Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Final Fantasy VII: Ever Crisis é um gacha surpreendentemente ambicioso | Preview
Games

Final Fantasy VII: Ever Crisis é um gacha surpreendentemente ambicioso | Preview

O jogo gratuito tem potencial em ser a maneira perfeita para matar as saudades do universo de FFVII

Tayná Garcia
Tayná Garcia
16.jun.23 às 19h21
Atualizado há quase 2 anos
Final Fantasy VII: Ever Crisis é um gacha surpreendentemente ambicioso | Preview
Final Fantasy VII: Ever Crisis/Square Enix/Divulgação

É indiscutível que Final Fantasy VII é um dos capítulos mais aclamados (e possivelmente o mais conhecido) da franquia da Square Enix. Não à toa, o jogo recebeu vários derivados ao longo dos anos – e, agora, estamos prestes a ter mais um.

Final Fantasy VII: Ever Crisis é um RPG gratuito ao estilo gacha (modelo inspirado em máquinas de fliperama com microtransações de recompensas aleatórias), que promete recriar os momentos mais memoráveis de Final Fantasy VII e seus derivados, como Crisis Core, Advent Children, Before Crisis, Dirge of Cerberus e (ufa!) The First Soldier. Além de introduzir histórias inéditas de Sephiroth, com roteiro do lendário Kazushige Nojima.

Bastou uma descrição dessas para os fãs ficarem curiosos e, para entender melhor o que esperar, fomos convidados pela Square Enix para testar o game durante a Summer Game Fest, em Los Angeles.

Ambicioso e misterioso como Sephiroth

O teste teve uma demo com o início do jogo, que basicamente é uma versão simplificada do começo de Final Fantasy VII Remake, com Cloud e Barret na missão de instalar uma bomba no reator Mako.

O único diferencial em termos de narrativa foi a cena de abertura, que mostra uma luta inusitada entre Sephiroth, Cloud e Zack. A sequência acaba quando o vilão pergunta se eles querem “começar uma nova história” – o que certamente deixa uma pulguinha atrás da orelha do jogador.

Ever Crisis é uma versão simplificada da história original, com aparências levemente diferentes (e fofinhas!) para os personagens (Imagem: Final Fantasy VII: Ever Crisis/Square Enix/Divulgação)

De forma geral, a jogabilidade é simples e bem intuitiva, baseada em comandos de toque na tela. A interface não pareceu poluída, apresentando ícones bem distribuídos, mas essa percepção pode mudar de acordo com o tamanho da tela em que você jogar.

O mesmo também pode ser dito sobre a performance. Por lá, o teste foi feito em um tablet parrudo, então o jogo rodou liso e sem travamentos ou queda de frames. Por isso, é difícil ter uma ideia concreta de como será a experiência em celulares menos potentes, mas a impressão que fica é que trata-se de um game pesado que deve exigir mais dos aparelhos.

Isso porque Ever Crisis não tem intenção de ser apenas uma versão “pocket” da lore de FFVII. Além de conteúdo inédito (que, infelizmente, não pudemos ter um gostinho por lá), os gráficos e a jogabilidade têm toques que surpreendem pela ambição.

Durante o gameplay de movimentação livre, o visual aparenta um estilo “chibi” (ou seja, com dimensões pequenas), mas muda ao entrar em combate, com Cloud, seus companheiros e até inimigos assumindo uma aparência que não deve em nada ao remake de console de mesa.

Foi uma surpresa ver um visual praticamente idêntico ao FFVIIR ao entrar em batalhas (Imagem: Final Fantasy VII: Ever Crisis/Square Enix/Divulgação)

O combate é baseado em turnos, em que ataques básicos são automáticos e barras de ATB acionam as habilidades. Além de ter opção de Limit Break, um golpe mais poderoso e que demora mais para ser ativado. Cloud também tem uma troca de modos entre ofensivo e defensivo – para mitigar dano, quando o inimigo estiver prestes a desferir um ataque mais agressivo, por exemplo.

Os aliados, no entanto, não podem ser controlados. O jogador apenas pode ativar o Limit Break deles quando estiver disponível.

O jogo também promete abordar as histórias dos derivados, então Zack vem aí! (Imagem: Final Fantasy VII: Ever Crisis/Square Enix/Divulgação)

Ever Crisis adota um modelo free-to-play – ou seja, é totalmente gratuito para jogar, em teoria –, mas é importante lembrar que ele é baseado num sistema de gacha. Com um teste tão curto, não deu para sentir se será possível jogar do início ao fim sem gastar dinheiro e ainda preservar a experiência completa. Isso é algo que só teremos uma conclusão no futuro.

Seja como for, as impressões são bem positivas com a demo, e fiquei surpresa com o que vi do jogo mobile por lá – ainda mais sendo uma fã que quase estava voltando para o FFVIIR para matar as saudades e me preparar para Final Fantasy VII Rebirth. Então Ever Crisis se mostrou como uma boa pedida!


Final Fantasy VII: Ever Crisis será lançado para Android e iOS, mas ainda não tem previsão de lançamento.

Acompanhe o NerdBunker também no TwitterInstagram e TikTok.

Apoio KaBuM!

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais