ser encontrada no passado do herói nos cinemas.
- Leia a crítica de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa
- Saiba onde assistir a todos os filmes do Homem-Aranha no streaming
- Todos os filmes do Homem-Aranha do pior ao melhor
[Atenção! A partir daqui spoilers de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa]
Ao receber a missão de capturar os vilões vindo de outras dimensões, Peter Parker (Tom Holland) tenta resolver primeiro uma anormalidade na rede elétrica longe da cidade. Lá ele encontra Electro (Jamie Foxx), que perde o controle ao experimentar a energia deste novo mundo.
Os dois lutam e o Cabeça de Teia leva a pior, e só não acaba ferido gravemente por ser protegido pelo Homem-Areia (Thomas Haden Church). A dupla chega a unir forças para conter o Electro e impedir que o vilão fizesse mais vítimas.

Considerando que Flint Marko é um dos malfeitores que o Homem-Aranha precisava aprisionar, essa parceria com o herói pode parecer inusitada. Porém, para entender esse momento de bondade do vilão, é preciso voltar ao filme Homem-Aranha 3 (2007).
O longa que encerrou a trilogia comandada por Sam Raimi apresentou o Homem-Areia como uma figura importante, porém secreta, no passado de Peter Parker (Tobey Maguire). Isso porque o garoto descobre que o malfeitor foi um dos responsáveis pela morte de seu tio Ben (Cliff Robertson) anos atrás. Ao descobrir que o criminoso com poderes de se transformar em areia é um dos culpados por tirar a vida de sua grande figura paterna, o herói entra em uma busca por vingança.

Após sofrer uma surra e quase morrer nas mãos do Homem-Aranha, Flint Marko decide se vingar e une forças ao Venom (Topher Grace) em um plano para derrotá-lo. Muita porrada depois, a dupla finalmente tem a chance de conversar de peito aberto.
Neste momento, Marko confessa que matou o tio Ben por acidente após ser assustado pelo parceiro de roubo. Em uma das cenas mais tocantes da trilogia, Peter percebe que o profundo arrependimento do vilão é sincero e o perdoa, selando uma trégua que parece duradoura, já que ao ser transportado para o mundo do MCU ele auxilia o Cabeça de Teia de bom grado.

Vale notar que essa questão de perdão e regeneração dos vilões é um tema recorrente na trilogia do Homem-Aranha de Sam Raimi e influencia o desfecho de Sem Volta Para Casa, já que Peter se recusa a deixar os vilões morrerem.