Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Confira os easter eggs e referências de Guardiões da Galáxia 3
Filmes

Confira os easter eggs e referências de Guardiões da Galáxia 3

Entenda ou relembre os principais easter-eggs presentes no novo filme da Marvel

Gabriel Avila
Gabriel Avila
05.mai.23 às 10h00
Atualizado há quase 2 anos
Confira os easter eggs e referências de Guardiões da Galáxia 3
Guardiões da Galáxia vol. 3/Marvel/Divulgação

Após muita espera, Guardiões da Galáxia Vol. 3 chegou aos cinemas. O novo filme da Marvel promete dar adeus a uma das grandes equipes desse universo. E essa despedida segue a tradição do MCU e traz vários easter eggs.

O Vol. 3 tem referências a HQs, outros filmes da Marvel e até da DC. Você pode lembrar ou entender as principais homenagens do novo filme dos Guardiões da Galáxia abaixo:

[A partir daqui, spoilers de Guardiões da Galáxia Vol. 3]

Abertura da Marvel só com Guardiões

Logo do Marvel Studios inicia todas as aventuras no cinema. Crédito: Marvel Studios/Divulgação

O clima de despedida de Guardiões da Galáxia Vol. 3 começa logo na abertura do filme. Desta vez, a tradicional vinheta com o logo do Marvel Studios é composta unicamente por imagens da equipe em tom de retrospectiva.

Da DC para a Marvel

Chukwudi Iwuji em Pacificador, da DC, e em Guardiões da Galáxia Vol. 3, da Marvel (Warner Bros/Marvel Studios/Reprodução) Chukwudi Iwuji em Pacificador, da DC, e em Guardiões da Galáxia Vol. 3, da Marvel (Warner Bros/Marvel Studios/Reprodução)

Guardiões da Galáxia Vol. 3 contou com a participação de atores vindos diretamente dos projetos do diretor e roteirista James Gunn na DC. O principal exemplo é o vilão Alto Evolucionário, vivido por Chukwudi Iwuji. O ator foi escolhido para o novo filme enquanto gravava a primeira temporada de Pacificador, a série derivada de O Esquadrão Suicida (2021).

Por falar no Esquadrão, duas atrizes do filme também deram as caras no Vol. 3. São elas Daniela Melchior, que viveu a Caça-Ratos 2, e Jennifer Holland, que interpretou Emilia Harcourt. As duas aparecem como funcionárias da Orgocorp, empresa criada pelo vilão.

Vale lembrar que Gunn já fez o contrário ao colocar Pom Klementieff, intérprete da Mantis, como uma das dançarinas do bar La Gatita Amable justamente em O Esquadrão Suicida.

Contra-Terra e os Humanimais

Contra-Terra é palco de uma das novas aventuras dos Guardiões. Crédito: Marvel Studios/Reprodução

O filme mostra que o Alto Evolucionário usou todo o conhecimento em ciência e evolução na criação da Contra-Terra, uma versão supostamente aprimorada do nosso planeta. Esse local é habitado pelos Humanimais, uma raça híbrida de homens com animais. Esses conceitos foram retirados diretamente das HQs — com diferença que, nos quadrinhos, os Humanimais são capangas do vilão.

O amor do Senhor das Estrelas pela cultura pop

Esqueleto e RoboCop são citados pelo sempre zoeiro Peter. Crédito: Mattel/Orion/Reprodução

Uma das marcas registradas do Senhor das Estrelas (Chris Pratt) é seu amor pela cultura pop da Terra. Reforçada a cada filme, essa característica volta a aparecer no Vol. 3. A primeira delas surge nos pertences do herói, onde é possível ver um boneco do Panthro, dos Thundercats, e fotos de Alf, O Eteimoso. Elas voltam a aparecer quando o herói define o Alto Evolucionário como uma mistura de Robocop com Esqueleto, do He-Man.

Pac Man

Qualquer semelhança é pura nostalgia. Crédito: Marvel Studios/Namco/Divulgação

Na bolsa de Quill, também é possível ver um bordado dos fantasminhas do game Pac Man. Essa referência não é nova, já que em Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017) o herói usou seus poderes para se tornar o come-come. No terceiro filme, ela também aparece de outra forma, com os uniformes de astronautas da equipe repetindo as cores dos fantasmas do jogo (pois é, a referência não foi Among Us).

2001 - Uma Odisseia no Espaço

Gunn homenageia clássico do cinema. Crédito: MGM/Marvel Studios/Divulgação

Por falar nos trajes espaciais da equipe, eles também guardam outra homenagem. De acordo com James Gunn, o figurino é inspirado em 2001 - Uma Odisseia no Espaço (1968), o clássico filme de Stanley Kubrick.

Patrick Swayze

Saudoso Patrick Swayze é lembrado em Guardiões 3. Crédito: Flashstar/Divulgação

Peter Quill volta a citar a cultura pop terrestre na missão de invadir a OrgoCorp. Quando precisa dar um nome falso, ele diz que se chama Patrick Swayze, homenagem a um dos grandes atores dos anos 1980.

Vale notar que no MCU, Quill foi sequestrado em 1988, pouco após o lançamento de Dirty Dancing: Ritmo Quente (1987). Isso significa que ele não viu Swayze em filmes como Ghost - Do Outro Lado da Vida (1990), Caçadores de Emoção (1991) ou Donnie Darko (2001).

“Eu tenho um mau pressentimento sobre isso”

Watch on YouTube

No momento em que decide ir atrás de Peter Quill e Rocky na nave do Alto Evolucionário, Drax (Dave Bautista) diz “eu tenho um mau pressentimento sobre isso”. Essa é uma homenagem a Star Wars, franquia em que a frase é citada em todos os filmes, além de séries de TV, HQs e livros.

Aparições dos filmes anteriores

Howard, o Pato e a patota dos filmes anteriores aparece. Crédito: Marvel Studios/Divulgação

Quando os Guardiões da Galáxia pedem ajuda de Luganenhum, é possível ver Kraglin (Sean Gunn) e Cosmo (Maria Bakalova) sentados à mesa de um bar com personagens de outros filmes.

Eles são Howard, O Pato (Seth Green), Corretor (Christopher Fairbank) e o músico Bzermikitokolok (Rhett Miller). Junto a eles está um personagem anônimo interpretado por Lloyd Kaufman, chefão da produtora de filmes trash Troma, que já havia aparecido tanto em Guardiões da Galáxia (2014) quanto em O Esquadrão Suicida.

O retorno dos Abilisks

Watch on YouTube

E por falar em retorno de filmes anteriores, o Vol. 3 tem a volta dos Abilisks. Essa é a raça da criatura que ataca os heróis na cena de abertura de Guardiões da Galáxia Vol. 2 enquanto o Baby Groot dança “Mr. Blue Sky” da Electric Light Orchestra. No novo filme, três dessas criaturas estão trancadas na nave do Alto Evolucionário.

Bandas e cantores da Terra

Watch on YouTube

A primeira cena pós-créditos de Guardiões da Galáxia vol. 3 mostra a nova equipe debatendo sobre bandas e cantores da Terra dos quais eles gostam. O debate traz artistas clássicos, como The Carpenters, Garth Brooks e o guitarrista Adrian Belew, tanto em trabalho solo como na banda King Crimson (como faz questão de frisar Adam Warlock) até influências modernas como Britney Spears e Korn.

A canção especial

Watch on YouTube

O debate dos “novos Guardiões da Galáxia” sobre cantores da Terra gira em torno de escolher uma música para servir de trilha sonora para a missão atual do grupo. Apesar de gostar das sugestões dos colegas, Rocky Racum (nome oficial do personagem no Brasil) escolhe uma canção “especial” e dá play em “Come and Get Your Love” do Redbone – aquela que embala a primeira aparição de Peter Quill como Senhor das Estrelas.

O sequestro de Kevin Bacon

Kevin Bacon no especial de Natal dos Guardiões da Galáxia (Marvel/Reprodução) Kevin Bacon no especial de Natal dos Guardiões da Galáxia (Marvel/Reprodução)

A segunda cena pós-créditos mostra Peter Quill tomando café com o avô na Terra. Enquanto eles conversam, o senhor Quill lê um jornal cuja primeira página fala sobre o sequestro do ator Kevin Bacon. Essa é uma referência ao Especial de Natal dos Guardiões, em que Drax e Mantis vêm ao planeta e sequestram o astro para tornar o Natal de Peter feliz.

Linda Cardellini, Judy Greer e Tara Strong de volta à Marvel

Linda Cardellini, Judy Greer e Tara Strong na Marvel (Marvel Studios/Divulgação) Veteranas do MCU ganham novos papéis. Crédito: Marvel Studios/Divulgação

A atriz Linda Cardellini é conhecida no MCU por interpretar Laura Barton, a esposa do Gavião Arqueiro. Em Guardiões da Galáxia Vol. 3, ela deu voz e fez a captura de movimentos para Lylla, a lontra que faz parte do passado de Rocky Racum. Ela volta à Marvel acompanhada por Judy Greer, intérprete da ex-esposa do Homem-Formiga que aqui deu voz à War Pig, a porca humanoide que trabalha para o Alto Evolucionário.

Quem também assume um novo papel é Tara Strong. A atriz e dubladora, que deu voz à simpática Senhorita Minutos em Loki, assume o papel da saqueadora Mainframe, dublada por Miley Cyrus no Vol. 2.

Mais participações especiais

James Gunn nunca deixa os amigos na mão. Crédito: CW/NBC/Divulgação

Como de costume, James Gunn trouxe também toda a patota de amigos, incluindo Michael Rosenbaum (Smallville), de volta como o saqueador Martinex e o humorista Pete Davidson, que retoma parceria com Gunn após O Esquadrão Suicida (2021). Voz dos clones de Star Wars: The Clone Wars, Dee Bradley Baker empresta a voz ao alienígena Blurp, adotado por Adam Warlock.

Lista em colaboração com Pedro Siqueira.

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast